Cidades pequenas do interior, muitas vezes, têm lugares super agradáveis, mas pouco conhecidos e pouco aproveitados por moradores e turistas. É o caso de Picada Café e do Parque Jorge Kuhn. O principal acesso à cidade de pouco mais de 5 mil habitantes é pela BR-116, uma das estradas mais bonitas do Rio Grande do Sul.
A Rota Romântica
Para quem sai da capital Porto Alegre, as belezas do passeio já começam a ser encontradas na vegetação da rodovia curvilínea usada para subir a Serra. O caminho faz parte da Rota Romântica, um roteiro que inclui 14 municípios gaúchos de colonização alemã.
ASSISTA AO VÍDEO DE UM TRECHO DA ROTA ROMÂNTICA:
São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são parte do percurso.
O Parque Histórico Jorge Kuhn
O Parque Jorge Kuhn fica às margens da BR-116. A entrada é gratuita e há estacionamento grátis no local. O espaço é usado para eventos como a tradicional Kaffeeschneis’ Fest, que comemora a emancipação da cidade, ocorrida em 1992 (Kaffeeschneis é o nome de Picada Café em alemão). Pequenos detalhes cuidadosamente preparados na decoração da área dão um encanto especial ao lugar.
O Moinho histórico
A menina dos olhos do parque – e do município – é o moinho com roda de ferro construído no fim do século 19. Ele é sede da Secretaria de Turismo e da central de informações de Picada Café, conhecida como a Cidade dos Lírios. O armazém, o açougue e o matadouro são outras construções históricas dentro do Jorge Kuhn.
Tranquilidade em Picada Café
A calmaria do parque – em dias que não há festejos por lá – reflete a tranquilidade do município. Em uma tarde quente de domingo, fui com um casal de amigos até Picada Café em busca de sombra e água fresca. Literalmente.
Um pequeno arroio corre pelo parque e os visitantes aproveitam o ambiente para fugir do calor e descansar. Alguns – como nós – colocam cadeiras de praia no córrego para aumentar o contato com a natureza.
Jogar conversa fora embaixo das árvores e com os pés dentro d’água já estava sendo ótimo. E melhorou ainda mais depois que decidimos comprar uma cuca de ricota, chocolate e doce de leite recém saída do forno ali mesmo no Jorge Kuhn. A gastronomia germânica é um dos pontos fortes de toda a região.
OS MIRADORES
Em outro fim de semana, decidi por algo com mais adrenalina com minha moto. Para quem encara um chão batido, há dois miradores que valem a pena ser conhecidos. O Edgar Michaelsen, a 356 metros sobre o nível do mar, fica a menos de três quilômetros da BR-116 (sendo dois deles de estrada de terra). Ele é popularmente conhecido como o mirante de Picada Café.
Outro ponto com vista panorâmica é o Morro do Vento. Ele fica mais ao norte, também a três quilômetros da BR-116 (uns 2,5 sem asfalto). É cobrada uma entrada de R$ 5 por pessoa para apreciar a paisagem. Há uma pista de voo livre no local.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA:
Parabéns Rafa, adorei o artigo, continue nos orientando sobre estes lugares lindos. Obrigada
Bjs
Que bom que tu gostaste, Claudia! Bjs
Gente, que blog maravilhoso é esse! Por favor pode me levar embora mexxxmo! Rs
Adorei o post, fiquei babando nas fotos. Parabéns, prazer conhecer seu blog.
Um bejjo e sucesso.
http://www.esteticando-se.com
Valeu, Emanuelly! Vou lá visitar o teu agora! Bjsss
Picada Café é onde passamos sempre que vamos á Gramado e Canela, não sei se tu já provou o queijo e os pães desse parque, mas nós levamos até uma sacola térmica pra sempre que passarmos por aí levar muita coisa boa pra casa, lugar divino esse, parabéns pelo post!
Só provamos a cuca, e estava uma delícia. Boa ideia de levar sacola térmica! Vou adotar a estratégia! Brigada pela dica!
Gosto muito de descobrir lugares novos que saem do lugar comum onde todo mundo vai. Gosto dos artigos que vcs publicam compartilhando experiências.
Oi, Luiza. Que bom que tu gosta dos nossos posts. Descobrir lugares fora do comum é demais, né? Beijos