A capital inglesa é repleta de atrativos para seus visitantes. Para fãs dos Beatles, alguns locais da cidade têm um significado maior. A banda se mudou definitivamente de Liverpool, no noroeste do país, para Londres em 1963, mas desde 1961 já faziam viagens para lá afim de fazer shows, audições e gravações. São muitos os lugares que têm relação com os quatro cabeludos. A seguir, cito de cinco deles:
Faixa de segurança na abbey road
Sem dúvida, o local relacionado ao Fab4 mais visitado é a faixa de segurança na Abbey Road. Na manhã de 8 de agosto de 1969, John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison atravessaram a rua e foram clicados por Iain Macmillan para a capa do álbum Abbey Road, o último gravado pelos Beatles. A fotografia se tornou uma das imagens mais conhecidas da banda, ainda mais depois dos rumores de que a foto traria mensagens subliminares.
estúdios abbey road
A faixa de segurança fica quase em frente ao nº 3, o famoso estúdio Abbey Road. A primeira audição do grupo (que ainda tinha Pete Best na bateria) com George Martin aconteceu nesse local, em 6 de junho de 1962. Em 4 de setembro, o grupo (já com Ringo) voltou ao estúdio para gravar sua primeira música, Love Me Do. Ao longo de sua carreira, a maioria das canções foram gravadas nos estúdios da EMI. O espaço abriu em 1931 e só mudou o nome para Abbey Road Studios em 1970, após o lançamento do disco dos Beatles. Os muros brancos da propriedade estão repletos de assinaturas e recados de fãs. Há uma loja ao lado com diversos produtos relacionados aos artistas que já gravaram ali (com ênfase, é claro, nos garotos de Liverpool).
casa de paul mccartney
A umas cinco quadras do Abbey Road está a casa de Paul. Ela fica na Cavendish Avenue, nº7, no bairro St. John’s Wood. Ele comprou esse imóvel em 1965, mas só no ano seguinte passou a morar ali, primeiro com Jane Asher, sua primeira namorada, e depois com Linda, de quem ficou viúvo em 1998. Ele ainda fica por lá vez ou outra quando está pela cidade.
escritório de paul mccartney
Paul tem um escritório em Londres. A sede da MPL (McCartney Productions Ltda.) é um edifício na Soho Square, no bairro Soho, um dos mais badalados da cidade, a uma quadra da Oxford Street, uma das ruas mais famosas de Londres. As visitas ao prédio à casa sempre estão acompanhadas de uma leve esperança de encontrar o beatle. Infelizmente, ainda não tive essa sorte (ou, quem sabe, até felizmente, né, vai saber o fiasco que eu faria).
o lugar do último show dos beatles
A última apresentação em público dos Beatles foi em 30 de janeiro de 1969, no famoso rooftop concert, que aconteceu na Savile Row. O prédio nº 3 foi comprado em 1968 pela Apple, a empresa da banda. Durante as gravações do filme Let It Be, o grupo decidiu fazer algumas músicas ao vivo no telhado do edifício vizinho, o nº 2. A apresentação atraiu a atenção dos felizardos que passavam pela rua, a duas quadras de um dos pontos turísticos mais clássicos de Londres, Picadilly Circus. Hoje, o nº 3 da Savile Row serve como uma loja de roupa, mas ainda existem referências aos Beatles, inclusive um baixo Hofner autografado por Paul.
Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter
MAPA: