Gramado

gramado
A catedral é a construção mais icônica de Gramado

Gramado é um dos destinos turísticos mais buscados por brasileiros. Eles visitam o município da serra gaúcha em busca, principalmente, de boa gastronomia, compras, caminhadas pelo charmoso centro, frio e neve. Em relação ao último item, muitos podem voltar decepcionados.

VEJA TODOS OS ARTIGOS SOBRE O RIO GRANDE DO SUL

Por mais que, no inverno, sejam constantes as previsões de neve para as partes mais altas do Rio Grande do Sul, elas raramente se concretizam. Raramente mesmo. E o frio também não é certo. Então, sim, coloque na mala abrigo para baixas temperaturas, mas também carregue roupas mais leves – caso contrário, terá de comprá-las nas lojas da cidade, que, normalmente, não têm os preços mais convidativos.

OS EVENTOS

Gramado tem dois grandes eventos – e, se você não gosta de multidões, fuja do destino nessas datas, assim como nas férias de julho. No meio de agosto, é realizado o Festival de Cinema de Gramado, que chega a sua 47ª edição em 2019. Sua sede é no famoso Palácio dos Festivais.

gramado
O Palácio dos Festivais recebe anualmente o Festival de Cinema de Gramado

A indústria do cinema se reúne em Gramado para um dos prêmios mais requisitados do Brasil: o Kikito. Ele virou um símbolo do festival e grandes réplicas da estátua do Deus da Alegria estão espalhadas pelas áreas de maior circulação do município.

gramado
O Kikito enfeita as ruas da cidade

O outro grande evento de Gramado é o Natal Luz, cuja próxima edição acontece 20 de outubro 2019 a 12 de janeiro de 2020. A cidade se enfeita com decoração natalina e se envolve com espetáculos – alguns pagos, outros gratuitos -, como o desfile de natal e show de águas.

AS ATRAÇÕES DO CENTRO
gramado
A Borges é a avenida mais importante da parte turística do município

Ao redor do Palácio dos Festivais ficam os principais pontos turísticos de Gramado. Cruzando a Avenida Borges de Medeiros, a principal do centro, está a Rua Coberta. Abaixo de seu teto transparente parcialmente coberto de plantas, os turistas podem curtir as lojas, restaurantes e ocasionais eventos que ocorrem ali.

Atenção, pedestres, ciclistas, pilotos e motoristas: é costumeiro na cidade cumprir o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro e dar passagem na faixa de segurança. Entre essas duas o Palácio dos Festivais e a Rua Coberta não há essa demarcação, mas sim uma pequena elevada. Dar prioridade para quem está a pé ou de bicicleta também é necessário neste lugar.

gramado
A imensa catedral chama a atenção no centro

Já ao lado do Palácio dos Festivais está a catedral, talvez o ponto mais fotografado de Gramado. A Igreja Matriz São Pedro foi erguida com 72 mil pedras de basalto. Ela foi inaugurada em 1942, sete anos após o começo de sua construção. A Fonte do Amor Eterno foi instalada em 2013 um pouco escondida entre o templo católico e o templo da sétima arte.

O LAGO NEGRO

Para momentos românticos a dois ou momentos divertidos e relaxados entre família e amigos, o Lago Negro é a pedida. Ele se localiza a pouco mais de dois quilômetros do centro. Sua concepção ocorreu após um grande incêndio em 1942, que deixou a região com poucas árvores. A população local, então, abriu um buraco próximo a uma vertente e assim surgiu uma das atrações mais populares de Gramado.

gramado
Turistas do Brasil inteiro e do exterior curtem o Lago Negro

O acesso ao Lago Negro é grátis. Para quem não quer gastar nada – e também para os com os bolsos cheios -, a grande pedida é a agradável caminhada de menos de um quilômetro ao redor da água. Quem está disposto a pagar, pode aproveitar os passeio de pedalinho. Os cisnes comportam duas pessoas e as caravelas aguentam até dois adultos e duas crianças de até oito anos. Os preços variam bastante. Para mais informações, é só ligar para (54) 3286.0200.

COMO CHEGAR A GRAMADO

Gramado, principal cidade da microrregião Gramado-Canela, fica a um pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre. Há rotas de ônibus direto da rodoviária da Capital gaúcha ou até mesmo do Aeroporto Salgado Filho. Para quem vai de carro ou moto, são dois os principais caminhos que podem ser tomados: o pela BR-116 e o pelas ERSs 020 e 115.

O caminho mais curto (105 quilômetros) é pela BR-116 até Morro Reuter, pegar a direita na VRS-873 até a RS-737 e um a ERS-115 na chegada a Gramado. Há trechos de chão batido. O caminho mais bonito, para mim, é pela BR-116 até Nova Petrópolis (é um trecho da Rota Romântica) e entrar à direita na ERS-235. É o percurso mais longo, com cerca de 135 quilômetros, e com mais curvas).

VEJA ARTIGOS DE CIDADES NA ROTA ROMÂNTICA

O caminho mais rápido (segundo o Google, 2h15) é tomar a BR-290 até Gravataí, e dali a ERS-118 até a ERS-020. Chegando em Taquara, entra-se brevemente na ERS-239 para pegar a ERS-115 até Gramado. Na minha opinião, as belezas desse caminho só começam a aparecer depois de Taquara.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.