A famosa Cartagena de Índias entrou na minha vida por acaso, durante um intercâmbio social lá, e nunca mais saiu. Sempre que alguém fala da cidade – e as pessoas falam cada vez mais dela – bate uma nostalgia e estufo o peito para dizer “morei lá por um mês”. Situada na costa caribenha da Colômbia, Cartagena encanta os visitantes principalmente pela arquitetura colonial e pela atmosfera do centro histórico, conhecido como ciudad amurallada.
Considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, a capital do departamento Bolívar foi onde Gabriel García Márquez começou a carreira. O escritor mantinha uma casa na cidade, ambientou algumas de suas histórias lá e hoje suas cinzas estão depositadas em um dos campi da Universidad de Cartagena. Apenas essa forte ligação com Gabo seria suficiente para que a visita valesse a pena. Mas a cidade oferece mais.
os bairros da ciudad amurallada
As ruas da parte histórica (que contempla os bairros Centro, San Diego e Getsemaní – o último, fora das muralhas) convidam o turista para caminhar pelas ruas e calçadas estreitas sem pressa e sem mapa enquanto contempla as antigas casas coloridas e com varandas. Se perder na ciudad amurallada é uma obrigação. Quando menos se espera, o viajante descobre uma praça ou cantinho charmoso onde uma palenquera expõe sua mercadoria.
Essas mulheres são negras que transportam na cabeça bacias carregadas de frutas e, em geral, se vestem com roupas típicas coloridas. Descendentes de escravos, elas são moradoras do quilombo San Basilio de Palenque, a 50 quilômetros de Cartagena. Para comercializar seus produtos, se posicionam em lugares com concentração de turistas, como nos arredores da Plaza de los Coches.
O largo é um dos pontos de encontro da cidade. Uma estátua de Pedro Heredia, que, em 1533, fundou Cartagena, está localizada na praça. Ela é adjacente à Torre del Reloj, famoso cartão-postal da cidade. O arco no meio da estrutura de 30 metros é a principal entrada para o centro histórico.
VEJA TODOS OS POSTS SOBRE CARTAGENA
A construção integra os 11 quilômetros da muralha que circunda a parte mais antiga da cidade. Em alguns trechos é possível caminhar pelo muro do século 16 que protegia Cartagena de ataques. No fim da tarde, turistas se amontoam em cima da grossa parede para assistir ao pôr do sol.
As praias
Além da parte histórica, Cartagena também é conhecida por estar na beira do Mar do Caribe. Mas se decepciona quem busca a cidade procurando águas cristalinas. Mas, para quem vê o oceano e não consegue ficar sem dar um mergulho, existem algumas opções. Bocagrande é uma das praias mais badaladas da cidade e Playa Blanca é opção para quem prefere um cenário mais bucólico.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA:
Olá! Eu tenho pensado muito sobre Cartagena! Então imagina a minha alegria ao visitar o blog e descobrir que tem posts sobre lá! Vou ler todos:) Também adorei a dinâmica do blog! Muito bom! Beijos!
Legal, Kessia! Vamos nos acompanhando e aprendendo com nossos posts! 🙂