Londres: Beatles

Londres. 2010 (Foto: Rafaela Ely)
A placa indicando a rua Abbey Road é cobicada por visitantes de Londres e beatlemaníacos

A capital inglesa é repleta de atrativos para seus visitantes. Para fãs dos Beatles, alguns locais da cidade têm um significado maior. A banda se mudou definitivamente de Liverpool, no noroeste do país, para Londres em 1963, mas desde 1961 já faziam viagens para lá afim de fazer shows, audições e gravações. São muitos os lugares que têm relação com os quatro cabeludos. A seguir, cito de cinco deles:

Londres. 2010 (Foto: Rafaela Ely)
A faixa de segurança na Abbey Road quase em frente ao estúdio da EMI em Londres virou ponto turístico
Faixa de segurança na abbey road

Sem dúvida, o local relacionado ao Fab4 mais visitado é a faixa de segurança na Abbey Road. Na manhã de 8 de agosto de 1969, John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison atravessaram a rua e foram clicados por Iain Macmillan para a capa do álbum Abbey Road, o último gravado pelos Beatles. A fotografia se tornou uma das imagens mais conhecidas da banda, ainda mais depois dos rumores de que a foto traria mensagens subliminares.

Londres. 2010 (Foto: Rafaela Ely)
Os estúdios Abbey Road, em Londres, foram utilizados por músicos mundialmente famosos
estúdios abbey road

A faixa de segurança fica quase em frente ao nº 3, o famoso estúdio Abbey Road. A primeira audição do grupo (que ainda tinha Pete Best na bateria) com George Martin aconteceu nesse local, em 6 de junho de 1962. Em 4 de setembro, o grupo (já com Ringo) voltou ao estúdio para gravar sua primeira música, Love Me Do. Ao longo de sua carreira, a maioria das canções foram gravadas nos estúdios da EMI. O espaço abriu em 1931 e só mudou o nome para Abbey Road Studios em 1970, após o lançamento do disco dos Beatles. Os muros brancos da propriedade estão repletos de assinaturas e recados de fãs. Há uma loja ao lado com diversos produtos relacionados aos artistas que já gravaram ali (com ênfase, é claro, nos garotos de Liverpool).

Londres. 2012 (Foto: Rafaela Ely)
Cavendish Avenue é o endereço de Paul McCartney em Londres
casa de paul mccartney

A umas cinco quadras do Abbey Road está a casa de Paul. Ela fica na Cavendish Avenue, nº7, no bairro St. John’s Wood. Ele comprou esse imóvel em 1965, mas só no ano seguinte passou a morar ali, primeiro com Jane Asher, sua primeira namorada, e depois com Linda, de quem ficou viúvo em 1998. Ele ainda fica por lá vez ou outra quando está pela cidade.

Londres. Agosto/16 (Foto: Rafaela Ely)
Sede da MPL na Soho Square, em Londres
escritório de paul mccartney

Paul tem um escritório em Londres. A sede da MPL (McCartney Productions Ltda.) é um edifício na Soho Square, no bairro Soho, um dos mais badalados da cidade, a uma quadra da Oxford Street, uma das ruas mais famosas de Londres. As visitas ao prédio à casa sempre estão acompanhadas de uma leve esperança de encontrar o beatle. Infelizmente, ainda não tive essa sorte (ou, quem sabe, até felizmente, né, vai saber o fiasco que eu faria).

Londres. Agosto/16 (Foto: Rafaela Ely)
Entrada do edifício da McCartney Productions Ltda., em Londres, é discreta
o lugar do último show dos beatles

A última apresentação em público dos Beatles foi em 30 de janeiro de 1969, no famoso rooftop concertque aconteceu na Savile Row. O prédio nº 3 foi comprado em 1968 pela Apple, a empresa da banda. Durante as gravações do filme Let It Be, o grupo decidiu fazer algumas músicas ao vivo no telhado do edifício vizinho, o nº 2. A apresentação atraiu a atenção dos felizardos que passavam pela rua, a duas quadras de um dos pontos turísticos mais clássicos de Londres, Picadilly Circus. Hoje, o nº 3 da Savile Row serve como uma loja de roupa, mas ainda existem  referências aos Beatles, inclusive um baixo Hofner autografado por Paul.

Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram

Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.