Eu tinha um pouco de medo de passar de moto pela província de Entre Ríos, na Argentina. Eu já tinha caído nas mãos de policiais corruptos em 2015 e sabia de várias outras histórias. Mas essa vez, na viagem do Atlântico ao Pacífico, não tive problema. Entrei no país pela Ponte Internacional Salto Grande, passei por Concordia e viajei até Paraná. Cruzei três controles policiais e nenhum deles me parou.
O PASO FRONTERIZO
Cheguei a Concordia vinda de Salto, no Uruguai, a cidade espelho do outro lado do rio. Os trâmites no Paso Puente Represa Hidroeléctrica Salto Grande foram tranquilos, com uma espera de aproximadamente 15 minutos. Apresentei meu passaporte (podia ser também o RG com menos de 10 anos de emissão), o documento da moto e a carta verde e tudo certo para entrar na Argentina.
CONCÓRDIA
Concordia não é a cidade mais turística da Argentina, mas tem seus encantos, sobretudo nas proximidades do Rio Uruguay. O Parque Bartolomé Mitre fica na Costanera e é uma deliciosa área verde com um lago no centro.
A Playa Los Sauces conta com duas casinhas de salva-vidas. Não é permitido entrar no rio além das demarcações das boias, somente portando o torpedo, equipamento pessoal para não afundar. Os salva-vidas me emprestar um e assim pude dar umas braçadas em partes mais fundas do Rio Uruguay (mesmo assim fiquei por perto das boias, pois não conhecia a corrente).
O agradável centro é típico das cidades do interior do país, com várias ruas exclusivas para pedestres (chamadas peatonales). A Plaza 25 de mayo é a praça central, com a estátua de San Martín. A prefeitura e a catedral ficam ao redor. O Museu de Artes Visuais completa as atrações da região.
Nas Termas Concordia há um agradabilíssimo complexo de piscinas que fica aberto até à 1h. O valor da entrada para estrangeiros é de 300 pesos (uns R$ 15). Fui acompanhada de minha host do Couchsurfing, outro hóspede dela, outra menina de Concordia, seu namorado e seus dois guests da Espanha.
Começamos pela piscina de hidromassagem, com vários lugares para sentar ou deitar e jatos diferentes. Depois passamos para uma de temperatura média e, em seguida, para outra bem quente. Terminamos a noite os sete em uma piscina com um banco em meia-lua, onde passamos horas conversando sozinhos.
PARANÁ
De Concordia cruzei Entre Ríos pela Ruta 18 até Paraná, a capital provincial. Aqui, a praia também é a maior atração, mas são as do Rio Paraná. Da Playa del Thompson apreciei um deslumbrante pôr do sol. Já em frente ao agradável Parque Urquiza, observei os paranaenses se refrescando no pequenos espaço em que é permitido o banho de rio. Além disso, encontrei o letreiro da cidade.
No centro, as atrações são parecidas com as de muitas outras cidades. A Plaza 1º de Mayo é a principal, com a estátua de San Martín e a catedral em frente. A Casa de Gobierno é o lindo edifício em que se localiza o governo de Entre Ríos.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA: