Cuenca

O letreiro de Cuenca fica nas proximidades da igreja de San Blás

Cuenca foi a primeira cidade que conheci no Equador. Cheguei às 6h depois de uma viagem de quase sete horas desde Máncora, no Peru, que custou 60 soles (uns R$ 60). A capital da província de Azuay fica na Cordilheira dos Andes, na parte sul da Serra equatoriana. Está a aproximadamente 2,5 mil metros sobre o nível do mar. Por esse motivo, a temperatura não passa dos 20 ºC.

Os rios Tomebamba e Yanuncay se unem no Parque El Paraíso

O nome oficial do município – o terceiro maior do país – é Santa Ana de los Ríos de Cuenca. Os quatro rios que circulam a cidade (Tomebamba, Yanuncay, Tarqui e Machangara) são motivo de orgulho dos mais de meio milhão de cuencanos. Tomebamba é o mais cêntrico e se junta ao Yanuncay no agradável Parque El Paraíso.

AS RUÍNAS
A ponte quebrada é uma das imagens mais conhecidas de Cuenca

Cuenca foi fundada em 1557 e sua arquitetura colonial fez com que a Unesco declarasse seu centro histórico como patrimônio mundial. Um dos ícones cidade fica nas margens do Tomebamba. Puente Roto são os restos de uma ponte de pedra que foi arrastada pelo rio em 1950.

Em Todos los Santos há restos de construção incaicas e espanholas

Próximas a essa estrutura estão as Ruínas de Todos los Santos, onde foram encontrados 30 mil artefatos, alguns que datam de antes da chegada dos espanhóis. Outro lugar histórico importante é o de Pumapungo. Este complexo cultural inclui museus (numismático e etnográfico), um sítio arqueológico e um pequeno parque. A entrada para ambos os locais é grátis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O MUSEO DEL SOMBRERO

Também não há custo para visitar uma das fábricas dos famosos chapéus Panamá. No Museo del Sombrero de Paja Toquilla é possível observar a elaboração desta peça declarada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco.

O chapéu Panamá é um dos produtos mais tradicionais de Cuenca

O acessório ficou conhecido através do Canal de Panamá, mas, na realidade, tem origem equatoriana. As fibras usadas como matéria prima são retiradas de uma palmeira que cresce na costa do país. O preço do chapéu depende da espessura da palha e do tempo de elaboração. Os valores variam de 15 dólares (uns R$ 60) a mais de quatro cifras.

AS CATEDRAIS DE CUENCA
cuenca
A Catedral de Cuenca é uma das construções mais bonitas da cidade

Atrações que não têm a entrada gratuita são as duas igrejas ao redor do Parque Calderón. A Catedral de Cuenca é um dos símbolos da cidade. A Catedral Vieja já não é mais utilizada como lugar de culto, e agora serve de museu e espaço para concertos da Orquestra Sinfônica de Cuenca.

MIRADOR DE TURI

Um dos melhores pontos para ter uma vista panorâmica de Cuenca é o mirador de Turi. À noite, o muro em frente à pequena igreja vira um ponto de encontro de jovens e famílias. Ali perto o turista pode experimentar a sensação de andar de balanço sobre a cidade.

PARQUE NACIONAL CAJAS

A mais ou menos uma hora do centro de Cuenca se localiza o Parque Nacional Cajas. Meu host do Couchsurfing me levou até lá para um passeio de algumas horas. Para quem gosta do contato com a natureza, uma boa opção é levar uma barraca e acampar na área protegida. Dessa maneira, pode-se apreciar com mais calma algumas das 786 lagoas espalhadas nos mais de 28,5 mil hectares.

O Parque Nacional de Cajas tem 786 lagoas

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

6 comentários Adicione o seu

  1. Maria José diz:

    Que legal, adorei os artigos, queria ter sua coragem!!!

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      É só se jogar, Maria

  2. Rosana Ferro diz:

    Gostei demais, você escreve de um jeitinho que dá muita vontade de ir conhecer os lugares! Continue!

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      Oi, Rosana. Que bom que tu gostou. Segue a gente lá no Facebook http://www.melevaembora.com/melevaemboraestradaafora pra acompanhar tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.