Medellín

Medell'i, Colombia. (Foto: Rafaela Ely)
Medellín é cheia de praças, parques e espaços de convivência, como a Plaza Botero

Uma cidade feita para as pessoas. Assim pode ser definida Medellín, na Colômbia. Depois de décadas sofrendo com o narcotráfico, principalmente com o Cartel de Medellín, liderado por Pablo Escobar, a capital do departamento de Antioquia começou a se reinventar na segunda metade dos anos 90 e hoje é referência em urbanismo.

a mobilidade em medellín
Medellín
O Metrocable permite que o turista tenha uma vista panorâmica da cidade

A mobilidade em Medallo (como também é conhecido o município) é exemplar. Além de ônibus e metrô (o único do país), BRTs e teleféricos integram o sistema de transporte público coletivo. Este último modal, inclusive, virou atração turística. Muitos viajantes usam os bondinhos do Metrocable para apreciar a vista aérea. A Linha L passa pelo Parque Biblioteca España e pelo Parque Arví.

O PARQUE DAS LUZES

Os parques com bibliotecas são algumas das atrações da cidade. No centro, próximo à sede do governo de Antioquia, está o Parque de las Luces e a Biblioteca EPM. Se eu tivesse mais tempo, ficaria a tarde toda dentro do edifício de arquitetura moderna e cercada de livros, CDs, DVDs e outras obras de arte.

O Parque de las Luces é uma das áreas revitalizadas de Medellín
O PARQUE DOS PÉS DESCALÇOS

A ida ao Parque de los Pies Descalzos também é um programa que vale a pena. A área possui um jardim zen em que as pessoas caminham sem sapatos pela areia (por isso, o nome). Crianças brincam em chafarizes e na cachoeira chamada de Puerta Urbana, formada por grandes colunas. Um bosque de bambus acrescenta ainda mais paz neste calmo e lúdico ambiente. Perto dali fica a Plaza Mayor, com banheiros públicos gratuitos e diversos restaurantes.

Medellín, Colombia. (Foto: Rafaela Ely)
A Puerta Urbana está localizada no Parque de los Pies Descalzos
O PARQUE DAS ESCULTURAS

Mais uma atração de acesso extremamente fácil é o Parque de las Esculturas. Nesse museu ao ar livre estão 23 grandes peças de bronze criadas e doadas pelo filho mais famoso da cidade, Fernando Botero. Por isso, o espaço também é conhecido como Plaza Botero.

A Plaza Botero é um bom lugar de descanso

O pintor e escultor também empresta o nome para o Museu Botero, denominação popular do Museu de Antioquia. Localizada na praça, a instituição exibe obras de artistas de renome internacional, como o próprio Botero, Rodin e Picasso.

OS PARQUES DO RIO

Outros espaços agradáveis para caminhadas são os Parques del Río. Essas são áreas verdes com na beira no Rio Medellín. Os caminhos são de concreto ou com pequenas passarelas, para não pisar nas plantas. Há placas que indicam as espécies de fauna e flora presentes. Também há um grande centro de convenções no local.

Parques del Río é uma opção de passeio em Medellín
O PUEBLITO PAISA

Nesse clima de passeio sem pressa, mais uma opção é o Pueblito Paisa, no Cerro Nutibara. Para quem vai a pé, são mais ou menos 10 minutos de subida até o topo. Paisas são os habitantes da região de Antioquia e outros departamentos próximos. O lugar procura reproduzir a cultura deste povo. Os imóveis dispostos ao redor de uma praça com uma fonte reproduzem a arquitetura de um povoado característico.

Medellín, Colombia. (Foto: Rafaela Ely)
O Pueblito Paisa é uma réplica da arquitetura de uma comunidade tradicional de Antioquia

O comércio nessa área sobrevive dos turistas e vende produtos típicos, como artesanato e doces. A gelatina de pata é um exemplo. A iguaria é feita a partir do cozimento da pata do gado, que solta uma substância gelatinosa. Então acrescenta-se leite, cravo, canela e açúcar. Confesso que não sabia quais eram os ingredientes e, talvez, se o soubesse, não teria encarado o potinho que comi.

Medellín, Colombia. (Foto: Rafaela Ely)
Gelatina de pata é um doce vendido no Pueblito Paisa, no Cerro Nutibara

O que me fez experimentar a sobremesa foi a maneira com que ela era feita. Um rapaz esticava, jogava, puxava a goma branca e aquilo parecia muito divertido. Era quase uma apresentação. Não resisti e comprei uma porção. O sabor é interessante, mas nada fenomenal.

Medellín, Colombia. (Foto: Rafaela Ely)
A gelatina de pata gera curiosidade
a bandeja paisa

Falando em comida, a Bandeja Paisa é o prato típico antioquenho. Tem arroz, feijão, ovo, banana, abacate, arepa, carne de gado e porco. A quantidade é abundante e o preço, acessível, algo em torno de COP 15.000 (na época, uns R$ 15). Eu estava sozinha e acabei pedindo só para mim, mas é uma porção que pode, tranquilamente, ser dividida para dois ou três.

Medellín
A Bandeja Paisa é o prato tradicional da região de Medellín
ALÉM DE MEDELLÍN

Por fim, depois de alguns dias em Medellín, aquela imagem relacionada ao narcotráfico se apaga e ficam apenas as memórias de uma cidade muito agradável. E ela fica melhor ainda quando se tem tempo para visitar Guatapé, para visitar as ruas coloridas do centro e subir no Peñol, uma pedra de 200 metros com a vista maravilhosa de uma represa.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

* Artigo escrito em outubro de 2013 e atualizado em outubro de 2018.

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Um comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.