Morro Reuter: Caminho das Serpentes + Morro da Embratel

morro reuter
A cidade de Morro Reuter pode ser vista do Morro Felskopf

Morro Reuter é uma cidadezinha gaúcha de aproximadamente 7 mil habitantes. A cerca de 65 quilômetros de Porto Alegre, é um destino ideal para bate-volta. O município faz parte dos 15 que compõem o roteiro da Rota Romântica, todos com forte influência da cultura alemã.

A RAZÃO DA IDA A MORRO REUTER

caminho das serpentes
As serpentes são as estrelas do Parque de Mosaicos em Morro Reuter

O Caminho das Serpentes Encantadas é um daqueles lugares que, vira e mexe, aparecia no meu feed do Instagram e eu pensava “preciso visitar esse lugar!”. Mas o tempo foi passando e eu sempre deixava para depois. Até surgir um convite despretensioso de uma amiga para conhecermos a atração – e motivou esse roteiro por Morro Reuter.

O CAMINHO DAS SERPENTES

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse Parque de Mosaicos é um lugar tranquilo e encantador. Ótimo para quem quer respirar ar puro, apreciar uma vista panorâmica e passear sem pressa em meio a obras de arte. Os azulejos quebrados e coloridos estão por todas as partes: no chão, nas paredes, nos bancos, em serpentes de concreto e até em um fusca – atração principal do lugar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nosso trio fez uma parada ao redor de uma fogueira apagada para fazer um piquenique. Além dos lanchinhos que levamos (meus amigos até vinho beberam, mas não pude acompanhá-los porque era a motorista da vez), colhi umas bergamotas de um pé próximo dali e nos deliciamos com a comida e a paisagem.

Fãs de xilogravura também podem apreciar (e comprar) as obras da idealizadora do local, a artista plástica Claudia Sperb. Aberto nos fins de semana e feriados, das 10h30 às 18h30. O ingresso custa R$ 25 para maiores de 10 anos. Para crianças com idade entre 4 e 10, o valor é de R$ 10. Para os que querem estender sua visita, há uma pousada no local.

Em um dos mirantes do Caminho das Serpentes, uma rosa dos ventos em mosaico

Depois de sair do Caminho das Serpentes, tínhamos a intenção de comprar algum produto colonial para arrematar o picnic. Como não encontramos nada do nosso agrado, rumamos para o centro da pequena cidade (também com a ideia de descobrir como chegar nos próximos destinos, pois os celulares – e, consequentemente, GPSs – estavam sem sinal.

A SORVETERIA SANTO SABOR

Encontramos a sorveteria Santo Sabor. Como nunca resisto a um bom sorvete, entramos. Fomos de buffet (minha opção sempre). Nunca imaginei encontrar tantos sabores em uma sorveteria de Morro Reuter: pistache, nozes com doce de leite, ninho trufado e muitos outros (sério, estou salivando enquanto escrevo e relembro o gosto da guloseima).

Sentamos nas mesas do rua curtindo o solzinho e tomando nosso sorvetinho. Além das delícias que provamos, fomos atendidos muitíssimo bem. Perguntamos qual era o caminho para os lugares que queríamos chegar e fomos prontamente respondidos.

O OBELISCO DE LIVROS

obelisco de livros
O Obelisco de Livros homenageia autores e leitores da cidade

O pessoal da sorveteria nos disse que o Obelisco de Livros ficava na própria BR-116, um pouco depois da rotatória da entrada de Morro Reuter de quem vem de Porto Alegre. O monumento pode passar desapercebido para o viajante mais desatento – quase passou por nós. A escultura de fibra de vidro representa tem 10 metros de altura e representa 72 livros empilhados. Ela foi inaugurada em 2004.

MORRO DA EMBRATEL

morro da embratel
Desde o Morro da Embratel, pode-se ver até Porto Alegre

Desde 2009, o nome oficial do Morro da Embratel é Felskopf (que significa “cabeça de rocha” em alemão). Parte da Serra Geral, essa elevação fica a 700 metros acima do nível do mar. Desde o platô de rocha basáltica, o turista tem uma vista panorâmica do Vale do Rio dos Sinos e de Porto Alegre ao fundo. Supostamente, também se vê o Pólo Petroquímico, em Triunfo, mas não o identifiquei.

O caminho até o mirante é bem tranquilo

Outro rumor é que essa vista ao entardecer é incrível, pois pode-se observar as mudanças de tonalidades do céu e o acender das luzes das cidades. Independentemente do horário, a visão que se tem de lá de cima é impressionante. Depois de uma rápida caminhada por entre as árvores, o visitante vai do estacionamento ao mirante. Para os mais aventureiros, há caminhos mais fechados, mas nada complicados, até partes mais ermas do morro.

Uma casa abandonada está entre as atrações do Morro da Embratel

A ESTRADA ATÉ MORRO REUTER E SUAS ATRAÇÕES

Tirando o trecho mais urbano da BR-116 entre a Capital e Novo Hamburgo, a estrada entre Porto Alegre e Morro Reuter é uma delícia, subindo a serra, cheia de curvas e plátanos na beira da via. A rodovia é toda asfaltada e tem partes duplicadas – justamente na parte citada acima, onde o trânsito é mais pesado – e também pista simples – quando começa o morro.

CONFIRA PARTES DA BR-116 NO VÍDEO ABAIXO:

O Caminho das Serpentes tem acesso fácil e asfaltados. O acesso é feito saindo da BR-116 em direção a Santa Maria do Heval. Dali, são 2 quilômetros pela VRS-873, asfaltada, com algumas curvas mais fechadas e estreita, mas é bem tranquilo. A sorveteria Santo Sabor fica na Rua Independência, a principal da cidade. O Obelisco de Livros é na própria BR-116 (antes mesmo do acesso à VRS-873). Sem mistério para chegar em nenhum deles, desde que se fique atento ao destino.

APERTE AQUI E DESCUBRA ALGUMAS ATRAÇÕES DE SANTA MARIA DO HERVAL

Já para o Morro da Embratel, a história muda – mas não muito. São cerca de 1,5 quilômetros de chão batido em bom estado. São poucos metros pelo Caminho Morro do Pedro e o resto pela Estrada Morro da Embratel. O acesso fica na BR-116, a menos de 2 quilômetros da entrada de Morro Reuter (na direção Porto Alegre – Serra).

VEJA AQUI TODOS OS POSTS SOBRE A ROTA ROMÂNTICA

O problema é que o acesso está à esquerda e um pouco antes de uma curva. Até há uma área de espera para fazer a conversão, mas como só me dei conta no último segundo e havia veículos na faixa oposta. Então, precisei seguir até a próxima tenda para fazer o retorno.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA PARA EXPLORAR MORRO REUTER:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Um comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.