Curitiba: Largo da Ordem/ Centro/ Museu Oscar Niemeyer

largo da ordem
A feirinha do Largo da Ordem é tradicional em Curitiba

Curitiba tem uma população de quase 2 milhões de pessoas. Moradores e turistas que gostam de atrações mais artísticas e históricas, têm no Largo da Ordem, e outras regiões do centro boas opções de lazer. Os museus espalhados pela capital do Paraná também são uma boa pedida.

O LARGO DA ORDEM
largo da ordem
A casa Romário Martins é uma das mais antigas de Curitiba

O Largo da Ordem, no bairro São Francisco reúne gente de todas as tribos. O conjunto das edificações mais antigas de Curitiba está lá. Os destaques são a casa Romário Martins, do século XVIII, a igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de 1737, e alguns imóveis do final do século 19 com inspiração na arquitetura alemã.

Na Praça Garibaldi está a Fonte da Memória, também conhecida como Cavalo Babão. A seu redor, há vários imóveis antigos. A maioria deles são agora bares e restaurantes, e muitos servem carne de onça, prato típico curitibano com carne moída crua.

largo da ordem
Domingo é dia de passear na feira do Largo da Ordem

Nos domingos há uma tradicional feira que se espalha pelas ruas São Francisco, Mateus Leme, Claudino dos Santos, Martin Afonso e pelo próprio Largo da Ordem. Expositores vendem artesanatos, antiguidades e lanches.

largo da ordem
A feira do Largo da Ordem se estende por várias quadras

Na praça João Cândido ficam as ruínas de São Francisco, pedaços de paredes de pedra da construção inacabada da igreja de São Francisco de Paula. Elas são cenário de apresentações cênicas e musicais, apreciadas pelo público desde a arquibancada erguida na frente do templo que não existiu, mas foi tombado pelo Estado.

largo da ordem
As ruínas de São Francisco são um ponto turístico de Curitiba

Outro espaço para espetáculos é o moderno Memorial de Curitiba. O a arquitetura do edifício, inaugurado em 1996, foi inspirada no pinheiro paranaense. O espaço abriga o Pavilhão Étnico, programa criado em 2017 para resgatar a identidade cultural e as etnias formadoras da cidade.

PAÇO DA LIBERDADE

Um dos prédios mais bonitos do centro é o Paço da Liberdade. O antigo Paço Municipal foi a erguido no estilo eclético em 1916 para ser primeira sede da prefeitura de Curitiba. Depois da saída dos gabinetes da administração da cidade (por onde passaram 42 prefeitos), ele recebeu o Museu Paranaense e, agora, o Sesc. A estrutura é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Paço da Liberdade é a antiga sede da prefeitura de Curitiba
O CALÇADÃO

Chamado de “o coração de Curitiba“, o calçadão da Rua XV de Novembro recebe aproximadamente 100 mil pessoas por dia em busca de comércio e serviços. É nele que fica o Bondinho da Leitura, espaço inaugurado em 1973 que hoje oferece empréstimo de livros.

O Bondinho da Leitura chama a atenção no centro de Curitiba
O MUSEU OSCAR NIEMEYER

Um pouco mais de dois quilômetros do Largo da Ordem fica um dos maiores cartões postais de Curitiba: o Museu Oscar Niemeyer (MON). Considerado o maior museu de arte da América Latina, tem em seu acervo cerca de 7 mil obras de artes visuais, arquitetura e design.

O “Olho”é um dos símbolos de Curitiba

O espaço, projetado pelo arquiteto carioca Oscar Niemeyer em 1967, foi inaugurado em 1978. Em 2002, a construção ganhou um anexo, popularmente conhecido como Olho, e se transformou em museu depois de ser ocupado por secretarias do Estado.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.