Corfe Castle

corfe castle
Corfe Castle é uma das preciosidades do sudoeste da Inglaterra

Morar fora de grandes centros sempre é um incentivador a explorar atrações das redondezas. Foi assim comigo quando em morei em Bournemouth, no condado de Dorset, no sudoeste da Inglaterra. Uma das grandes surpresas que encontrei por lá foi Corfe Castle.

swanage
Swanage é um dos pontos de partida para ir a Corfe Castle

A paróquia civil de menos de 1,5 mil habitantes e as ruínas do milenar Corfe Castle ficam na área postal de Swanage, no distrito de Purbeck. O vilarejo medieval e a visão do antigo castelo de 21 metros de altura no topo de um monte de 55 metros encantam no primeiro olhar.

corfe castle
As ruínas do castelo se destacam no monte
O VILAREJO

Indícios de uma civilização do ano 6000 a.C. foram encontrados na área. Os celtas e os romanos também viveram na região. O povoado foi quase todo erguido com calcário de Purbeck, uma pedra cinza abundante na região.

São duas as ruas principais, a East Road e a West Road, que se unem no Square. No centro do largo se encontra uma cruz em comemoração ao jubileu de diamante da Rainha Vitória em 1897. Corfe é um típico e tranquilo vilarejo inglês, com suas lojas e pubs espalhadas pelo pequeno centro.

corfe castle
Do monte do castelo, se vê a área central do vilarejo de Corfe
O CASTELO

Cogita-se que desde a Pré-história houvesse uma fortificação neste local. A estrutura de quase mil anos em madeira de lei e calcário de Purbeck teve diversos usos. Ela já serviu de tesouro, guarnição militar, residência real e casa de família.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ela foi construída pelos normandos depois que Guilherme, O Conquistador, derrotou os saxões em 1066. Seu filho, Rei Henrique I ergueu a torre no começo do século 12. O castelo resistiu à Guerra Civil Inglesa, iniciada em 1642. A família Bankes, proprietária do castelo e partidária do realismo, resistiu a dois cercos dos parlamentaristas (em ’43 e ’45), mas acabou traída por um soldado.

Explosões destruíram Corfe Castle

Sua destruição não aconteceu em batalha, e, sim, em um Ato do Parlamento. Em 1646, foi ordenada a demolição do Corfe Castle. Sapadores cavaram buracos e os encheram de pólvora para explodir a torre e as muralhas. Suas pedras foram roubadas e objetos, saqueados, nos anos subsequentes.

Mesmo depois da ordem de demolição, as ruínas ainda são impressionantes

As ruínas foram confiscadas, mas logo devolvidas à família Bankes, que ficou com o imóvel por três séculos e meio. Em 1982, o castelo Corfe foi doado à National Trust, o Fundo Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural da Inglaterra.

Séculos de história aguardam os turistas no Corfe Castle
COMO IR A CORFE CASTLE

A entrada para as ruínas custa 11 Libras Esterlinas na alta temporada e 10 Libras na baixa. O ônibus 40 da linha Purbeck Breeze é a melhor opção de transporte público para chegar lá. Ele parte a cada hora da estação de ônibus e trem de Swanage e demora 30 minutos até o centro de Corfe Castle. A passagem por trecho custa 4,50 Libras Esterlinas (uns R$ 30). Em algumas datas, é possível tomar um trem a vapor restaurado da Swanage Railway por 10 Libras (uns R$ 60) que demora 20 minutos até a estação 1,5 quilômetros ao norte do centro.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

2 comentários Adicione o seu

  1. Fabiana diz:

    Gostei do post.
    Estive lá em 1998.
    Entrei na máquina do tempo!

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      Que legal, Fabiana! Não deve ter mudado muito…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.