Um dos motivos pelos quais amo a Inglaterra é a música de lá. E um dos motivos pelos quais amo a música inglesa é uma banda chamada The Beatles. Muitos pontos de Liverpool, a cidade natal do quarteto, estão ligados ao grupo, principalmente ao início da carreira. É legal fazer o passeio com a discografia completa no MP3 ou no celular, para ouvir as canções inspiradas em cada lugar.
O rio mersey e a albert dock
Recomendo começar a visita a Liverpool pelas margens do Rio Mersey. Dá uma vontade de cantar “So ferry ‘cross the Mersey ‘cause this land’s the place I love and here I’ll stay” do Gerry and the Pacemakers. Aquela sensação de “ok, estou em Liverpool, berço do merseybeat, terra dos Beatles” te deixa nas núvens. A parada obrigatória do passeio pela beira do rio é a Albert Dock, um dos símbolos da cidade.
A beatles story
Nesse prédio fica a Beatles Story, uma exposição permanente sobre os garotos de Liverpool. São réplicas de ambientes que retratam diversos momentos do grupo: a redação do Mersey Beat, jornal dos anos 60 dedicado à musica da região do Mersey; a loja de discos e instrumentos musicais NEMS, de Brian Epstein; o lendário Cavern Club, onde os Beatles tocaram quase 300 vezes no começo da carreira; e o Casbah Club, onde se apresentaram mais de 40 vezes.
Além disso, o Fab4D mostra um curta animado cheio de efeitos especiais. Outras peças incluem um submarino amarelo, um painel com a capa do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, uma sala dos estúdios Abbey Road e mais espaços que contam a história de uma das maiores bandas do mundo. Antes de sair da exposição, o visitante passa por uma sala toda branca, onde, em cima de um piano, também branco, estão uma foto e um óculos de John Lennon. Dá um aperto no peito pensar em como essa história terminou.
A penny lane
Uma atração indispensável para beatlemaníacos é a Penny Lane, apesar dela ficar um pouco longe do centro de Liverpool. A canção mistura ficção e lembranças de Lennon e McCartney, que moravam naquela área. Alguns elementos da música estão presentes nas redondezas. Na famosa rua, está o Penny Lane Development Trust, centro comunitário onde se pode aprender sobre a região e comprar algumas lembrancinhas relacionadas à cidade e à banda. Entrando na Dovedale Road, se vê a escola infantil onde John Lennon e George Harrison estudaram.
Na Allerton Road, estão o banco (“on the corner is a banker with a motorcar, the little children laugh at him behind his back”) e o abrigo no meio da rotatória (“behind the shelter in the middle of a roundabout, a pretty nurse is selling poppies from a tray”). Também há uma barbearia um pouco mais acima na Church Road (“in Penny Lane there is a barber showing photograph of every head he’s had the pleasure to know”).
As casas de John e george
A menos de um quilômetro do colégio, está a casa onde John viveu com a mãe, Julia, até os cinco anos. Fica no nº9 da Newcastle Road. George também morava perto, na Arnold Grove, nº 12, onde nasceu e viveu até os sete anos. Conhecer a casa de qualquer um dos integrantes dos Beatles é meio surreal. Todas as vezes que passei na frente de alguma delas, imaginava os quatro ainda crianças, sem nem ideia de quem se tornariam: membros da maior banda de todos os tempos.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA:
Lugares mágicos os quais todos os fãs dos Beatles desejam ir…
Viagem inesquecível!
Com certeza, Sandra!