Nova Petrópolis, na Região das Hortências, fica a menos de 100 quilômetros de Porto Alegre. O caminho é todo pela BR-116, cruzando um trecho da belíssima Rota Romântica. Com uma população próxima dos 20 mil habitantes, a cidade tem opções de turismo urbano, natural, gastronômico (com culinária germânica) e comercial (sendo a malharia seu forte).
O CENTRO DE NOVA PETRÓPOLIS
No centro está o emblema de Nova Petrópolis: o labirinto verde. A atração gratuita foi inaugurada em 1989 e agrada a crianças e adultos. A estrutura em circulo é formada por corredores de ciprestes de aproximadamente dois metros de altura que levam a caminhos sem saída ou ao elevado central em um percurso de 300 metros. Ela tem 26 metros de diâmetro.
O labirinto fica ao lado da rua coberta, na Praça das Flores, cujo nome oficial é Praça da República. Nela está o centro de informações turísticas do município que se autointitula Jardim da Serra Gaúcha, devido a sua paisagem repleta de plátanos, pinheiros e flores.
O espaço conta com chimarródromo, que dispõe de água quente e tomada gratuitos para os visitantes. Um pequeno painel resume a história de como o chimarrão, originalmente preparado pelos índios guaranis, foi incorporado ao dia a dia dos gaúchos.
No mesmo largo, foi instalado o monumento Força Cooperativa. Ele marca os cem anos da criação da primeira cooperativa de crédito do Brasil. Tal feito fez com que Nova Petrópolis conquistasse o título de Capital Nacional do Cooperativismo. A escultura de 2002 representa os três ideais dos cooperativistas: trabalho, união e força cooperativista.
A 500 metros da praça encontra-se o Parque Aldeia do Imigrante. A entrada custa R$ 10 e o visitante pode conhecer casas no estilo enxaimel replicando um vilarejo entre os anos de 1870 e 1910. Há um lago e bastante mata nativa no espaço criado em 1985.
O PINHEIRO MULTISSECULAR
Na localidade de Linha Imperial, a pouco mais de sete quilômetros do centro, pela ERS-235, está a entrada para o Pinheiro Multissecular. O acesso tem um trecho de mais ou menos 500 metros de chão batido. Uma caminhada de uns cinco minutos leva até a árvore de 45 metros de altura. Para abraçá-la por completo, são necessários sete adultos de mãos dadas. Especula-se que ela tenha mais de 500 anos de vida.
O MORRO MALLAKOFF
O Morro Mallakoff fica a aproximadamente 20 quilômetros do centro – alguns deles em chão batido após a entrada da ERS-235. A estradinha dá toda a volta no monte. Seus paredões de pedra basáltica têm mais de cem metros de altura. Também é possível fazer trilhas e escalá-lo.
O NINHO DAS ÁGUIAS
A oito quilômetros a noroeste do centro localiza-se o Ninho das Águias, com acesso pela BR-116. O mirante natural a 720 metros de altitude cobra uma entrada de R$ 10. De lá, tem-se uma visão panorâmica da região e do Vale do Caí.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA:
2 comentários Adicione o seu