Denizli + Pamukkale

Pamukkale - Turquia - Agosto, 2014. (Foto: Rafaela Ely)
As piscinas naturais de Pamukkale foram o que mais impressionou na viagem à Turquia

Certamente, um dos lugares mais incríveis deste roteiro pela Turquia foi Pamukkale, que, em turco, significa “Castelo de Algodão“. O local impressiona pelo contraste da cor azul de suas águas termais e do branco dos depósitos de cálcio que formam suas piscinas naturais.

Pamukkale

Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a montanha, que parece coberta de neve, surgiu pela ação do carbonato de cálcio presente na água que escorre há séculos pela colina, se solidificou e transformou o local em um dos mais belos (e populares) destinos da Turquia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O ingresso custa 25TL (R$ 25). Os visitantes entram pela parte de baixo do morro e caminham, descalços, na maior parte do trajeto, até o topo. As ranhuras do chão às vezes machucam os pés e, apesar de o solo ser geralmente firme, é bom tomar cuidado para não escorregar (e pagar mico, como eu), já que a água que escorre pela superfície pode deixá-la lisa em alguns pontos. Ao chegar no alto, o turista ainda pode visitar as ruínas de Hierápolis, cujo destaque é o belo teatro antigo construído no século 2.

Este slideshow necessita de JavaScript.

denizli

A cidade mais próxima onde achei um host do Couchsurfing foi em Denizli. Ao descer do ônibus na rodoviária da cidade, comecei a perguntar – em inglês – onde podia pegar o ônibus que meu anfitrião havia me indicado. Quando o inglês se provou inútil, apelei pra uma das cinco palavras que sabia em turco (“pardon“, com licença ou por favor) para abordar alguém e apontava para meu bloquinho onde tinha anotado o nome do coletivo e onde deveria descer.

Veja todos os posts sobre a Turquia

Um dos homens para os quais pedi ajuda fez um sinal para que o seguisse. Caminhei atrás dele por umas duas quadras até chegarmos a uma avenida. Meu novo guia perguntou em alguns estabelecimentos comerciais onde eu deveria esperar o ônibus. Um cara que trabalhava em uma loja de tintas apontou para a parada. E assim, com a ajuda de dois completos estranhos, consegui chegar a meu destino.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

2 comentários Adicione o seu

  1. izilda cagliari diz:

    Sobre o artigo sobre este lugar na Turquia, sou suspeita para falar. Amo todos os lugares destes lindo país. Principalmente a cidade de Izmir

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      Siiiim, Izilda. A Turquia é linda. Chegou a ver o post de Izmir? Está aqui: bit.ly/melevaizmir
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.