San Lorenzo + Rafaela

san lorenzo
San Lorenzo fica nas margens do Rio Paraná

Uma das principais províncias da Argentina é Santa Fe. Em 2020, na minha viagem de moto entre o Atlântico ao Pacífico, voltei para Santa Fe e Rosario. No caminho entre as duas, visitei San Lorenzo, um município histórico.

SAN LORENZO
san lorenzo
San Martín é homenageado em San Lorenzo

A Batalha de San Lorenzo aconteceu em 3 de fevereiro de 1813, durante o processo de independência, e alguns a consideram o nascimento da pátria Argentina. Essa foi a primeira vitória de José de San Martín (naquele momento, ainda coronel) sobre as tropas espanholas junto ao seu regimento de Granaderos a Caballo. Também foi a única batalha liderada pelo prócer em solo argentino.

Foram apenas 15 minutos de combate em San Lorenzo, que resultaram 55 mortos: 15 granaderos e 40 realistas. O regimento liderado por San Martín passou a ter mais prestígio, preparação e recursos nesse momento. O grupo, anos depois, formaria o Ejército de los Andes, que cruzou a Cordilheira em defesa da liberdade.

O CAMPO DE LA GLORIA
san lorenzo
O Combate de San Lorenzo se deu no Campo de la Gloria

O Campo de la Gloria, onde aconteceu o enfrentamento de San Lorenzo, hoje é um agradável parque. Há um monumento em homenagem a San Martín e aos caídos nesse conflito. Todos os dias, os granaderos locados no Convento San Carlos Borromeo, em frente ao parque, colocam a bandeira argentina no mastro no começo do dia e a retiram no final.

san lorenzo
Os granaderos retiram a bandeira todos os dias
O CONVENTO SAN CARLOS

San Lorenzo começou a ser povoada em 1720 pela Companhia de Jesus, que criou ali uma estância, cujo um dos postos de chamava San Lorenzo – provavelmente em homenagem a San Lourenço Mártir, santo espanhol. Quando a Ordem Jesuítica é explusa dos reinos da Espanha e de suas colônias, em 1768, as terras se tornam públicas.

san lorenzo
O Convento San Carlos foi importante na Batalha de San Lorenzo

Em 1780 chegam os franciscanos e instalam um centro de operações chamado Colegio San Carlos. Ele foi transladado em 1796 para o convento atual. Ali San Martín escondeu o exército que surpreendeu os espanhóis quando desembarcaram em San Lorenzo pelo Rio Paraná, vindos de Montevidéu (capital do Vice-Reino do Rio da Prata na época). O espaço também serviu de hospital de guerra para atender aos feridos da Batalha de San Lorenzo.

O RIO PARANÁ

O Paraná é um dos rios mais importantes da Argentina. Ele é fundamental para a logística do país. Além disso, é parte significativa no lazer dos litoraleños (moradores da região do Litoral, localizada nas margens do rio). Em San Lorenzo há uma pequena praça, onde está exposto um avião da Força Aérea. Uma estrutura para pedestres e ciclistas foi construída próxima ao curso d’água, mas ela caiu em uma enchente.

RAFAELA
rafaela
Fui a Rafaela para tirar fotos em placas com meu nome

Em 2017, passei 10 dias na província de Santa Fe, entre os municípios mais importantes: Rosario, Santa Fe e Rafaela. O último eu queria conhecer somente para tirar foto em alguma placa com meu nome, mas acabei encontrando uma cidade rica, limpa, tranquila e cheia de clubes esportivos.

QUE TAL CONHECER MAIS DA ARGENTINA? ESSE POST DO WORLD BY 2 FALA DE BARILOCHE

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.