Punta del Este é a praia mais conhecida do Uruguai. Sua fama se deve a argentinos ricos que escolheram esse local para veranear décadas atrás e colocaram o nome de Punta no mapa. No verão, carros de luxo e ostentação são comuns.
Fora da temporada, esse poderia ser um lugar como qualquer outro, não fosse a quantidade de prédios de alto padrão, com a maioria dos apartamentos fechados nessa época. Um estabelecimento que funciona o ano todo e traduz o glamour do balneário é o hotel e cassino Conrad, na praia Mansa (eu não fiquei lá, mas no The Trip Hostel, uma excelente opção).
AS ATRAÇÕES DE PUNTA DEL ESTE
A península de Punta del Este é onde, oficialmente, termina o Río de la Plata e começa o Oceano Atlântico. A praia Mansa fica do lado do rio e a praia Brava, do mar. Seguindo pela Rambla (avenida beira-mar/rio) em direção à ponta da cidade está o porto.
Nele, além de poder comprar frutos do mar frescos e observar os pescadores, também é possível ver lobos-marinhos muito próximos. Eles vão lá para comer os restos da pesca. Os animais estão tão acostumados com a presença do homem que, às vezes, até saem da água e andam pela calçada.
veja outras dicas de punta del este no blog foco no mundo
O símbolo do município (e um dos mais conhecidos do país) está na praia Brava. O monumento El Ahogado (“O afogado”). São cinco dedos da mão parcialmente escondidos na areia. A obra de um artista chileno foi inaugurada em 1982 e significa um “homem emergindo à vida”, título original da escultura, popularmente conhecida como “A Mão” ou “Os Dedos“.
CONHEÇA CINCO FARÓIS DA COSTA URUGUAIA
Entre as praias Mansa e Brava ficam as principais ruas comerciais. Quase no fim da península está o farol. Infelizmente, a construção de 1860 não está aberta ao público. O raio de luz branca emitido pelo instrumento demora oito segundos para dar uma volta completa. Há ainda um outro farol, o da Ilha dos Lobos, que pode ser visto mais de perto em um passeio de barco.
A CASAPUEBLO
A cerca de 15 quilômetros do centro de Punta del Este está Punta Ballena e a Casapueblo, um dos pontos turísticos mais visitados da região. O imóvel foi construído pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, que usava o espaço como lar e atelier. Hoje, o lugar funciona como museu. Há controvérsias se a visita pelo seu interior vale ou não o preço do ingresso. A parte externa é muito interessante e acredito que o descolamento até lá é válido.
MALDONADO
VEJA O VÍDEO DE UM MÚSICO TOCANDO NAS RUAS DE MALDONADO
Punta del Este é praticamente uma cidade-satélite, ou cidade-balneário, de Maldonado, a capital do departamento homônimo. Cerca de seis quilômetros separam as duas. Maldonado é muito menos conhecida do que sua vizinha famosa, mas também tem atrativos a oferecer ao turistas. Eles ficam principalmente no centro. Lá há o calçadão da rua Sarandí, com grande variedade de lojas.
A catedral de San Fernando, cuja construção começou em 1801, fica em frente à praça de mesmo nome. Praticamente ao lado da igreja está o museu de esculturas Nicolas Garcia Uriburu, em homenagem ao artista argentino, e o Cuartel de Dragones, onde se localiza um museu dedicado ao herói uruguaio, General Artigas.
CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER
MAPA:
Adoro ler teus comentários, descrições dos lugares que passar. Continue essa viagem com a mesma alegria que te encontrei em Buenos Aires.
Guarde beijo.
Querida, obrigada! Foi um prazerzaço ver vocês em Buenos Aires! Espero nos encontrarmos logo!