Medellín

Medell'i, Colombia. (Foto: Rafaela Ely)
Medellín é cheia de praças, parques e espaços de convivência, como a Plaza Botero

Uma cidade feita para as pessoas. Assim pode ser definida Medellín, na Colômbia. Depois de décadas sofrendo com o narcotráfico, principalmente com o Cartel de Medellín, liderado por Pablo Escobar, a capital do departamento de Antioquia começou a se reinventar na segunda metade dos anos 90 e hoje é referência em urbanismo.

a mobilidade em medellín
Medellín
O Metrocable permite que o turista tenha uma vista panorâmica da cidade

A mobilidade no município é exemplar. Além de ônibus e metrô (o único do país), BRTs e teleféricos integram o sistema de transporte público coletivo. Este último modal, inclusive, virou atração turística. Muitos viajantes usam os bondinhos do Metrocable para apreciar a vista aérea. A Linha L passa pelo Parque Biblioteca España e pelo Parque Arví.

parque de las esculturas e parque de los pies descalzos
A Plaza Botero é um bom lugar de descanso

Mais uma atração de acesso extremamente fácil é o Parque de las Esculturas. Nesse museu ao ar livre estão 23 grandes peças de bronze criadas e doadas pelo filho mais famoso da cidade, Fernando Botero. Por isso, o espaço também é conhecido como Plaza Botero. O pintor e escultor também empresta o nome para o Museu Botero, denominação popular do Museu de Antioquia. Localizada na praça, a instituição exibe obras de artistas de renome internacional, como o próprio Botero, Rodin e Picasso.

Medellín, Colombia. (Foto: Rafaela Ely)
A Puerta Urbana está localizada no Parque de los Pies Descalzos

Outro programa que vale é a ida ao Parque de los Pies Descalzos. A área possui um jardim zen em que as pessoas caminham sem sapatos pela areia (por isso, o nome). Crianças brincam em chafarizes e na cachoeira chamada de Puerta Urbana, formada por grandes colunas. Um bosque de bambus acrescenta ainda mais paz neste calmo e lúdico ambiente.

O pueblito paisa
Medellín, Colombia. (Foto: Rafaela Ely)
O Pueblito Paisa é uma réplica da arquitetura de uma comunidade tradicional de Antioquia

Nesse clima de passeio sem pressa, mais uma opção é o Pueblito Paisa, no Cerro Nutibara. Paisas são os habitantes da região de Antioquia e o lugar procura reproduzir a cultura deste povo. Os imóveis dispostos ao redor de uma praça com uma fonte reproduzem a arquitetura de um povoado característico. O comércio nessa área sobrevive dos turistas e vende produtos típicos, como artesanato e doces.

Medellín, Colombia. (Foto: Rafaela Ely)
Gelatina de pata é um doce vendido no Pueblito Paisa, no Cerro Nutibara

A gelatina de pata é um exemplo. A iguaria é feita a partir do cozimento da pata do gado, que solta uma substância gelatinosa. Então acrescenta-se leite, cravo, canela e açúcar. Confesso que não sabia quais eram os ingredientes e, talvez, se o soubesse, não teria encarado o potinho que comi. O que me fez experimentar a sobremesa foi a maneira com que ela era feita. Um rapaz esticava, jogava, puxava a goma branca e aquilo parecia muito divertido. Era quase uma apresentação. Não resisti e comprei uma porção. O sabor é interessante, mas nada fenomenal.

Medellín, Colombia. (Foto: Rafaela Ely)
A gelatina de pata gera curiosidade
a bandeja paisa

Falando em comida, a Bandeja Paisa é o prato típico antioquenho. Tem arroz, feijão, ovo, banana, abacate, arepa, carne de gado e porco. A quantidade é abundante e o preço, acessível, algo em torno de COP 15.000 (na época, uns R$ 15). Eu estava sozinha e acabei pedindo só para mim, mas é uma porção que pode, tranquilamente, ser dividida para dois ou três.

Medellín
A Bandeja Paisa é o prato tradicional da região de Medellín e serve porções consideraveis

Por fim, depois de alguns dias em Medellín, aquela imagem relacionada ao narcotráfico se apaga e ficam apenas as memórias de uma cidade muito agradável. E ela fica melhor ainda quando se tem tempo para visitar o município vizinho de Guatapé, a 60 quilômetros, para subir no Peñol, uma pedra de 200 metros com a vista maravilhosa de uma represa.

Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *