Copiapó + Caldera + Antofagasta

antofagasta
La Portada é o principal cartão-postal de Antofagasta

A mineração tem grande importância no Chile, especialmente no norte. Na III Región de Atacama e na II Región de Antofagasta foram instaladas diversas mineiras ao longo dos anos. A estrada desde Santiago, capital do país, pode render algumas surpresas.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE O CHILE

Dependendo da época e da quantidade de chuvasa rara imagem do Deserto Florido pode ser vista. Em 2017, como houve grande precipitação, o fenômeno de floração no deserto mais árido do mundo foi observada em seu maior esplendor em setembro, especialmente perto de Copiapó. Em novembro, quando passei por lá, ainda haviam algumas flores em meio ao belo cenário de terra e areia.

COPIAPÓ
copiapó
A cápsula Fénix II percorreu cerca de 700 metros no subterrâneo para alcançar os mineiros presos no subsolo

O que mais me interessou em Copiapó, capital da III Región, foi o Museo Regional de Atacama. A instituição foi instalada em uma construção da metade do século 19. Suas salas são dedicadas à história da região e de culturas pré-colombianas.

copiapó
Os trabalhadores conseguiam comunicar-se por bilhetes enviados por cápsulas à superfície

Há também exposições sobre a mineração. Objetos e cartazes contam como foi o resgate dos 33 mineiros depois do desmoronamento de parte da mina San José, localizada a 60 quilômetros ao norte da cidade, em 2010. A cápsula Fénix II, que os retirou do interior da estrutura após 70 dias, está à mostra no pátio da casona. A 300 metros do museu está a Iglesia San Francisco, erguida em 1872, mas fundada em 1662.

Outro templo importante é a Catedral Nossa Senhora de Rosario, do século 19. Ela fica na Plaza de Armas Arturo Prat, traçada em 1774. Além da praça, para fugir do sol forte e das altas temperaturas do deserto, uma opção é o Parque Pretil, ideal para passeios ou momentos de descanso no gramado. São oito hectares arborizados, incluindo um zoológico a aproximadamente três quilômetros do centro.

CALDERA
O terminal pesqueiro é uma opção gastronômica para quem gosta de frutos do mar

Caldera, também na Região do Atacama, é um município a menos de 80 quilômetros de Copiapó pela Ruta 5 em direção ao Pacífico. Fundada em 1850, foi o ponto de partida do primeiro trem do Chile. No pier ao lado de onde se concentram os barcos de pesca é possível comprar frutos do mar frescos para degustar. Há bancos para quem quer desfrutar da vista. Ao lado, fica a Playa Mansa.

A cor do mar em Bahia Inglesa é um dos fatores que mais chamam a atenção

O principal balneário da área é Bahia Inglesa. Fica a seis quilômetros ao sul do centro de Caldera e a caminhada até lá é agradável, com o deserto à esquerda e o oceano à direita. É necessário proteger-se com bloqueador solar e levar água para o trajeto. A charmosa praia tem uma pequena faixa de areia. Nela se espalham algumas rochas que fazem um belo contraste com a água verde.

ANTOFAGASTA

Capital da II Región, Antofagasta foi apelidada de Antofalombia, em função da grande quantidade de colombianos que chegaram para trabalhar na cidade. Sua geografia é muito parecida com a chilena: é comprida e estreita, limitada pelo mar a oeste e por morros a leste. No centro se concentra a maioria das atrações, como a Plaza Colón, a catedral e a antiga estação, que oferece visitas a locomotoras remodeladas.

Quase em frente à estação está o Muelle Historico de Melbourne y Clarke. Poucos metros ao norte está o terminal pesqueiro, onde se vendem frutos do mar frescos. A cidade conta com algumas pequenas praias, todas artificiais. No sul do município se encontram as Ruínas de Huanchaca. Nesse lugar funcionou, entre 1888 e 1902, a Compañía Minera de Huanchaca.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas, sem dúvida, o mais interessante de Antofagasta é o Monumento Natural La Portada. Seu símbolo é a formação geológica conhecida como Arco de La Portada. Essa estrutura de 70 metros de largura foi formada há aproximadamente 2 milhões de anos pela erosão das falésias características do lugar. Elas medem cerca de 50 metros e são formadas por rochas vulcânicas e sedimentos marítimos.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.