São Francisco de Paula: Parque das 8 Cachoeiras

parque das 8 cachoeiras
A Gêmeas Gigantes fica no Parque das 8 Cachoeiras

São Francisco de Paula é o destino gaúcho ideal para quem gosta de trilhas e contato com a natureza. São muitos os complexos turísticos em que os visitantes podem se banhar em quedas d’água. Um dos mais conhecidos é o Parque das 8 Cachoeiras.

O PARQUE DAS 8 CACHOEIRAS

O Parque das 8 Cachoeiras se localiza a apenas três quilômetros do lago São Bernardo, maior atrativo de São Chico. Somente uma parte desse trajeto é de chão batido, o que não oferece grandes problemas a carros nem motos. A entrada custa R$ 25 por pessoa e o estacionamento está incluso neste valor. O horário de funcionamento é das 8h30 às 18h30.

lago são bernardo
O lago é um excelente lugar para passar o fim de tarde

São quatro os roteiros disponíveis no parque. No Roteiro 1, de nível fácil, estão as cachoeira do Remanso e da Escondida. No Roteiro 2, de dificuldade média, ficam as cachoeiras da Neblina e da Ronda. As cachoeiras dos Pilhões e Ravina fazem parte do difícil Roteiro 3. Já no Roteiro 4 se pode visitar as cachoeiras do Quatrilho, por um caminho de nível médio, e das Gêmeas Gigantes, por uma trilha difícil.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE CACHOEIRAS

Foi essa última que eu e quatro outros amigos visitamos no meu primeiro passeio durante a pandemia de coronavírus. O parque estava aberto, apenas com restrição de visitantes. Cruzamos com três ou quatro grupos na trilha. Sempre que nos aproximávamos de outras pessoas, eu colocava a máscara, mas o resto do tempo fiquei sem a proteção, pois cansei bastante na caminhada e ela atrapalhava minha respiração.

O banho é permitido na Gêmeas Gigantes
A CACHOEIRA DAS GÊMEAS GIGANTES

Somente os esforçados têm o privilégio de conhecer os 98 metros da cachoeira das Gêmeas Gigantes. O limite de horário para iniciá-la é ao meio-dia. O percurso de ida e volta tem mais de dez quilômetros e demora mais de cinco horas para ser realizado.

Isso porque o trajeto inclui 22 travessias do arroio Malakow – que enche rapidamente no caso de precipitação. Por causa do risco, ela não pode ser feita em dias de chuva. Caso comece a chover no meio do caminho, a indicação é retornar imediatamente.

LEIA AQUI O POST SOBRE BOAS PRÁTICAS EM TRILHAS

São 319 metros de desnível de subida e 237 de desnível de descida. A caminhada começa no estacionamento do Parque das 8 Cachoeiras, a 660 metros de altitude, e termina na queda d’água, a 745 metros. Na trilha há de se sobrepor incontáveis pedras e árvores caídas, além de subir e descer escadas de ferro precárias.

parque das 8 cachoeiras
É importante ter muito cuidado ao atravessar o arroio

No fim da trilha, a cachoeira aparece e faz o esforço valer a pena. Há um espaço para sentar no chão e lanchar. Encarei o banho, apesar da água gélida (cheguei a ter um espasmo e ficar com falta de ar ao mergulhar por causa da diferença de temperatura).

parque das 8 cachoeiras
O banho é delicioso – para quem encara a água gelada

Demoramos duas horas e meia para ir e, devido ao cansaço, três e meia para voltar (mea culpa: eu era a mais despreparada e atrasei o grupo no retorno – achei que não aguentaria os últimos quilometros tamanha exaustão).

O CAMINHO DESDE PORTO ALEGRE
estrada
O limite de velocidade na ERS-020 é 80km/h, mas muitas vezes é preciso pilotar abaixo disso

Para quem está Porto Alegre e pretende fazer bate-volta, o ideal é sair antes das 8h. O caminho até São Chico é fácil. Para mim, a melhor opção é pegar a FreeWay (BR-290), tomar a saída da ERS-118 no sentido ao centro de Gravataí, percorrer seis quilômetros pela estrada Rincão da Madalena, entrar à direita na ERS-020 e seguir 80 quilômetros nessa rodovia com curvas e de pista simples até o destino final.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA de PORTO ALEGRE AO PARQUE DAS 8 CACHOEIRAS:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.