Sucre + Oruro

A Casa de la Libertad é um dos lugares mais importantes de Sucre

Ao contrário do que muitos pensam, a capital constitucional da Bolívia não é La Paz, e sim Sucre (apesar do congresso e palácio presidencial ficarem na primeira). A Declaração de Independência da Bolívia foi assinada, em 6 de agosto de 1825, onde hoje se encontra a Casa de la Libertad.

Sucre
Parte da história de Simón Bolívar é contada na Casa de la Libertad

A visita guiada pelo local custa 15 bolivianos (uns R$8). Conheci o lugar na Noite dos Museus gratuitamente, mas sem maiores explicações durante o tour. Foi possível observar um grande busto de Simón Bolívar, o libertador do país.

SUCRE, A CIDADE BRANCA

Declarada Patrimônimo da Humanidade pela Unesco, Sucre é conhecida como cidade branca, devido à cor predominante das construções do centro do município. Um belo exemplo da arquitetura local é a Recoleta. Do mirador em frente ao monastério se tem uma linda visão da cidade. É preciso subir um cansativa ladeira (e a cidade fica a 2,8 mil metros sobre o nível do mar) para chegar até lá.

sucre
O Monastério da Recoleta está em uma das partes mais altas da cidade

A catedral, ao lado da praça principal, também é um lugar que merece ser conhecido. A entidade conta com um museu, que atualmente está desativado por falta de verbas, mas foi aberto durante a Noite dos Museus. O evento também contemplava o Castillo de la Glorieta, que fica mais afastado (e estava fechado quando chegamos).

O Museo Costumbrista também estava na programação. Lá há uma exposição sobre o folclore boliviano. Nele conheci a tradição das alasitas, que são miniaturas de desejos que a pessoa quer cumprir durante o ano (uma moto, dinheiro, comida, mala para viajar, etc.). A cerimônia é mais popular na região de La Paz e acontece em 24 de janeiro.

O PARQUE CRETACICO DE SUCRE
No Parque Cretacico se aprende sobre dinossauros

O passeio mais interessante de minha estada em Sucre foi o Parque Cretacico, a cinco quilômetros do centro. A entrada custa 10 bolivianos (uns R$ 5). Supostamente este é o maior sítio arqueológico com pegadas de dinossauro do mundo. Foram encontradas 450 caminhadas individuais. A visita ao muro onde estão as pegadas são realizadas às 12h e às 13h e é obrigatório estar com calçado fechado.

Esqueletos de dinossauros estão em exposição no Parque Cretacico

Um guia explica que as passadas eram curtas, pois os animais eram lentos. Os dinossauros (terópodes, anquilossauros, ornitópodes e saurópodes) caminharam nesse lugar há 68 milhões de anos. Por mais estranho que pareça, as marcas – que podem medir até 1,25 metros – estão em uma parede. Isso porque a pressão do movimento das placas tectônicas fez com que o que antes era solo terminasse na vertical.

Este slideshow necessita de JavaScript.

ORURO

Oruro não é a cidade mais turística da Bolívia. Só fica movimentada na época de Carnaval – esse, sim, o mais famoso do país. Também é conhecida pelo monumento à Virgen de Socavón (também chamada de Virgen de la Candelaria), no morro Santa Barbara. O município está construindo um teleférico para que visitantes tenham um acesso mais fácil à escultura.

Oruro
Na igreja de Socavón, em Oruro, está o museu de mineração

Já nos pés do morro Pie de Gallo há o santuário da santa. Dentro da igreja há um museu de mineração. É possível fazer um tour nesta parte desativada da mina San Jose. A exploração de minerais começou neste local em 1538 e segue ativa, com cerca de mil mineiros trabalhando nele. Um guia acompanha o grupo, mas não dá muitas explicações, apenas responde o que lhe é perguntado.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

5 comentários Adicione o seu

  1. Bia Perez diz:

    Tenho vontade de conhecer Sucre… adorei o post. Beijos

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      é uma cidade muito legal, bia! Beijos

  2. Bia Perez diz:

    Sucre deu vontade de conhecer. Beijos.

  3. Pingback: La Paz + El Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.