Colônia do Sacramento + Carmelo

A Rua dos Suspiros é a mais conhecida de Colônia do Sacramento

Colônia do Sacramento (ou Colonia del Sacramento, em espanhol) é um dos destinos mais buscados por turistas no Uruguai. Não é uma cidade muito grande e na minha viagem mais recente para lá, dormi duas noites no município.

colônia
Do alto do farol, em um dia limpo, seria possível ver Buenos Aires do outro lado do rio

Contudo, em geral, um pernoite ou até mesmo bate-e-volta desde Montevidéu ou Buenos Aires já permite conhecer as principais atrações. Desde a capital uruguaia, é um percurso por terra de mais ou menos duas horas. Desde a capital argentina, a viagem de balsa pelo Rio da Prata dura cerca de uma hora.

colônia
Quem vai desde Buenos Aires, chega pelo rio
A HISTÓRIA DE COLÔNIA DO SACRAMENTO

O casco histórico de Colônia foi classificado pela Unesco como patrimônio mundial. A cidade, que hoje conta com aproximadamente 25 mil habitantes, foi fundada em 1680 pelo português Manuel Lobo. No mesmo ano aconteceu o primeiro dos sete conflitos bélicos e diplomáticos que revezaram o domínio da região entre portugueses e espanhóis. Em 1778, a área ficou oficialmente espanhola.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE PATRIMÔNIOS MUNDIAIS DA UNESCO

Tamanho interesse, não só de Portugal e Espanha, mas também da Inglaterra e Holanda, se dava por sua estratégica posição. Colônia fica na beira do Rio da Prata, de onde se podia controlar o fluxo dos rios Uruguay e Paraná.

A arquitetura da Colônia é um de seus principais atrativos

Devido à constante mudança de dominadores, a arquitetura típica da cidade é uma mistura de estilos. Muitas casas coloniais ainda seguem preservadas, especialmente na antiga cidadela amuralhada. Inclusive, parte dos muros e do portão podem ser vistos.

colônia
O antigo muro é um marco do centro histórico
A PLAZA DE ARMAS E A BASÍLICA DEL SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Na Praça das Armas ainda estão as ruínas da Casa dos Governadores, que tinha uma torre de vigilância, muito usada na época das invasões. Junto ao largo está a mais antiga igreja do Uruguai, a Basílica del Santísimo Sacramento, erguida em 1680. À noite, as ruínas e o templo são iluminados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

CALLE DE LOS SUSPIROS

A rua mais famosa de Colônia é a dos Suspiros, repleta de casas históricas. Há várias teorias sobre a origem do nome da via. Uma delas é de que havia um prostíbulo em uma das casas, e os homens suspiravam ao entrar e sair do estabelecimento. Outra é que esse era o caminho pelo qual os escravos eram levados à morte.

FARO DE COLONIA DEL SACRAMENTO

A duas quadras está o farol de Colônia do Sacramento. Ele demorou dois anos para ser construído sobre as ruínas do convento de San Francisco Xavier. Inaugurado em 1857, tem 26 metros de altura. São 72 degraus até o primeiro mirador, depois mais 40 em espiral e, antes de ter acesso ao topo da estrutura, ainda é preciso escalar seis degraus de ferro.

Lá no alto está o equipamento que emite a luz vermelha fixa que pisca a cada nove segundos. Há uma pequena varanda externa para que os turistas apreciem uma vista aérea de Colônia e também uma panorâmica do Río de La Plata (supostamente, em dias claro, enxerga-se Buenos Aires). As visitas encerram um pouco antes do pôr do sol, horário ideal para apreciar o entardecer.

O PÔR DO SOL NO RÍO DE LA PLATA

Há ainda vários outros pontos privilegiados para assistir ao pôr do sol. No Paseo de San Gabriel, há bancos e um agradável gramado de onde se vê o céu alaranjado além dos muros de concreto. Ali perto também está o porto de iates, com bancos no pier.

A RAMBLA DE LAS AMÉRICAS
colônia
O letreiro de Colônia fica na beira do rio

Para quem tiver mais tempo e se animar a ir um pouco mais longe, vale à pena ir até o letreiro na Rambla das Américas. Antes de chegar lá, passa-se por várias áreas verdes na beira do rio, ideais para um momento de relax. Essa é a parte mais moderna da cidade, com casas e hotéis de luxo.

colônia
Os parques na beira do rio são ideais para passeios tranquilos

A menos de um quilômetro e meio do letreiro estão as ruínas da Plaza de Toros Real de San Carlos. Inaugurada em 1910, foi fechada dois anos depois em função da proibição das touradas. A população local comenta sobre a possibilidade de uma reforma para sua transformação em espaço para shows, mas a esperança não é das maiores.

colônia
A abandonada Praça de Toros ainda causa curiosidade nos turistas
A AVENIDA FLORES

Uma boa opção é alugar bicicletas ou carros elétricos para percorrer distâncias maiores. Os veículos podem ser encontrados próximo ao porto de passageiros ou na Avenida General Flores, a principal rua comercial de Colônia. A via também é o endereço de órgãos oficiais, como a Indendencia de Colonia (quase um equivalente ao governo estadual).

colônia
A Indendencia de Colonia fica na Avenida Flores
CARMELO

Carmelo, a cerca de 80 quilômetros de Sacramento, é outra cidadezinha do departamento de Colonia. Espalhadas pela área rural, há muitas vinícolas. Seu centro, contudo, não tem grandes atrativos. Há um calçadão na beira do Arroyo de las Vacas e um pequeno embarcadouro para os passageiros da balsa da empresa Cacciola que vai até a Argentina.

Carmelo é cortada pelo Arroyo de las Vacas

Uns 20 quilômetros de Carmelo, já em Nueva Palmira, fica o Paralelo Punta Gorda, considerado o marco zero do Rio Uruguai. Ali se juntam o Rio Paraná e o Rio da Prata, que termina em seus 145,5 quilômetros. A área verde tem bancos de onde pode-se apreciar a vista do alto. Ali também foi instalada a Piramide de Solís, que homenageia o navegador Juan Díaz de Solís, suposto descobridor do Prata.

Os rios Prata, Paraná e Uruguai se conectam perto de Punta Gorda

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

2 comentários Adicione o seu

  1. Nossa amei esse post, e a dica de andar de bicicleta por essas ruas já me deixa salivar de tanta vontade de conhecer, parabéns!

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      deve ser ótimo pegar uma bike por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.