Roteiro Uruguai: a costa em 15 dias

O Uruguai é um excelente destino para brasileiros que buscam férias tranquilas. O pequeno país tem quase 3,5 milhões de habitantes, sendo que mais da metade na capital e região costeira. Confira abaixo os destaques do litoral dos departamentos de Rocha, Maldonado e Montevidéu.

uruguai
A Playa de la Moza é uma das principais de Santa Teresa

A principal atração dos cerca de 3 mil hectares do Parque Nacional de Santa Teresa é a fortaleza de 1762. Contudo, as praias desta área preservada do Uruguai também merecem uma visita. Na Playa de la Moza é possível observar golfinhos em algumas épocas do ano. Cerro Verde, Las Achiras, Grande e Del Barco são os outros balneários do lugar.

Vale a visita pela Fortaleza de Santa Teresa

Já no Refugio Silvestre e na Pajarera há uma espécie de zoológico com animais soltos ou em jaulas. Há espaço para camping e cabanas para alugar. A hospedagem é paga, mas a entrada no parque é gratuita. Para os que gostam de caminhar, é possível ir a pé até Punta del Diablo.

Barquinhos de pescadores são comuns em Punta del Diablo

Punta del Diablo é uma pequena vila de pescadores fora da temporada e uma praia agitada e cheia de brasileiros no verão. A Playa del Rivero, a Playa de los Pescadores e a Playa de la Viuda são os balneários locais. Não há muito para fazer além de ir para a praia, a não ser caminhar pelas ruelas e observar as construções rústicas do povoado.

uruguai
A praia de Valizas é tranquila fora de temporada

Barra de Valizas é ainda menor e mais tranquila do que Punta del Diablo. Suas ruas não têm asfalto e não há iluminação pública por insistência dos moradores, que querem manter a simplicidade do lugar. É possível banhar-se no Oceano Atlântico, na Cañada de la Laguna ou no Arroio Valizas.

uruguai
O Arroio Valizas muda de nível dependendo da época do ano

Uma das principais razões para visitar o povoado é cruzar o curso d’água e percorrer a pé os sete quilômetros de dunas que separam Valizas de Cabo Polonio. Em ambas as praias há a possibilidade de ocorrência de noctilucas, organismo unicelular que deixa o mar fluorescente.

uruguai
O Cerro Buena Vista proporciona muita paz para os que o visitam

O vilarejo de Cabo Polonio fica na ponta do Parque Nacional Cabo Polonio, uma reserva natural do Uruguai cheia de dunas de areia. O Cerro Buena Vista fica a uns cinco quilômetros de Valizas e do topo das pedras se tem um panorama deslumbrante.

uruguai
O farol é o cartão postal de Cabo Polonio

O farol é o principal ponto de referência de lá. Atrás dele fica a lobeira, onde lobos e leões marinhos descansam. Fora da temporada, Cabo Polonio não deve receber mais de 150 por dia, mas o lugar explode no verão e abriga cerca de 3 mil pessoas diariamente.

LEIA AQUI SOBRE CABO POLONIO

Para diminuir a intervenção no parque nacional, apenas moradores e agentes governamentais podem entrar com seus veículos (todos 4X4, por causa da areia). Visitantes devem deslocar-se a pé ou nos caminhões. Não há rede elétrica nem sistema de água. Cada imóvel tem seu poço para extrair o líquido. Painéis solares, turbinas de vento e geradores produzem energia.

A localidade de LaPedrera é bem rústica. O nome se deve à sua geografia, pois o povoado foi formado em cima de uma rocha. Na beira do mar, muitas pedras dão um toque especial ao visual do lugar. São duas as praias: Desplayado e Del Barco. Nesta última é possível ver os restos do navio Cathay VIII, que naufragou em 1977. À noite, dá para enxergar a luz do farol de Cabo Polonio à esquerda e a do farol Cabo Santa María à direita.

uruguai
Um navio naufragado virou ponto turístico em La Pedrera

La Paloma é uma das praias mais desenvolvidas do Uruguai. Bahia Chica, Bahia Grande, La Aguada, La Balconada, Los Botes e Anaconda são os balneários do município. Mas a marca registrada da cidade é o farol Cabo Santa María, cujo interior é possível conhecer. São 142 degraus para chegar até perto do seu topo de 29 metros.

  • JOSÉ IGNACIO – 1 DIA

José Ignácio, talvez o balneário mais chique do Uruguai, é conhecido pelo seu farol. A torre, erguida em 1877, mede 26 metros e tem 122 degraus. Ela é uma das principais atrações do lugar, que atrai muitos turistas na Playa Mansa e na Playa Brava durante o verão.

O farol de José Ignacio chama a atenção na praia

A praia mais conhecida do Uruguai é Punta del Este. Um estabelecimento que funciona o ano todo e traduz o glamour do balneário é o hotel e cassino Conrad. A península de Punta del Este é onde, oficialmente, termina o Oceano Atlântico e começa o Río de la Plata. A praia Mansa fica do lado do rio e a praia Brava, do mar. Entre elas ficam as principais ruas comerciais. Quase no fim da península está o farol, fechado ao público.

uruguai
Lobos marinhos são presenças constantes do porto de Punta del Este

O porto da cidade fica na Rambla (avenida beira-mar/rio). Nele, além de poder comprar frutos do mar é possível ver lobos-marinhos bem de perto. O símbolo do município é o monumento El Ahogado (“O afogado”). São cinco dedos da mão parcialmente escondidos na areia que significam um “homem emergindo à vida”, título original da escultura, popularmente conhecida como “A Mão” ou “Os Dedos”.

uruguai
Os dedos de Punta del Este são uma das atrações mais conhecidas do Uruguai
  • PIRIÁPOLIS – 1 DIA

A imagem mais marcante de Piriápolis é Rambla de Los Argentinos, a avenida com proteções que dão charme ao calçadão. Em seu tempo de glória, era mais luxuosa do que Punta del Este. Desde o Cerro San Antonio, é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

Ramírez, Pocitos, Buceo e Malvín são algumas das praias mais procuradas de Montevidéu. A avenida Rambla conecta toda a orla do Río de La Plata. Os paques Del Prado, Batlle, Rodó e os jardins Botânico e Japonês também são boa opção para os que querem relaxar.

Em Buceo fica o Greetingman

Já para os que buscam um passeio mais histórico e cultural, a pedida é o Centro e a Ciudad Vieja. O que divide os dois bairros é a Plaza Independencia, cartão-postal do Uruguai. No Centro estão a Biblioteca Nacional e o prédio da Universidade de la República (Udelar). Já na Ciudad Vieja ficam a Puerta de la Ciudadela, o Teatro Solís e o Mercado del Puerto.

A Plaza Independencia é um dos pontos de encontro em Montevidéu

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

*Artigo atualizado em setembro de 2019*

Um comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.