Rosario + Santa Fe + Rafaela

Santa Fe
Santa Fe é a capital da província homônima e o letreiro é referência na cidade

Uma das principais províncias da Argentina é Santa Fe. Passei 10 dias nessa parte do país, entre os municípios mais importantes: Rosario, Santa Fe e Rafaela. O último eu queria conhecer somente para tirar foto em alguma placa com meu nome, mas acabei encontrando uma cidade rica, limpa, tranquila e cheia de clubes esportivos. O objetivo maior da visita aos outros dois destinos não era turístico, e sim, cultural. A banda uruguaia El Cuarteto de Nos, que está entre as minhas preferidas, tocou em uma sexta-feira de agosto em Rosario e no dia seguinte em Santa Fe.

Bienvenids a mi ciudad! (Rafaela, Argentina 🇦🇷)

A post shared by Me Leva Embora Estrada Afora (@melevaemboraestradaafora) on

ROSARIO

Com seus 1,2 milhões de habitantes, Rosario é a cidade mais povoada da província. “Rosario siempre estubo cerca” e sempre quis conhecê-la por ser terra natal Fito Páez, um músico que gosto muito. Canções suas fazem referência ao município e alguns clipes foram gravados lá. O que eu queria ver primeiro era o Río Paraná, em função do versos “Es que me hace tan bien, no lo puedo explicar, dar mil vueltas por Rosario, pegadito al Paraná“.

Rosario
O município de Rosario se formou a oeste do leito do Río Paraná
O RiO PARANÁ

O Río Paraná é um dos mais importantes do mundo. Ele começa no Brasil, passa pela fronteira com o Paraguai e Argentina e desemboca do Río de La Plata. Para Rosario, a importância do fluxo d’água, além de econômica, é lúdica. Na beira do rio há agradáveis parques, onde os rosarinos e visitantes vão para fazer exercícios, relaxar e passear com os mascotes.

Rosario
A visão que se tem do centro de Rosario são os fundos do Monumento a la Bandera

A atração mais famosa do município fica perto do Paraná. O Monumento Nacional a la Bandera foi construído no local onde se levantou a bandeira da independência pela primeira vez. O General Manuel Belgrano foi um dos responsáveis pelo acontecimento e a ideia era que esse lugar fosse seu mausoléu, mas ele acabou sendo enterrado em Buenos Aires, de acordo com o que havia pedido em seu testamento. Há uma sala das bandeiras, onde estão expostos os estandartes dos países latinoamericanos.

Rosario
O centenário da independência foi comemorado com a inauguração do parque em Rosario

Outro lugar relacionado à liberação da Argentina da coroa espanhola é o Parque de la Independencia. Ele foi aberto em 1910, quando o acontecimento histórico completou cem anos. Ao lado do lago, há uma placa indicando que Che Guevara frequentava o largo. Ernesto Guevara de la Serna nasceu em Rosario em 1928, mas, em função da umidade de sua terra natal, aos quatro anos sua família se mudou a província de Córdoba, pois ele sofria de asma. Rosario prestou uma homenagem ao seu filho mundialmente conhecido com uma praça e uma estátua.

Rosario
Uma escultura do líder revolucionário Che Guevara foi instalada em Rosario, cidade onde nasceu
SANTA FE

Santa Fe também fica na beira do Paraná. Assim como Rosario, o calçadão e as praças nas suas margens deixam a área mais agradável. Há um farol, uma ponte e um letreiro com o nome da cidade na região do rio. A qualidade de suas águas é conhecida em todo o país e fez com que o município fosse ideal para a instalação de cervejarias.

Santa Fe
As margens do Paraná são ideais para relaxar em um dia de sol, especialmente aos fins de semana
A CERVEJARIA SANTA FE

Na Cerveceria Santa Fe é possível fazer uma visita guiada para aprender sobre a produção. De terça a domingo, às 16h, a empresa oferece um tour em que leva os turistas por alguns setores da fábrica. No começo, há um vídeo introdutório de cerca de 10 minutos sobre a história da cervejaria, de seu primeiro mestre cervejeiro, Otto Schneider, e sobre o processo de produção.

Santa Fe
O cervejoduto aéreo da cervejaria Santa Fe transporta a bebida da fábrica ao pátio cervejeiro

A capacidade máxima da indústria é 1,6 milhões de litros diários, que podem ser de 11 marcas diferentes. Na saída do passeio, o visitante ganha uma sacolinha com duas latas, uma da cerveja Santa Fe e uma da Schneider, além de um vale para tomar um liso (pequeno copo da bebida, tradicional na cidade) no pátio cervejeiro. Um cervejoduto leva o líquido dos barris da fábrica direto para a torneira desse bar.

Santa Fe
O Parque Biblioteca de la Constituición ainda está sendo contruído e tem pouco movimento

Assim como muitos municípios argentinos, Santa Fe conta com uma Manzana Jesuítica. No Colegio Inmaculada, Jorge Bergoglio, o papa Francisco, trabalhou por um tempo. Há ainda outra igreja por ali, na Plaza de las Tres Culturas, uma área verde repleta de construções históricas. A praça fica ao lado do Lago Sur, ao redor do qual pode-se passear de bicicleta. Também dá para ir de bici até o Parque Biblioteca de la Constitución.

Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *