Roteiro Rio de Janeiro: 5 lugares do centro em 8 horas

Invariavelmente, quando turistas pensam em Rio de Janeiro, eles associam o destino com sol, mar e areia. Contudo, o centro do município mais visitado do Brasil tem muito a oferecer. Confira aqui o roteiro Rio de Janeiro, por cinco atrações da Cidade Maravilhosa. Inclusive, é possível realizá-lo durante uma escala no aeroporto Santos Dumont, que fica nas redondezas.

Tombada pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), a Confeitaria Colombo abriu suas portas em 1894. Seus requintados salões receberam inúmeras personalidades e até hoje retratam a elegância da antiga capital do Brasil. Ótima parada para deliciar um doce e um café e encher-se de energia para o roteiro Rio de Janeiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fãs de obras literárias não podem deixar de visitar o Real Gabinete Português de Leitura no seu roteiro Rio de Janeiro. Também tombado pelo Inepac, teve sua pedra fundamental lançada por Dom Pedro II para lembrar o tricentenário da morte de Luís de Camões. Seu acervo conta com 350 mil obras de autores portugueses fora de Portugal.

O edifício segue o estilo tardo-medieval lusitano. Inaugurado em 1887, foi a primeira construção carioca de estrutura metálica. A instituição foi idealizada 50 anos antes por um grupo de 43 emigrantes portugueses residentes na então capital do Império. Em 1900, ela se transformou em biblioteca pública, possibilitando o acesso universal. Seis anos depois, o Rei Dom Carlos conferiu-lhe o título de “Real” à entidade.

roteiro rio de janeiro
A catedral é um prédio moderno no Rio

A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro é uma das construções mais icônicas da cidade. O templo católico foi inaugurado em 1979. Sua pedra fundamental foi abençoada e lançada em 1964. Observando-se ao fundo, pode-se ver o Cristo Redentor de longe.

De longe, pode-se ver o Cristo Redentor

No coração da área mais boêmia do Rio, a Lapa, encontra-se o antigo Aqueduto da Carioca. Esse cartão postal da Cidade Maravilhosa é um marco histórico da arquitetura colonial – sendo considerada a obra de maior porte daquele período no Brasil.

roteiro rio de janeiro
Os Arcos da Lapa concentram manifestações políticas e culturais

A estrutura com 42 arcos duplos foi erguida entre 1725 e 1744. Seus 17,6 metros de altura e 270 de comprimento se estendem do morro de Santa Teresa até o Convento das Carmelitas. Sua função era transportar a água da nascente do Rio Carioca até o Largo da Carioca e abastecer os moradores da região.

roteiro rio de janeiro
Perto do aqueoduto ficam a Fundição Progresso e o Circo Voador

Depois de uma tentativa feita com canos de ferro – que não resistiram às corrosões – ela foi refeita em pedra, cal e óleo de baleia – combinação comum na construção civil da época. Em 1896, os Arcos da Lapa passaram a servir também de via para bondes.

roteiro rio de janeiro
Grandes nomes das artes se apresentam no Theatro Municipal

Uma das principais casas de espetáculos do país é o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1909, a ideia de sua construção já existia desde a metade do século 19. Contudo, foi só no ano seguinte à reforma urbana do prefeito Pereira Passos de 1902 que a concorrência pública para o projeto arquitetônico foi lançada.

roteiro rio de janeiro
O teatro conta com seu próprio corpo artístico

A obra começou em 1905, depois da fusão dos dois finalistas, que eram inspirados na Ópera de Paris. O teatro começou a operar com capacidade para 1739 espectadores – hoje, após quatro grandes reformas, tem 2252 lugares. Os corpos artísticos da Orquestra Sinfônica, do Coro e do Ballet foram criados a partir da década de 30.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

 

ROTEIRO RIO DE JANEIRO, O MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.