Caxias do Sul: Estrada da Uva + cachoeira e gruta

caxias do sul
A cachoeira e gruta da Conceição fica no interior de Caxias do Sul

Caxias do Sul é uma das cidades mais importantes do Sul do Brasil. A 130 quilômetros de Porto Alegre, tem a segunda maior população do Rio Grande do Sul – atrás apenas da Capital -, com aproximadamente 500 mil habitantes. O município da Serra Gaúcha tem tanto atrações urbanas como rurais.

A ESTRADA PARA CAXIAS DO SUL

Para aproveitar melhor as belezas naturais e a tranquilidade do interior, escolhi fazer um caminho alternativo. Tomei a BR-116 por uns 30 quilômetros entre Porto Alegre e São Leopoldo, onde peguei a ERS-240 por uns 13 quilômetros até Portão e uns 28 quilômetros pela ERS-122 até Bom Princípio.

caxias do sul
Charmosas construções estão na entrada de Vale Real

Aí cheguei na estrada que eu realmente queria, os cerca de 20 quilômetros pela ERS-452 até Vale Real. Um caminho cheio de morros verdes. O plano original da viagem não era ir a Caxias do Sul, e sim, a Bento Gonçalves. Então, o GPS indicou a rota até lá.

caxias do sul
Parreiras fazem parte da paisagem da Estrada da Uva

E foi uma das mais agradáveis surpresas que já tive passeando pelo Estado. Foram mais ou menos 20 quilômetros pela Estrada da Uva. Alguns trechos eram asfaltados, mas a maioria era de chão batido. A estrada passava ao lado de parreirais (sem uvas, por causa da época) e via-se morros verdes e vales. Um carinho para os olhos e para a alma.

CACHOEIRA E GRUTA DE CONCEIÇÃO DA LINHA FEIJÓ

Dez quilômetros antes de chegar ao centro de Caxias do Sul e a cerca de 300 metros da Estrada da Uva, o GPS mostrava a cascata da Linha Feijó. Arrisquei ir até lá na melhor decisão do dia. Conhecida como cascata e gruta da Conceição, a gruta de Nossa Senhora de Lurdes foi inaugurada em 1943, na localidade de Conceição da Linha Feijó.

caxias do sul
A cascata e a gruta podem ser vistas sem nada de caminhada

O acesso é gratuito e fácil. A estrada é de chão batido, mas sem grandes desafios. Ao aproximar-se da atração, é preciso estacionar o veículo e continuar a pé – somente moradores podem seguir. Do alto, enxerga-se parte da queda d’água e da gruta.

caxias do sul
É possível chegar bem perto da cascata depois de uma breve caminhada

A caminhada para vê-la de frente não demora mais de 10 minutos para descer (e um pouco mais para subir). A maior parte da trilha é de concreto, mantida pelos amigos da gruta. Há pequenas partes de solo de terra, mas bem mantido.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

2 comentários Adicione o seu

  1. Bak que cachoeira linda, essa não conhecemos, vamos ter que visitar ! Belo post!

  2. melevaemboraestradaafora diz:

    Siiiim, Sarah. É linda e fácil de chegar! Tem que conhecer mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.