São Lourenço do Sul fica a apenas 200 quilômetros de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Situada na beira da Lagoa dos Patos, a maior laguna da América do Sul, é um destino ideal para os que buscam contato com a natureza, tranquilidade e até pitadas de história. Ele faz parte da região turística chamada de Costa Doce, que engloba 23 municípios gaúchos.
AS PRAIAS DE SÃO LOURENÇO DO SUL
O que mais me encantou em São Lourenço do Sul foram as praias. Na Barrinha, dezenas de locais e turistas praticam esportes aquáticos como Stand Up Paddle, Kitesurf e Windsurf. Há aluguel dos equipamentos e aulas das modalidades. Uma prancha de SUP custa, em média, R$ 25 por 30 minutos. Me pareceu o local mais agradável para entrar na água.
Na Nereidas, onde me hospedei, está o letreiro da cidade. Há lanchonetes, pizzarias e sorveterias na Avenida Getúlio Vargas, a via da orla. Na Ondinas não há tráfego de veículos motorizados e os pedestres têm um calçadão só para si. Em todas elas é possível banhar-se, apesar de algumas pedras, que podem dificultar a locomoção dentro da lagoa em determinados pontos.
OS PASSEIOS
Para conhecer melhor a cidade de 45 mil habitantes, há algumas opções de passeios. Há um trenzinho que dá uma volta na orla, uma escuna que leva turistas pela Lagoa dos Patos e, para os mais independentes, há bicicletas para alugar.
O Passaporte Turístico é uma excelente iniciativa da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul. Diversos estabelecimentos dão descontos para os visitantes que tiverem em mãos o livreto distribuído gratuitamente no Centro de Apoio ao Turista, na orla da Praia das Nereidas. Carimbos podem ser colecionados e trocados por brindes.
A HISTÓRIA
No passaporte estão incluídas algumas atrações do Caminho Pomerano. A rota turística conta a história dos imigrantes da Pomerânia (entre as atuais Alemanha e Polônia) que vieram para o Brasil em 1858. Seus descendentes ainda preservam a tradição do seu povo, especialmente na gastronomia – o peito de ganso defumado é uma das iguarias mais deliciosas da região.
São Lourenço do Sul também tem ligação com a Guerra dos Farrapos. Os líderes da Revolução Farroupilha se reuniam na Fazenda do Sobrado, propriedade de Don’Anna, irmã de Bento Gonçalves. A construção de 1790 também serviu de abrigo para Giuseppe Garibaldi, que fugia da Armada Imperial. As visitas são realizadas mediante agendamento prévio.
O casarão – e a bela figueira em frente a ele – fica do outro lado do Canal São Lourenço. As margens desse curso d’água são agradáveis para pesca ou caminhadas observando as embarcações ali ancoradas. Para quem gosta de explorar áreas inóspitas, próximo ao canal há diversos imóveis abandonados, que criam um visual interessante para a zona.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA:
Muito legal Rafaela.
Que bom que gostaste de nossa “Pérola da Lagoa”.
Muito interessante tuas referências e comentários sobre São Lourenço do Sul.