Bonn

2016-09-02-03-24-31_18
Monumento dedicado a Beethoven é um dos símbolos da cidade alemã de Bonn

Eu nunca havia ouvido falar em Bonn. A primeira vez que li o nome da cidade alemã foi na minha passagem de ônibus para a vizinha Colônia. O destino era “Köln/Bonn Airport”. Depois, conversando com meu host do Couchsurfing em Köln, percebi o tamanho da minha ignorância. Bonn foi a capital da antiga Alemanha Ocidental por 50 anos.

Veja mais posts sobre a Alemanha

Esse fato histórico foi o suficiente para que eu decidisse subir em um trem e ir para Bonn. Foi com certa dificuldade que encontrei o centro de informações ao turista. Ele fica em uma rua secundária a quase um quilômetro da estação. Lendo os panfletos enquanto esperava na fila para perguntar o que fazer na cidade, me dei conta que acertei em ter ido para lá. Bonn é a terra natal de Ludwig van Beethoven. Meu interesse na história política do município quase desapareceu frente à curiosidade sobre o autor da Nona Sinfonia.

A política em Bonn

“Quase” é a palavra certa. A política está presente na cidade não só por ser sede do governo alemão de 1949 a 1990, mas também por ser sede de 18 agências da Organização das Nações Unidas. Um passeio pela região conhecida como Bundesviertel ou Federal Quarter (bairro federal) passa por edifícios históricos, prédios da ONU, estúdios da Deutsche Welle e por museus. Um deles é o Haus der Geschichte (Casa da História), com uma exposição gratuita sobre a história contemporânea alemã.

Beethoven
Bonn, Alemanha, Julho/16. (Foto: Rafaela Ely)
Estátua construída em 1845 homenageia Beethoven na praça ao lado da catedral de Bonn

Mas, realmente, apesar da política ter sido o fator que me levou a Bonn, não foi o que mais me chamou a atenção. Seguir os passos do compositor surdo foi o que tentei fazer durante a manhã e a tarde que passei pela cidade. Em um dos maiores pontos de encontro do município, a Münsterplatz (praça da catedral), uma estátua de 1845 homenageia o músico.

2016-09-02-03-24-31_17
Casa de Beethoven é um dos pontos turísticos

Um mapinha distribuído no centro de informação ajuda visitante a acompanhar as atrações ligadas a Beethoven. Um museu foi instalado na casa onde ele morou. O primeiro órgão que ele tocou como profissional ainda está em uso na universidade. Em frente à Beethovenhalle, sala de concertos dedicada a ele próxima ao Rio Reno, é onde fica uma escultura do compositor, símbolo da cidade.

2016-09-02-03-24-31_15
Primeiro órgão que Beethoven tocou como profissional pode ser visto na unversidade

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.