RS: Microrregião Gramado-Canela

gramado-canela
O templo budista é uma das principais atrações do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é dividido em sete mesorregiões, segundo o IBGE. Uma delas é a Metropolitana de Porto Alegre, que, por sua vez, é separada em seis microrregiões. A microrregião Gramado-Canela engloba os municípios de Canela, Dois Irmãos, Gramado, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Picada Café, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Taquara e Três Coroas.

gramado-canela
Estradas secundárias levam a belezas naturais na microrregião Gramado-Canela

A maioria dos gaúchos desconhece ou ignora as belezas do Estado. O motociclismo, minha mais nova paixão, me permite explorar mais os 15 municípios da microrregião Gramado-Canela. Três Coroas e Santa Maria do Herval são ótimas opções de passeio a menos de duas horas de Porto Alegre.

TRÊS COROAS

gramado-canela
O templo de Três Coroas segue tradições tibetanas

Localizada a 95 quilômetros de Porto Alegre, a cidade de Três Coroas, com aproximadamente 28 mil habitantes, é famosa por duas atividades: rafting no Rio Paranhana e visitas ao Templo Budista. Com um cronograma organizado, elas podem ser realizadas no mesmo dia.

O acesso ao templo pode ser complicado, pois há ladeiras bem inclinadas, curvas fechadas e o solo é de chão batido. Para ir até os parques que realizam rafting, também se passa por estrada de terra. Junto com um grupo de blogueiros, estive no Brasil Raft Park para realizar a atividade, que custa R$ 75 por pessoa. São oito quilômetros de navegação.

SANTA MARIA DO HERVAL

A aproximadamente 85 quilômetros de Porto Alegre, fica Santa Maria do Herval, com cerca de 7 mil habitantes. Dois lugares chamam mais a atenção no município. Um deles é a conhecida Caverna dos Bugres. Lá, encontra-se uma cascata e uma pequena gruta. Um local menos conhecidos é uma cachoeira próxima à hidrelétrica. Lá, depois de uma pequena trilha que passa inclusive por grandes tubulações, é possível passar por trás da queda d’água.

O ROTEIRO PELA MICRORREGIÃO DE GRAMADO-CANELA

De Porto Alegre a Santa Maria do Herval são 80 quilômetros. Os primeiros 65, pela BR-116 (duplicada até uma parte e com intenso movimento, depois de pista simples e mais tranquila e com curvas bacanas). Parte desse trecho integra a Rota Romântica.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE A ROTA ROMÂNTICA

Ao chegar em Morro Reuter (cidadezinha da microrregião que também vale a pena conhecer), o viajante deve dobrar à direita na VRS-873 (chamada também de Estrada Boa Vista). Nessa estrada tranquila, de pista simples e com curvas, são 15 quilômetros até o centro de Santa Maria do Herval.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE A MICROREGIÃO GRAMADO-CANELA

Até Três Coroas, são mais 30 quilômetros. Primeiro, seguindo em frente na VRS-873/ERS 373 (Estrada Alto Padre Eterno/R. Willy Fernando Schaumloeffel/ Estrada Serra Grande) por 25 quilômetros – grande parte de chão batido. Chegando na ERS-115 (já no município de Gramado, próximo ao seu famoso pórtico), é só virar à direita, descendo a serra, e rodar outros 20 quilômetros asfaltados e de pista simples para chegar ao centro de Três Coroas.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA PELA MICRORREGIÃO DE GRAMADO-CANELA:


GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.