Berna

Caminhar pela Marktgasse é um must-do em Berna

Berna, com menos de 140 mil habitantes, é a capital do cantão homônimo e também da Confederação Helvética. É lá que fica o Bundeshaus, sede do governo e do parlamento do país. Tours gratuitos em diversos idiomas (mas não em português) são oferecidos pelo prédio inaugurado em 1902, em que se aprende sobre a construção e principalmente sobre a confusa – mas, aparentemente, eficaz – política da Suíça.

Berna
O governo e o parlamento da Confederação Helvética ficam na Bundeshaus
O CENTRO HISTÓRICO DE BERNA

Não muito longe do poder político, fica o poder religioso. A catedral de Berna pode ser visitada gratuitamente. Somente para os que escolhem subir sua torre é cobrado o valor de 5 CHF (uns R$ 20). O templo é pequeno por dentro e não é permitido tirar fotos no seu interior.

Berna
A bela Münster pode ser contemplada do Münsterplattform

Em frente a igreja fica a Junkerngasse, com diversas opções de restaurantes que servem desde pratos internacionais até às comidas típicas desta parte da Suíça, como o fundue de queijo e batata rosti. Atrás dela fica o Münsterplattform, um bonito jardim com vista para o rio.

O amplo calçadão em frente ao Bundeshaus também está repleto restaurantes. Nele fica a Käfigturm, a torre da prisão. Ali começa a Marktgasse, uma das principais ruas do município. É importante ter cuidado com os veículos que passam por ela durante a agradável caminhada observando diversas fontes ornamentadas.

Outra importante torre de Berna é a do relógio. A Zytgloggeturm foi erguida no século 16. Ela fica na Kramgasse, continuação da Marktgasse. As lojas ficam na calçada coberta da via ou em porões. Albert Einstein morou no número 49 da avenida entre 1903 e 1905.

Berna
A vista do poço do urso é maravilhosa

A Krammgasse segue pela Gerechtigkeitsgasse, que termina na Nydeggbrücke, ponte que cruza o Rio Aare. Nesse ponto, as águas transparentes fazem uma curva de 180°. Elas cercam o centro histórico da cidade, declarado patrimônio mundial pela Unesco.

O BäRENGRABEN, O ROSENGARTEN E O ZENTRUM PAUL KLEE
Berna
O urso é a estrela de Berna

Ao lado da estrutura fica o Bärengraben. No poço do urso, com sorte, se vê um exemplar do mamífero. Há um delicioso bar com uma linda vista no topo do parque. Um elevador de uso gratuito ajuda os turistas a descer ao rio e subir até às 17h. Outro convidativo restaurante é o do Rosengarten. Do jardim de rosas também se tem uma vista espetacular do rio e da cidade.

Na calçada da área verde passa o ônibus que leva ao Zentrum Paul Klee, para quem prefere não caminhar os cerca de 1500 metros que separam as duas atrações. O museu inaugurado em 2005 abriga a maior coleção do artista suíço no mundo, com cerca de 4 mil peças. O curioso edifício foi projetado pelo arquiteto Renzo Piano, que criou as três colinas de aço e vidro.

Berna
O Zentrum Paul Klee tem uma arquitetura moderna
O TRANSPORTE PÚBLICO

É fácil se locomover pela cidade. O centro é pequeno e pode ser conhecido a pé. Para lugares mais distantes, as linhas de bondes e ônibus são bastante abrangentes. Para turistas que se hospedam em hotéis, vouchers são distribuídos durante os dias de estadia e isentam os visitantes de pagar pelo transporte público.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

2 comentários Adicione o seu

  1. Rita Alonso diz:

    Também conheci Berna…
    No início não dei nada por ela, mas como os dias foram passando comecei a me apaixonar!!!
    Amor eterno e quero um dia voltar…

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      Aconteceu o mesmo comigo. No começo não me interessei muito, mas a cidade me conquistou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.