Córdoba: Free Walking Tour La Docta

Free walking tour la docta
Os anéis fazem parte da identidade visual da Plaza del Bicentenário, em Córdoba

Pelo tamanho e pela quantidade de atrações de Córdoba, na Argentina, a empresa que organiza free walking tours na cidade decidiu dividir os passeios em dois. O free walking tour La Docta da manhã percorre o centro e o da tarde, os bairros estudantil e boêmio.

LEIA SOBRE O FREE WALKING TOUR NO CENTRO DE CÓRDOBA

Às 17h, o grupo se reúne em frente ao Palacio Ferreyra. Éramos sete turistas e o guia Mariano passava as informações em espanhol e em inglês. Ele começou falando sobre a companhia em que trabalhava, que oferece os passeios há dois anos e meio, sobre o município, sua história e seus 1,5 milhões de habitantes.

OS MUSEUS DA PRAÇA ESPANHA

Ainda em frente ao Palacio Ferreyra, aprendemos que essa mansão foi do cirurgião Martín Ferreyra, cuja neta, Carmen, namorou com Che Guevara nos anos 1950.  Atualmente o espaço inaugurado em 1919 serve como o Museo Superior de Bellas Artes Evita. A entrada custa 20 pesos (menos de R$ 5) e vale também para o Museo Caraffa e para o Palacio Dionisi. Esses são espaços culturais que ficam nas proximidades, ao redor da Plaza España.

O Palácio Dionisi hoje serve de museu da fotografia

O Dionisi é da década de 1920 e foi residência do ginecologista Humberto Dionisi, que diagnosticou o câncer de Eva Perón. Ali funciona o Museo Provincial Palacio Dionisi, dedicado à fotografia. Já o Caraffa (Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa) foi erguido em 1916 especificamente para ser um museu. Isso significa que a incidência de luz natural e disposição das salas foi especialmente calculada.

O prédio do Caraffa foi planejado para ser um museu

O urso que se vê no seu pátio foi planejado para a Puente Antártida, mas, como não há esse animal na Antártida argentina, ele não foi instalado lá, foi colocado em vários lugares do município e finalmente terminou no Museo Emilio Caraffa (MEC).

A PLAZA E O FARO DEL BICENTENÁRIO

View this post on Instagram

Sábado de verão em Córdoba

A post shared by Me Leva Embora Estrada Afora (@melevaemboraestradaafora) on

Assim como em várias cidades do país, foram feitas muitas coisas para lembrar os dois séculos desde a primeira junta da independência do país, em 1810. Na Plaza del Bicentenário o guia do free walking tour La Docta explicou brevemente como foi o processo para que a Argentina não fosse mais uma colônia espanhola. Na praça estão 200 anéis coloridos, representando um fato importante de cada ano, especialmente significantes para Córdoba.

free walking tour la docta
O farol do bicentenário é um cartão-postal de Córboba

Outra construção para comemorar a data foi o Faro del Bicentenário. O curioso é que esse farol, o terceiro maior do mundo, com seus 102 metros, está localizado em uma cidade que não tem costa e está a cerca de 700 quilômetros do mar.

O PARQUE SARMENTO
free walking tour la docta
A vista da roda-gigante também é muito associada a Córdoba

Ambas as obras estão no Parque Sarmiento, o maior da cidade, inaugurado no início do século 19. Nele há ainda mais um monumento marcante, a roda-gigante conhecida como “vuelta al mundo”. Ela foi comprada da fábrica de Gustave Eiffel pela cidade de San Miguel de Tucumán e foi transferida para Córdoba. Contudo, a instalação não foi bem feita e ela só funcionou por pouco tempo. O parque também conta com uma mini pista de montain bike, onde se pode observar praticantes do esporte se aventurando em suas bicicletas.

A IGREJA DOS CAPUCHINOS

A umas cinco quadras do parque está uma das igrejas mais belas da cidade. A Iglesia del Sagrado Corazón (também chamada de “iglesia de los capuchinos”) pertence à ordem franciscana. Ela é tão linda que aqui o free walking tour La Docta fez uma pausa para que os visitantes possam conhecê-la por dentro. O guia explicou que um detalhe de uma das torres, que parece estar incompleta. Na verdade, ela foi feita assim, pois não poderia ser perfeita, já que nem o homem o é.

O FINAL DO FREE WALKING TOUR LA DOCTA
La Mona é um dos maiores artistas de cuarteto

Ao anoitecer, o tour chega à antiga prisão de mulheres. Ela que foi restaurada e transformada em um centro cultural e comercial, o Paseo del Buen Pastor. Ali há uma estátua do cantor Carlitos La Mona Jiménez, um dos grandes nomes do cuarteto, estilo musical típico de Córdoba.

free walking tour la docta
O show de águas no Paseo del Buen Pastor acontece a cada hora cheia de noite

À noite, a cada hora há um show de água e luzes em frente ao La Mona. É nesse clima festivo que a caminhada chega ao seu final, passando por uma movimentada feira de artesanatos e encerrando em um bar, onde todos entramos para comer, beber e conversar um pouco mais.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.