A Ruta 5 é uma das estradas que levam da fronteira do Brasil a Montevidéu. Ela começa na capital do Uruguai e vai até Rivera, ao lado de Santana do Livramento, no sudoeste do Rio Grande do Sul. Algumas das cidades mais importantes no caminho são Durazno, Paso de los Toros e Tacuarembó.
LEIA SOBRE OUTROS CAMINHOS PARA IR DO BRASIL AO URUGUAI
São praticamente 500 quilômetros que cruzam o país, em um asfalto que nem sempre está em perfeitas condições. A densidade populacional é pequena e a paisagem não varia muito. O forte da região é a agropecuária e os vastos campos se estende a perder de vista.
DURAZNO
Durazno é a capital do departamento homônimo. A pequena cidade no centro do Uruguai, 12ª no ranking populacional, tem aproximadamente 35 mil habitantes. Ela fica às margens do Rio Yí, é famosa por suas praias.
PASO DE LOS TOROS
A pequena Paso de los Toros, com cerca de 13 mil habitantes, fica nas margens tacuaremboenses do Río Negro, curso d’água que nasce no Brasil e divide o Uruguai. A cidade fica quase na divisa dos departamentos de Tacuarembó e Durazno.
É o segundo município mais importante de Tacuarembó. Berço do escritor Mario Benedetti e da água tônica Paso de los Toros, bebida com sabor de pomelo muito popular na Argentina e no Uruguai. Há muitas ofertas de campings locais, um deles sendo ao lado da Ponte Centenario, na Ruta 5.
TACUAREMBÓ
Cerca de 25 quilômetros antes de chegar a Tacuarembó, capital do departamento homônimo, uma das atrações da Ruta 5 é o Cerro Batoví. Com 224 metros de altura, seu nome vem do guarani e significa “seio de virgem“, por causa de seu formato.
A cidade é a 6ª maior do Uruguai em termos populacionais, com 55 mil habitantes. O departamento é o maior em extensão territorial, com mais de 15 mil metros quadrados. Uma das polêmicas envolvendo Tacuarembó é a nacionalidade do tangueiro Carlos Gardel. Há teorias sobre o músico ter nascido em Toulouse, na França, e outras de que ele é de Tacuarembó. Um museu em Villa Edén, a 25 quilômetros da capital departamental sustenta a segunda opção.
RIVERA
A 5ª cidade com maior número de habitantes, Rivera tem uma população de 78 mil pessoas. Ela é a capital do departamento de mesmo nome e faz fronteira com o Brasil. Um dos marcos fronteiriços é a Praça Internacional, com bandeiras dos dois países, localizada em Rivera e Santana do Livramento.
Para brasileiros, a maior atração de Rivera são os free shops, onde produtos vendidos em dólar podem ser comprados sem alguns impostos. O limite de isenção é de US$ 300 por pessoa. Esses estabelecimentos são tão buscados que até um escritório de migrações do Uruguai foi instalado no shopping Siñeriz. Muitas lojas uruguaias prometem restituição de encargos nas compras feitas pelos turistas, mas, em Rivera, o setor aduaneiro não faz esse tipo de pagamento.
VEJA TODOS OS POSTS SOBRE O URUGUAI
Para circular somente pela zona franca, não é necessário fazer os trâmites de migração. Caso o passeio inclua outras cidades do país vizinho, é preciso realizar a formalização da entrada e saída junto a um oficial. A documentação necessária para a circulação no Uruguai é o passaporte ou RG emitido há menos de 10 anos e, no caso de viajar com veículo, também é preciso ter a carta verde.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA: