Montevidéu: Punta Carretas + Pocitos

punta carretas
O Farol de Punta Carretas é um dos marcos de Montevidéu

Punta Carretas e Pocitos são dois bairros de classe média alta muito procurados por turistas que procuram boas opções de hotelaria e gastronomia em Montevidéu. Seguros e agradáveis para caminhar, são ideais para os que buscam ir além dos atrativos da Ciudad Vieja e do Centro.

CASAS DE BELLO Y REBORATI
punta carretas
Bello y Reborati fizeram mais de 500 casas estilosas em Montevidéu

Fãs de arquitetura podem se deleitar com as diversas mansões espalhadas pelos arredores de Punta Carretas. Algumas delas foram construídas pela Bello y Reborati, companhia fundada em 1921 por Ramón Bello e Alberto Reborati.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE MONTEVIDÉU

A empresa ergueu umas 500 casas até 1940. quando romperam a sociedade em função da crise econômica pós-Segunda Guerra. Muitos dos imóveis (a maioria em Punta Carretas e Pocitos) foram demolidos para a construção de prédios. Os que restaram estão protegidos pela prefeitura de Montevidéu.

punta carretas
A Casa Bello fica na esquina da Francisco Solano Antuña e Tomás Diago

Minha preferida de Punta Carretas é a da Rua Francisco Solano Antuña, n° 2798, na esquina das Rua Tomás Diago. A Casa Bello pertencia a um dos donos da companhia, o que havia feito o aporte financeiro inicial, e foi inaugurada em 1930.

CASTILLO PITTAMIGLIO

O Castillo Pittamiglio também é um prato cheio para os olhos atentos à arquitetura de Punta Carretas. O castelo de 1911 foi doado à cidade de Montevidéu pelo seu construtor e residente, o arquiteto, engenheiro, político e alquimista Humberto Pittamiglio, que viveu lá até sua morte, em 1966. Hoje ele é um centro cultural e museu, localizado na Rambla Mahatma Ghandi. Visitas guiadas temáticas são oferecidas pela instituição.

MUSEO ZORRILLA

O Museo Zorrilla também é uma boa pedida para apreciadores de arquitetura. A casa de verão do escritor Juan Zorrilla de San Martín foi erguida em 1904 e ampliada em 1921. Dentro do museu, que tem entrada grátis, encontra-se móveis da época do “Poeta de la Patria“. Ele morreu em 1931 e cinco anos depois, a propriedade passa para as mãos do Estado, que inaugura o museu em 1943.

PUNTA CARRETAS SHOPPING
punta carretas
O Punta Carretas Shopping fica em uma antiga prisão

O shopping Punta Carretas é um dos mais finos da capital uruguaia. Ele merece uma visita até daqueles que preferem história à compras, como eu. A estrutura funcionou como penitenciária de 1915 a 1986 e em 1994 abriu as portas como centro comercial.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE O URUGUAI

Durante a ditadura militar do Uruguai, entre 1973 e 1985, recebeu presos políticos. O mais famoso deles foi José “Pepe” Mujica, ex-presidente do país. O líder Tupamaro esteve atrás das grades por 13 anos, muitos deles em Punta Carretas, de onde escapou duas vezes.

FAROL DE PUNTA BRAVA

Instalado em 1948 no ponto mais austral de Montevidéu, o Farol de Punta Carretas (também chamado de Farol de Punta Brava) é um ótimo lugar para assistir ao cair do sol no Río de la Plata. Para fazê-lo, é preciso encarar os 76 degraus para chegar até o alto dos seus 19 metros de altura.

POCITOS
A orla de Pocitos é gostosa até de noite

Outra área nobre da capital do Uruguai é Pocitos, também com grande variedade de hotéis. O Bulevar España e a Avenida Brasil são duas das principais vias do bairro. Elas quase se encontram na agradável Rambla República del Perú, em frente à praia. No extremo norte da faixa de areia fica o muito fotografado letreiro Montevideo. Ele é feito em concreto e foi instalado em 2014.

O letreiro Montevideo é um dos pontos turísticos da cidade

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Um comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.