São Lourenço do Sul

são lourenço do sul
O letreiro de São Lourenço do Sul fica na Praia das Nereidas

São Lourenço do Sul fica a apenas 200 quilômetros de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Situada na beira da Lagoa dos Patos, a maior laguna da América do Sul, é um destino ideal para os que buscam contato com a natureza, tranquilidade e até pitadas de história. Ele faz parte da região turística chamada de Costa Doce, que engloba 23 municípios gaúchos.

AS PRAIAS DE SÃO LOURENÇO DO SUL
são lourenço do sul
A Praia da Barrinha parece ser a mais procurada para o banho

O que mais me encantou em São Lourenço do Sul foram as praias. Na Barrinha, dezenas de locais e turistas praticam esportes aquáticos como Stand Up Paddle, Kitesurf e Windsurf. Há aluguel dos equipamentos e aulas das modalidades. Uma prancha de SUP custa, em média, R$ 25 por 30 minutos. Me pareceu o local mais agradável para entrar na água.

são lourenço do sul
O hotel na Praia das Nereidas tinha uma excelente vista

Na Nereidas, onde me hospedei, está o letreiro da cidade. Há lanchonetes, pizzarias e sorveterias na Avenida Getúlio Vargas, a via da orla. Na Ondinas não há tráfego de veículos motorizados e os pedestres têm um calçadão só para si. Em todas elas é possível banhar-se, apesar de algumas pedras, que podem dificultar a locomoção dentro da lagoa em determinados pontos.

são lourenço do sul
A Praia das Ondinas é um ótimo para admirar o pôr do sol
OS PASSEIOS

Para conhecer melhor a cidade de 45 mil habitantes, há algumas opções de passeios. Há um trenzinho que dá uma volta na orla, uma escuna que leva turistas pela Lagoa dos Patos e, para os mais independentes, há bicicletas para alugar.

O Passaporte Turístico é uma excelente iniciativa da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul. Diversos estabelecimentos dão descontos para os visitantes que tiverem em mãos o livreto distribuído gratuitamente no Centro de Apoio ao Turista, na orla da Praia das Nereidas. Carimbos podem ser colecionados e trocados por brindes.

A HISTÓRIA
são lourenço do sul
A Fazenda do Sobrado é parte da história da Guerra dos Farrapos

No passaporte estão incluídas algumas atrações do Caminho Pomerano. A rota turística conta a história dos imigrantes da Pomerânia (entre as atuais Alemanha e Polônia) que vieram para o Brasil em 1858. Seus descendentes ainda preservam a tradição do seu povo, especialmente na gastronomia – o peito de ganso defumado é uma das iguarias mais deliciosas da região.

São Lourenço do Sul também tem ligação com a Guerra dos Farrapos. Os líderes da Revolução Farroupilha se reuniam na Fazenda do Sobrado, propriedade de Don’Anna, irmã de Bento Gonçalves. A construção de 1790 também serviu de abrigo para Giuseppe Garibaldi, que fugia da Armada Imperial. As visitas são realizadas mediante agendamento prévio.

são lourenço do sul
Uma figueira, árvore comum na Costa Doce, enfeita a Fazenda do Sobrado

O casarão – e a bela figueira em frente a ele – fica do outro lado do Canal São Lourenço. As margens desse curso d’água são agradáveis para pesca ou caminhadas observando as embarcações ali ancoradas. Para quem gosta de explorar áreas inóspitas, próximo ao canal há diversos imóveis abandonados, que criam um visual interessante para a zona.

são lourenço do sul
Barcos – alguns novos, outros nem tanto – ficam ancorados no Canal São Lourenço

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Um comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.