Com seus 1,3 milhões de habitantes, Rosario é a terceira cidade mais povoada da Argentina e a primeira da província de Santa Fe. “Rosario siempre estuvo cerca” e sempre quis conhecê-la por ser terra natal Fito Páez, um músico que gosto muito e abriu meus ouvidos para o rock argentino.
Canções suas fazem referência ao município e alguns clipes foram gravados lá. O que eu queria ver primeiro era o Río Paraná, em função do versos “Es que me hace tan bien, no lo puedo explicar, dar mil vueltas por Rosario, pegadito al Paraná“.
O RiO PARANÁ
O Río Paraná é um dos mais importantes do mundo. Ele começa no Brasil, passa pela fronteira com o Paraguai e Argentina e desemboca do Río de La Plata. Para Rosario, a importância do fluxo d’água, além de logística, é lúdica.
Em frente à cidade, no meio do rio, há uma ilha (que pertence à província de Entre-Ríos). Há lanchas que fazem o trajeto. Consegui fazê-la remando em uma canoa junto com o amigo de um amigo. Cruzar as águas marrons do Paraná com a força dos próprios braços (principalmente os dele… hehe) foi emocionante. Deixamos a embarcação em um dos paradouros e curtimos a tarde ensolarada tomando banho de sol e de rio. Voltamos durante um lindo entardecer.
OS PARQUES
Na beira do rio há agradáveis parques, onde os rosarinos e visitantes vão para fazer exercícios, relaxar e passear com os mascotes. Os mais populares são o Parque Urquiza, o Parque España e o Parque de las Colectividades – em todos eles é comum ir à noite para tomar mates ou fazer piqueniques.
O MONUMENTO A LA BANDEIRA
A atração mais famosa do município fica entre o Urquiza e o España, também na beira do Paraná. O Monumento Nacional a la Bandera foi construído no local onde se levantou a bandeira da independência pela primeira vez.
O General Manuel Belgrano foi um dos responsáveis pelo acontecimento e a ideia era que esse lugar fosse seu mausoléu, mas ele acabou sendo enterrado em Buenos Aires, de acordo com o que havia pedido em seu testamento. Há uma sala das bandeiras, onde estão expostos os estandartes dos países latinoamericanos.
O PARQUE INDEPENDENCIA
Outro lugar relacionado à liberação da Argentina da coroa espanhola é o Parque de la Independencia. Ele foi aberto em 1910, quando o acontecimento histórico completou cem anos. Há muita área verde e um lago com pedalinhos. O estádio do time Newell’s Old Boys fica nas dependências do parque.
o boulevard oroño e a avenida pellegrini
O Independencia se localiza na esquina do Boulevard Oroño e da Avenida Pellegrini, duas vias muito importantes da cidade. Além do fluxo de veículos, o de pedestres e ciclistas também é intenso. Muitos deles buscam bares e sorveterias espalhadas por essas ruas (Rosario é a Capital Nacional do Sorvete Artesanal).
LORDS RIDERS
Apaixonados por motos têm um lugar especial em Rosario. O Lord’s Riders (Vera Mujica, 992) é um moto café, bar e loja de acessórios motociclísticos. O cardápio varia de acordo com os eventos, assim como os horários. Em geral, eles estão abertos nas quintas, sextas e sábados das 12h às 22h.
ROSARIO E CHE GUEVARA
Ernesto Guevara de la Serna nasceu em Rosario em 1928, mas, em função da umidade de sua terra natal, aos quatro anos sua família se mudou a província de Córdoba, pois ele sofria de asma. Rosario prestou uma homenagem ao seu filho mundialmente conhecido com uma praça e uma estátua.
* A refeição no LordsRiders foi uma permuta com o Me Leva Embora Estrada Afora – comida e bebida em troca de um post no blog. As opiniões contidas no texto são independentes e baseadas na experiência que tive lá. Os horários indicados no post podem variar.*
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA:
Um comentário Adicione o seu