Um fim de semana é suficiente para conhecer os principais pontos turísticos de Montevidéu. A capital do Uruguai é agradável e ideal para quem gosta de andar a pé. Não é necessário usar transporte coletivo para percorrer as principais atrações do município no roteiro Montevidéu.
Palácio Salvo ao fundo, Artigas de costas, Palácio Estevez à direita e uma área com palmeiras em primeiro plano. Essa é a foto clássica da Plaza Independencia, provavelmente a imagem mais famosa da capital do Uruguai, ótimo lugar para começar o roteiro Montevidéu. A praça divide a Ciudad Vieja, parte mais histórica, do resto do município.
No centro da praça, está a estátua de José Gervasio Artigas, o famoso general homenageado em praças, ruas, avenidas, monumentos e cidades por todo o país. Ao lado da figura de Artigas em seu cavalo, há entradas para o subsolo, onde fica o mausoléu do herói uruguaio.
Alguns prédios ao redor da praça também são importantes: O Palácio Salvo é uma construção de 1928 e foi, durante muitos anos, o edifício mais alto da América do Sul; o Palácio Estevez foi sede do poder executivo de 1880 a 1985 e hoje serve como Museo de la Casa de Gobierno; a Torre Ejecutiva é a sede da presidência desde 2009.
A parte antiga de Montevidéu fica no bairro conhecido como Ciudad Vieja, região mais turística do município. A entrada simbólica é pela Puerta de la Ciudadela. A estrutura, vestígio das muralhas da cidade, fica entre a Plaza Independencia e a rua Sarandí, um simpático calçadão fechado para carros. Na rua Buenos Aires, fica o Teatro Solís, inaugurado em 1856. É um dos prédios mais conhecidos de Montevidéu e oferece visitas guiadas em português por 60 pesos.
Um bom programa para sábado é passear pela Plaza Constituición, onde acontece uma feira de antiguidades. A praça é cercada por edifícios interessantes, como a catedral (por isso, também é conhecida com Plaza Matriz), o Museo Historico Cabildo e o Club Uruguay. Outro passeio clássico é pelo Mercado del Puerto. Os restaurantes, que, aos fins de semana, ficam cheios de viajantes, servem parrillada, prato típico do país.
O prédio imponente inaugurado em 1925 é a sede do parlamento uruguaio. O interior só pode ser visitado em dias úteis, mas vale a pena conhecer o Palácio Legislativo, mesmo que seja só pela parte externa. A beleza da fachada em estilo neoclássico chama a atenção. É interessante dar uma volta ao redor da construção da para poder apreciar os detalhes da arquitetura e também as esculturas instaladas nos gramados.
O imóvel centenário foi reaberto em 2013, após reformas, e hoje é um centro comercial com foco em lojas de frutas, verduras e produtos frescos. A restauração do prédio do MAM (Mercado Agrícola de Montevideo) fez parte de um projeto de fomentação e recuperação do bairro Goes, onde se localiza. É uma espécie de Mercado Público de Porto Alegre gourmetizado.
Avenida mais famosa de Montevidéu, começa na Plaza Independencia e termina no Obelisco a los Constituyentes de 1830, monumento de 40 metros de altura. Na base da estrutura, três figuras representam a Liberdade, a Lei e a Força.
Melhor passear pela 18 de Julio durante o roteiro Montevidéu no sábado, quando o comércio – que inclui muitas livrarias – está aberto. No domingo, o movimento diminui consideravelmente. A Plaza del Entrevero, encantador jardim com uma fonte, é um dos atrativos ao longo da via. No subsolo da praça, está o centro de exposições Subte.
A Fuente de los Candados e a estátua do músico Carlos Gardel são outros pontos onde vale a parada.
O Palácio Municipal, sede da Intendencia do Departamento de Montevidéu, também está localizado na avenida.
Domingo é o dia da feira mais tradicional da cidade. Os produtos são os mais variados: frutas, verduras, queijos, animais de estimação, roupas, livros, discos, material para o tradicional mate, antiguidades, artigos de ferragem e outros itens. Moradores e visitantes lotam a área.
Ela se estende por várias quadras da rua Tristán Narvaja, desde a esquina com a 18 de Julio, e se espalha pelos arredores (para quem gosta de esportes, uma dica é dar um pulo no ginásio Palácio Peñarol, onde está o Museo del Club Atlético Peñarol).
Em uma área verde que se estende por 60 hectares, o foco do Parque Batlle é a prática esportiva. Aqui ficam o estádio Centenário e outros dois campos de futebol, o Velódromo Municipal, pista de ciclismo, além de pista de atletismo, clube de tiro e academia ao ar livre. O famoso monumento La Carreta, cartão-postal da cidade, também fica neste espaço. Outras diversas esculturas estão espalhadas pelo parque.
-
Greetingman
Em uma praça localizada em frente à praia Buceo, fica a estátua Greetingman (“O homem que saúda”, em tradução livre). A obra, com seis metros de altura, foi doada pelo artista Yoo Young-ho. A escolha de Montevidéu para a instalação do monumento se deu porque as capitais uruguaia e sul-coreana são antípodas no globo terrestre.
-
Letreiro
Em um gramado ao lado da praia Pocitos – uma das mais populares no verão – fica o letreiro “Montevideo”. Feito de concreto, foi inaugurado em 2014. É um ponto bem concorrido entre os turistas. Quem quer fazer um registro fotográfico junto aos caracteres que formam o nome da cidade não pode se acanhar, ou corre o risco de ficar mais de meia hora esperando pelo momento perfeito do clique. Não que 30 minutos admirando a orla montevideana seja um grande sacrifício…
-
Parque Rodó E TEATRO DE VERANO
São 85 hectares arborizados de espaço de lazer. Jardins, lago com pedalinho, parques de diversões, área esportiva, museu, lancheria, as opções para aproveitar o parque são várias. Ali perto fica o Teatro de Verano, centro de espetáculos ao ar livre com capacidade para quase 4 mil pessoas. O ousado projeto arquitetônico impressiona com sua grande abóbada.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
ROTEIRO MONTEVIDÉU:
O roteiro Montevidéu sugerido para sábado é começar pela Plaza Independencia e prédios próximos, passar pela Puerta de La Ciudadela, desviar para o Teatro Solís, voltar para a Peatonal Sarandí e chegar até a Plaza Constituición e edifícios no redor. Depois, seguir para o Mercado del Puerto, caminhar até o Palácio Legislativo e encerrar o dia no Mercado Agrícola.
No domingo, a pernada do roteiro Montevidéu é maior. O trecho da 18 de Julio entre o Palácio Municipal e a Plaza Independencia pode ser feito no sábado, para quem prefere equilibrar as distâncias percorridas nos dois dias. Da 18 de Julio, entrar na Tristán Narvaja e se perder pela feira. Ao regressar à 18 de Julio, dirigir-se ao Obelisco e seguir até o Parque Batlle. Caminhar até o começo da praia Buceo, onde está a estátua Greetingman. Dali, manter-se na Rambla até o Letreiro, praia Pocitos. A partir daqui, há duas opções para chegar ao Parque Rodó: a mais curta, por dentro da cidade, e a mais bonita, margeando o Río de la Plata (caminho ilustrado no mapa).
Acho que faltou só falar do Mercado do Artesao… É impressionante a criatividade do pessoal do Uruguay para fazer peças diferentes. De resto ta bem legal 👍😉
Onde fica, Marcos? Vou ir na próxima vez! Obrigada pela leitura e pela dica! 🙂