Interlaken + Jungfraujoch

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A imponente Jungfrau pode ser vista dos arredores de Interlaken

Interlaken, situada no cantão de Berna, é o ponto de partida para a ferrovia de maior altitude da Europa, a Jungfraubahn. Os trilhos levam até Jungfraujoch, o passo de montanha chamado de Topo da Europa, a 3454 metros sobre o nível do mar.

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A Jungfraubahn leva ao Jungfraujoch – Top of Europe
INTERLAKEN

Como o nome já sugere, Interlaken fica entre dois lagos da Suíça, o Thuner e o Brienzer (Thunersee e Brienzersee em alemão), ligados pelo Rio Aare. A cidade com cerca de 10 mil habitantes fica nos Alpes Suíços, aos pés de diversas montanhas, sendo a Jungfrau a mais conhecida e a mais alta, com 4158 metros sobre o nível do mar.

O Lago Thuner fica no caminho entre Montreaux e Interlaken

Desde Montreaux, onde nos encontrávamos, foram 130 quilômetros de paisagens incríveis, a maioria pela sinuosa Rota 11. Eram diversas as estações de esqui abertas em abril. As casinhas nas laterais dos morros acrescentavam charme à cena. Por mais que houvesse neve no solo nas laterais das pistas, as estradas estavam limpas e não foi preciso usar corrente nos pneus.

A pequena Interlaken é muito procurada por turistas, principalmente asiáticos. Como em muitos outros lugares da Suíça, há grande variedade de lojas de souvenirs, mas que vendem os mesmos produtos (relógios, canivetes suíços e chocolates), das mesmas marcas e com os mesmos preços.

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Mesmo com a grande quantidade de viajantes que a visitam, Interlaken é tranquila
QUANTO CUSTA CHEGAR AO TOPO DA EUROPA

Para que não haja decepção, começo pela pior parte do passeio: o preço. A passagem custa 210 Francos Suíços por pessoa (uns R$ 850). Para quem pretende usar mais o sistema ferroviário da Suíça e já possui o Swiss Pass, o valor cai quase pela metade.

O Swiss Pass vale em Grindelwald

Aqui vai uma dica de ouro: ingressos para o Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro, garantem 50% de desconto na Jungfraubahn. Eles valem R$ 65 por pessoa, então compensa. É só adquirir pela internet, imprimir e apresentá-los na estação Interlaken Ost. E você ainda pode aproveitá-los na próxima ida ao Rio.

INTERLAKEN OST – KLEINE SCHEIDEGG
Lauterbrunnen é um dos povoados para troca de trem no caminho a Jungfraujoch

A viagem desde Interlaken Ost até Jungfraujoch demora duas horas, com duas trocas de trem. Contudo, sugiro reservar mais tempo para o deslocamento e desembarcar em alguns vilarejos ao longo da ferrovia. As locomotivas tanto na ida como na volta partem a cada 30 minutos.

Grindelwald é outra opção de trajeto para o Topo da Europa

O primeiro trem deixa Interlaken Ost às 6h35min e o último volta de Jungfraujoch às 16h43min. Não recomendo esperar pelo derradeiro, pois não haveria oportunidade para conhecer as cidadezinhas no caminho.

O mapa da rede ferroviária é disponibilizado na estação e nos hotéis

Há dois trajetos para escolher. Um por Lauterbrunnen e o outro por Grindelwald, ambas com menos de 5 mil habitantes. O mais recomendado é subir por uma das rotas e descer pela outra, para conhecer melhor a região alpina Junfrau-Aletsch, considerada patrimônio mundial pela Unesco.

A cascata é um dos pontos turísticos de Lauterbrunnen

Eu subi por Lauterbrunnen, onde é a primeira troca de trem. Saí de Interlaken às 9h05min e cheguei em Lauterbrunnen às 9h55min. É um povoadinho simpático, com casinhas em madeira, uma cascata e teleférico. Estava ansiosa por chegar no Topo da Europa e acabei não conhecendo o bondinho. Às 10h07min tomei o trem (já com roda dentada para encarar a subida) até Kleine Scheidegg.

A bela Grindelwald é cercada de montanhas

Na descida, optei por Grindelwald, nos pés da face norte da montanha Eiger. Embarquei às 14h43min em Jungfraujoch e, depois da troca em Kleine Scheidegg, cheguei às 16h19min em Grindelwald. Há diversas lojas de roupas de aventura e restaurantes. Às 17h49min tomei o penúltimo trem de volta a Interlaken, onde cheguei às 18h23min.

A JUNGFRAUBAHN
Turistas e esquiadores dividem os trens da Jungfraubahn

Na prática, a Jungfraubahn só começa em Kleine Scheidegg, a 2061 metros sobre o nível do mar. É um espaço interessante para quem quer fazer esportes ou brincar na neve, mas não há muito a fazer por lá além disso. Os trilhos e os trens são especiais com roda dentada para poder vencer os 1393 metros de desnível até a estação Jungfraujoch.

Os trens que sobem e descem montanhas têm um terceiro trilho para auxiliar na tração

Os 9,3 quilômetros da Jungfraubahn foram construídos entre 1896 e 1912. Em 1898 foi inaugurado o trecho Kleine ScheideggEigergletscher. Foi quando iniciou a parte mais desafiadora da obra: o túnel de 7,6 quilômetros dentro das montanhas Eiger e Mönsch até Jungfraujoch. Acidentes fatais e problemas financeiros atrasam o cronograma.

Os túneis são parte da ferrovia Jungfraubahn
O JUNGFRAUJOCH

Para conhecer o complexo Jungfraujoch – Top of Europe com tranquilidade, é preciso umas três horas. Ele oferece opções de restaurantes, lojas de souvenirs e de chocolates Lindt (com produtos em promoção). O percurso turístico é realizado dentro da e fora da estrutura.

Esculturas de gelo são parte do tour no Jungfraujoch

A Alpine Sensation, com apresentações audiovisuais sobre a região de Jungfrau, é uma das atrações da parte interna. Uma das atividades mais curtidas pelos turistas é o Palácio de Gelo, em uma caverna com vãos (cuidado para não escorregar no piso escorregadio) e estátuas de gelo.

O Terraço Sphinx, a 3571 metros sobre o nível do mar, é acessado pelo elevador mais rápido da Suíça, em 27 segundos. Alguns pássaros se aproximam em busca de petiscos oferecidos pelos viajantes. A Estação de Pesquisas Alpinas e seu domo ficam um nível acima da varanda.

Os estandartes suíço e do Jungfraujoch são objetos muito fotografados no Topo da Europa

Já no Platô no Glaciar dá para brincar um pouco na neve e tirar fotos com a bandeira da Suíça e do Topo da Europa. Importante estar agasalhado, já que a temperatura gira em torno dos -9 °C. Das duas áreas externas é possível observar o Glacial Aletsch.

O Glacial Aletsch fica aos pés do Jungfraujoch

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