Porto Alegre: 11 músicas sobre a capital gaúcha

capital gaúcha
O Parque da Redenção é inspiração frequente de compositores

A cultura produzida no Rio Grande do Sul é uma das principais razões de meu orgulho em ter nascido no Estado. A Capital gaúcha é citada em diversas canções. Abaixo, uma lista de músicas sobre Porto Alegre. Tu lembra de outra que não esteja aqui? Deixa o nome dela nos comentários!

AMIGO PUNK – GRAFORRÉIA XILARMÔNICA

capital gaúcha
A Avenida Osvaldo Aranha é a principal do bairro Bom Fim

Uma das músicas sobre Porto Alegre mais conhecidas. Praticamente um hino alternativo dos porto-alegrenses, a canção composta por Frank Jorge e Marcelo Birck seja, talvez, a mais clássica do rock gaúcho. O Parque Farroupilha – nome oficial do Parque da Redenção -, o mais visitado da capital gaúcha, e a Avenida Osvaldo Aranha, em sua frente, estão presentes na letra.

Desafio os leitores do blog a encontrar um jovem da cidade que não conheça os versos “Amigo punk, escute este meu desabafo, que a esta altura da manhã já não importa o nosso bafo. Pega a chinoca, monta no cavalo e desbrava esta coxilha, atravessa a Osvaldo Aranha e entra no Parque Farroupilha”.

BERLIM BOM FIM – NEI LISBOA/HIQUE GOMEZ

A parceria de Nei Lisboa e Hique Gomez é repleta de referências a Porto Alegre. Alguns dos lugares já nem existem mais. A canção entrou no álbum Carecas da Jamaica, de Nei, em 1987. Um ano depois, foi publicada no disco do Tangos & Tragédias, espetáculo que Hique conduziu com Nico Nicolaiewsky por 30 anos (praticamente um patrimônio da cidade).

muro da mauá
O Muro da Mauá divide opiniões de porto-alegrenses

Já na primeira estrofe aparece uma das obras mais polêmicas da Capital gaúcha: “Já vejo casas ocupadas, as portas desenhadas no vergonhoso muro da Mauá“. A barreira tem seis metros de altura (três acima e três abaixo do solo) e mais de 2,5 quilômetros de extensão. O muro da Mauá separa o Guaíba do centro da cidade. Foi construído depois da enchente de 1941.

O Ocidente é espaço de encontros culturais

O Bar Ocidente (na esquina da João Telles com Osvaldo Aranha) também integra a letra: “E depois da meia-noite, a fauna ensandecida do Ocidente digitando em frente ao Metropol“. O estabelecimento recebe eventos culturais há quase quatro décadas e merecia ser citado em alguma das músicas sobre Porto Alegre.

DEU PRA TI – KLEITON & KLEDIR

O colorado joga no Beira Rio (Foto: Israel Heldt/ Wikimedia Commons / Flickr)

Outra classicassa da Capital gaúcha. Qualquer porto-alegrense que se preze sabe cantar “Deu pra ti, baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau, que saudade da Redenção, do Fogaça e do Falcão, cobertor de orelha pro frio e a galera no Beira Rio“. Na letra, estão presentes o Parque Farroupilha e o estádio Beira Rio, do Internacional – o que rende muitos aplausos ou vaias em apresentações ao vivo.

GIRASSÓIS – CIDADÃO QUEM

Não é exatamente uma das músicas sobre Porto Alegre, mas uma área verde bastante popular da capital aparece nessa composição de Duca Leindecker. “Talvez perca o emprego, talvez a sua resposta seja não, quero dar um jeito de conseguir pagar a prestação, de passear na grama do Parcão, de respirar, deitar ao sol que brilha” O Parcão é o apelido do Parque Moinhos de Vento.

HORIZONTES – FLÁVIO BICCA ROCHA

Essa é a música-tema de um dos espetáculos teatrais mais marcantes da cena porto-alegrense, Bailei na Curva. Ela foi escrita por Flávio Bicca Rocha para a peça Bailei na Curva, que estreou em 1983. No ano seguinte, Elaine Geissler gravou a versão que ficou mais conhecida. A canção fala, de maneira inocente, sobre a vida durante a diratura militar. “Nasci chorando, Moinhos de Vento, subir no bonde, descer correndo. A boa funda de goiabeira, jogar bolita, pular fogueira”

LUNA SOBRE PORTO ALEGRE – KEVIN JOHANSEN

O argentino nascido no Alasca não fala de nada específico do município, mas adorei que Kevin Johansen, um dos meus músicos favoritos, tenha eternizado minha Portinho em uma canção: “No sé si la luna está sobre Porto Alegre, o si Porto Alegre está sobre la luna. Nunca estuve tan perdido en mi vida y así me gusta, me gusta así. No sé si habrá un amor en cada puerto o un puerto en cada uno de mis amores“.

cais do porto
O Cais do Porto é lindo, mas já não pode ser visitado

POR ACASO – ENGENHEIROS DO HAWAII

Vários bairros de POA (e o parque queridinho de todos) aparecem nesse tema de Humberto Gessinger. Dentro da canção, até podem aparecer palavras soltas para quem não conhece a cidade: “Da janela do avião eu vejo Porto Alegre. Vejo o futuro em flash-back. Meu pai, minha filha, nossa casa. Da janela do avião eu vejo por acaso o nosso caminho, Moinhos de Vento, Glória, Independência, a nossa Redenção vejo da janela do avião“.

PORTO ALEGRE – NENHUM DE NÓS

Olha a Redença aí de novo. Minha música sobre Porto Alegre preferida. “Não quero falar de suas praças, das pedras ou da Redenção, o que tem de especial em Porto Alegre está acima do chão“. Essa canção com letra de Thedy Corrêa faz parte da trilha sonora do belíssimo documentário Porto Alegre Meu Canto Do Mundo. Nela, é recitado um ainda mais belo texto do mesmo autor sobre o Parque Farroupilha.

PORTO ALEGRE BLUES – YANTO LAITANO

O pôr do sol mais lindo do mundo (segundo os porto-alegrenses) entrou na canção de Yanto Laitano. “Eu vi o sol se pôr e o rio ficar da cor do fogo e o povo assistir em transe, sentado a beira do horizonte, Babe, Porto Alegre blues“.

O entardecer é quase atrativo turístico em Porto Alegre

PORTO ALEGRE É DEMAIS – ISABELA FOGAÇA

É clichê. É ame ou odeie. Mas é uma das músicas sobre Porto Alegre. E, convenhamos, é uma boa homenagem da ex-primeira dama da capital. Então, entra para a lista. “Porto Alegre é que tem um jeito legal, é lá que as gurias etc… e tal. Nas manhãs de domingo, esperando o Gre-Nal, passear pelo Brique num alto astral”.

RAMILONGA – VITOR RAMIL

A milonga ramiliana é cheia de referências à capital gaúcha. Um dos versos de Vitor Ramil fala da Praça XV, largo em frente ao Mercado Público. As linhas seguintes se referem ao estuário que banha a cidade, mas que todo mundo se refere como se fosse um rio: o famoso Rio Guaíba: “O tango dos guarda-chuvas na Praça XV confere elegância ao passo da multidão (…) Guaíba deserto, barcos que não estão, ares de milonga vão e me carregam por aí, por aí, Ramilonga, Ramilonga“.

chalé da praça quinze
O chalé é a marca da Praça XV

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

OUÇA A PLAYLIST DE MÚSICAS SOBRE PORTO ALEGRE:
MAPA DOS LUGARES CITADOS NAS MÚSICAS SOBRE PORTO ALEGRE:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

3 comentários Adicione o seu

  1. Luci diz:

    Alguém sabe o que é “Metropol”?

    1. Oi, Luci. Sabe que eu também não sabia? Sempre achei que fosse um antigo bar ou cinema de Porto Alegre (tipo um Bar João da vida). Perguntei então para o Hique e ele me respondeu. Me mandou este link com a mensagem “Veja que lindo”: https://www.google.com/search?q=Metropol%20Berlin&rlz=1C5CHFA_enBR893BR893&oq=Metropol%20Berlin&aqs=chrome..69i57.6173j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8&fbclid=IwAR3bfomn0Pq3_wv0uo_S6hU65ONU0DbEbpHkFfvb-NpLIdAP3FUDdYGV3qc É um teatro em Berlim! Agora deu vontade de conhecer!

  2. Luiz Montin diz:

    Gostei muito. Estou curtindo uma por uma. E são onze, não vou concluir uma. Vai demorar um pouco. Mas que bom. (Luiz Montin, Sapucaia do Sul, RS).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.