Curitiba: parques

curitiba
O Jardim Botânico é a imagem mais icônica de Curitiba

Estive duas vezes em Curitiba, ambas para assistir a shows. O primeiro, do Nenhum de Nós, foi em 2012, quando voei para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, no município vizinho de São José dos Pinhais. Para o segundo, do Paul McCartney, em 2019, fui de moto desde Porto Alegre em uma viagem de três dias. O que mais me atraiu na capital do Paraná foram suas áreas verdes.

O JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA
curitiba
O jardim francês e a estufa são característicos do Jardim Botânico

O maior cartão postal de Curitiba é a estufa botânica no meio dos jardins franceses do Jardim Botânico. A estrutura metálica com vidros foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres . O parque foi criado no ano de 1991 em homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter. Ela foi uma das pioneiras no planejamento urbano do município.

curitiba
O Jardim Botânico é um lugar agradável para passear em um dia ensolarado

A entrada é gratuita. O espaço também conta com um lago, um centro de exposições, um bosque e uma área esportiva, com velódromo e quadras de tênis. Seu gramado é muito convidativo para a realização de piqueniques ou simplesmente a leitura de um livro.

curitiba
A área esportiva tem velódromo e quadras de tênis

Uma das atrações do terreno de 178 mil metros quadrados é o Jardim das Sensações. Instalado em 2008, o espaço conta com uma trilha de 200 metros de extensão com placas em braile e plantas acessíveis para o tato e olfato. Para os que não querem usar a visão, é possível percorrê-la com os olhos vendados.

O PARQUE TANGUÁ
curitiba
A Ópera de Arame é um dos lugares mais conhecidos de Curitiba

Outro ponto turístico muito visitados de Curitiba é a Ópera de Arame. Não quis pagar os R$ 10 de entrada para a apresentação musical que acontecia. Logo parti para a Pedreira Paulo Leminski, no mesmo terreno, também um espaço para espetáculos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As placas indicavam que o Parque Tanguá ficava ali por perto e fui conhecê-lo. Que grata surpresa. A harmonia da construção de seu mirador com o jardim bem cuidado cria um ambiente muito agradável. Além disso, descendo a pedreira, tem-se a bela visão da cascata que cai no pequeno lago. O Tanguá foi inaugurado em 1996, como parte do projeto de preservação do Rio Barigui.

O PARQUE BARIGUI
curitiba
As capivaras são comuns no Parque Barigui

O Parque Barigui também integra essa iniciativa. Era o que mais queria visitar em Curitiba, pois sabia da possibilidade de avistar capivaras. Encontrei alguns roedores assim que cheguei no local. Também vi muita movimentação, pois o aniversário da cidade estava sendo comemorado com distribuição de bolo, brincadeiras e shows a céu aberto.

O lago é um dos pontos mais importantes dos 1,4 milhões de metros quadrados deste que é o parque mais frequentado e um dos maiores da cidade. Ao redor dele ficam as capivaras e, segundo uma amiga local, até um jacaré.

curitiba
Há um setor gastronômico ao lado do lago do Parque Barigui
O LARGO DA ORDEM

Apesar das áreas verdes tenham sido onde tenha passeado a maior parte do tempo, talvez o que mais tenha me surpreendido em Curitiba tenha sido o Largo da Ordem, no bairro São Francisco. Gente de todas as tribos se reúnem nessa área histórica.

curitiba
O Largo da Ordem é uma das áreas mais antigas de Curitiba

Na Praça Garibaldi está a Fonte da Memória, também conhecida como Cavalo Babão. A seu redor, há vários imóveis antigos. A maioria deles são agora bares e restaurantes, e muitos servem carne de onça, prato típico curitibano com carne moída crua. Nos domingos há uma tradicional feira de artesanato por ali.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Um comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.