O bairro Prado não é o mais turístico de Montevidéu, mas guarda pequenos tesouros para os que exploram a capital do Uruguai para além do Centro, da Ciudad Vieja e dos entornos da Rambla. Ele começou a ser explorado para residências de descanso pela elite da pecuária no século 19.
VEJA TODOS OS POSTS SOBRE MONTEVIDÉU AQUI
AS ATRAÇÕES DO BAIRRO PRADO
Os belos e antigos casarões (chamados de quintas) podem ser vistos em caminhadas pelas tranquilas ruas e avenidas da região. Nos primeiros anos de República, durante a Guerra Civil uruguaia (1839 – 1851), foi ocupado por tropas e famílias que sitiaram Montevidéu.
O Jardim Botânico e o Jardim Japonês são dois espaços para relaxar no bairro. Ambos ficam nas margens do Arroio Miguelete. O deslocamento a pé entre eles é tranquilo, pois suas entradas são separadas por menos de mil metros.
Busquei no aplicativo Cómo Ir, da prefeitura, qual ônibus deveria tomar desde a Plaza Independencia, distante aproximadamente cinco quilômetros. A viagem na linha 809 demorou cerca de meia hora. Os coletivos custam UYU 36 (uns R$ 5) e ambas as atrações são gratuitas.
VEJA O VÍDEO DE MONTEVIDÉU:
O PARQUE PRADO
O Parque Prado foi o primeiro parque público de Montevidéu. É uma das maiores áreas verdes do município. Nele se localizam diversos equipamentos esportivos, assim como o Rosedal, o viveiro de plantas e o Jardim Botânico.
LEIA TAMBÉM SOBRE O PARQUE BATLLE EM MONTEVIDÉU
O JARDIM BOTÂNICO
O Museo Jardín Botánico Prof. Atilio Lombardo funciona todos os dias das 7h às 18h30min no horário de verão. Seus mais de 13 hectares fazem parte do Parque Prado. Seu nome homenageia um dos diretores da instituição situada na Avenida Dr. Luis Alberto de Herrera. É um agradável lugar para fazer caminhadas ou piqueniques.
O JARDIM JAPONÊS
Inaugurado em 2001, o Jardín Japonés tem 3.000 metros quadrados. Como a maioria dos jardins japoneses, ele é detalhadamente planejado e delicadamente cuidado. Tem uma pequena cascata, lago com carpas, ponte, caminhos de pedra e plantas de diversos tons.
MUSEU BLANES
O jardim fica na Avenida Millán, atrás do Museo Municipal de Bellas Artes Juan Manuel Blanes. O edifício foi projetado em 1870. Em 1929, foi comprado pela prefeitura para abrigar o museu. A construção foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1975.
O Museu Blanes funciona de terça a domingo, das 12h às 17h45min e não há custo para ingressar. Ele foi fundado em 1930 para comemorar o centenário da independência do Uruguai. Seu nome é uma homenagem a um dos pintores uruguaios mais celebrados.
A entidade abriga mostras permanentes e temporárias em seus belos salões. Obras do próprio Juan Manuel Blanes estão sempre em exposição, incluindo seu quadro mais conhecido, o “Juramento de los 33 Orientales“. Pintado entre 1875 e 1877, foi mostrado ao público em 1878. Pedro Figari é outro artista uruguaio para quem o museu dedica um espaço exclusivo.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA:
Um comentário Adicione o seu