Carabajal é um sobrenome sinônimo de folclore argentino. Essa é uma família de muitos músicos entre seus integrantes. Há décadas, na metade de agosto, ela organiza um festival na província de Santiago del Estero para comemorar o aniversário de María Luisa, conhecida como avó Carabajal. Apesar dela ter morrido em 1993, o clã segue promovendo o evento, que se tornou um dos principais no calendário do país.
A Fiesta de Cumpleños de la Abuela Carabajal acontece na cidade La Banda. Para chegar lá, viajei 15 horas em trem desde Rafaela, na província de Santa Fe, até La Banda. O veículo se movia a uma velocidade média de 40 km/h, mas, em compensação, saía muito mais barato (95 pesos, em comparação com os 800 pesos que seria o ônibus). Muita gente na locomotiva ia para o festival, tinham violões e, inclusive, dançavam chacareras (ritmo tradicional) nos corredores do vagão. Esse clima fez com que a viagem ficasse mais divertida e menos cansativa.
A movimentação está toda no bairro Los Lagos, origem da família, em frente à Casa Museo María Luisa. Ao lado do imóvel, é montado um palco e nas ruas ao redor há bancas de comidas típicas, como empanadas (nosso pastel assado), churrasco e tortillas santiagueñas. Outros comércios incluem a venda de artesanato e instrumentos musicais. Além disso, há alguns patios, lugares, em geral de chão batido, para tocar e dançar folclore.
SANTIAGO DEL ESTERO
Apesar de a estação e o festival serem em La Banda, minha anfitriã do Couchsurfing era em Santiago del Estero, a capital da província. O transporte entre as duas cidades, em geral, é fácil, mas pode ser um pouco complicado aos domingos e à noite (uma policial teve que me dar carona até em casa um dos dias, pois já não havia mais ônibus). A cidade, berço do folclore do país, é bonita, mas nada imperdível em épocas sem movida cultural, a não ser para quem é muito fã de música. O município conta com um patio clássico, o do Indio Froilan. Lá, conheci uns meninos que, no dia seguinte, me levaram a La Rioja.
LA RIOJA
La Rioja, capital da província homônima, também não é um must see na Argentina, mas tem seus encantos. O principal deles é o Dique Los Sauces, que fica a uns 15 quilômetros do centro da cidade. Há um terminal de vans onde se pode tomar um transporte até lá. O dique forma um belo lago entre as montanhas. Caminhei ao redor da água e senti muita tranquilidade. Perto da rodoviária, está a estátua El Chacho, um dos cartões-postais do município.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA:
Gostei muito de saber mais ! Que fotos lindas e que lugares maravilhosos!
Post bem legal e completo, muito bom.. espero ter oportunidade de visitar Santiago ainda
Beijos <3
https://vidaem-metamorfose.blogspot.com.br/
Que legal, tudo muito lindo e me pareceu ser muito divertido.