Ivoti: Núcleo de Casas e Rota Enxaimel + Mirante + Cascata São Miguel

ivoti
O letreiro de Ivoti fica em um Belvedere com vista magnífica

Ivoti é uma cidade 55 quilômetros de Porto Alegre e ainda pouco explorada turisticamente. Desenvolvida por imigrantes alemães, tem muito a oferecer aos que decidem explorá-la. A começar pelo Belvedere. Esse mirante é um agradável espaço com vista para a exuberante geografia da região. Uma escadaria de 176 degraus liga o centro, no alto, à Feitoria Nova, abaixo.

Morros e vegetação abundante: marca da Serra Gaúcha

O NÚCLEO DE CASAS ENXAIMEL DE IVOTI

A apenas dois quilômetros do centro está o aconchegante Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti, também chamado pelos locais de Buraco do Diabo (ou Teufelsloch, em alemão). As primeiras famílias alemãs começaram a se instalar na área em 1826. Elas formaram a Linha 48, uma das colônias formadoras do que hoje é Ivoti. Atualmente, as construções fazem parte do Patrimônio Histórico Municipal.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE A ALEMANHA

Esse é um conjunto de arquitetura histórica cujas construções foram erguidas com a técnica enxaimel (Fachwerk, em alemão). A estrutura consiste em vigas de madeira aparente posicionadas na vertical, horizontal e diagonal. Os espaços entre elas é preenchido, muitas vezes, com pedra e barro. Essa tradição milenar foi muito usada na Alemanha e adotada nas regiões de colonização alemã do Rio Grande do Sul.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE O RIO GRANDE DO SUL

Bastante movimentado aos finais de semana, a área conta com um amplo estacionamento gratuito e há banheiros públicos para a hora do aperto. Além disso, a Rua da Cascata foi fechada para carros e agora pedestres podem circular com maior tranquilidade.

ivoti
A kombi da Adoma fica no pátio de uma das casas enxaimel

Por lá, há programa para todos: para quem quer só sentar para tomar chimarrão, para quem quer comprar produtos coloniais e artesanatos, para quem quer desfrutar uma boa cerveja (na Kombi da cervejaria Adoma) e também para quem quer um ponto de encontro para caminhadas maiores.

A CASA AMARELA E A PONTE DO IMPERADOR

Uma grande referência do vilarejo é a Casa Amarela, integrante da área de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com seis aposentos, e 224 m², foi construída em 1907 em estilo eclético. Na década de 1940, servia de entreposto comercial.

ivoti
A Casa Amarela dá as boas vindas aos visitantes do Buraco do Diabo

Uma enchente na década de 1960 iniciou o abandono do imóvel. Em 2005, um incêndio destruiu parte dele. Em 2007 foi restaurada com recursos do Consulado da Alemanha e hoje abriga um café colonial que serve a típica culinária alemã. Mesmo se você não pretende consumir, entre no casarão para observar sua imponente estrutura.

A Ponte do Imperador foi importante para o desenvolvimento da região

Atrás dela está a Ponte do Imperador, tombada pelo Iphan em 1986. Seu nome é uma homenagem a Dom Pedro II, que destinou recursos para a obra. Construída entre 1857 e 1864 para escoar a produção da região, ela tem 148 metros de comprimento e sua largura varia de 7,7 a 14,2 metros. Foi erguida em estilo romano, com pedras encaixadas e cimento somente nas colunas dentro do Arroio Feitoria e nos três arcos.

A ROTA ENXAIMEL

Placas indicam a direção para onde cada caminho vai

A Rota Enxaimel foi inaugurada em meados de 2021 e contempla cinco itinerários autoguiados. Eles variam de 5 até quase 20 quilômetros, a maioria com nível de dificuldade médio (somente um deles é alto). São eles: Picada Feijão, Nova Vila, Picada 48 Alta, Picada 48 Baixa e Feitoria Nova. O ponto de saída é nos arredores da Casa Amarela e podem ser feitos a pé, de bicicleta, de moto e até de carro.

Cenas inusitadas para o público urbano podem acontecer no campo

Como eu estava ainda em recuperação de uma fratura no tornozelo, meus amigos toparam em fazer um dos trajetos mais curtos: o Caminho Picada 48 Alta, com 6,5 quilômetros no total. A placa com informações dos percursos indica que a altitude mínima na trilha é de 23m e a máxima é de 147m. O ganho de elevação é de 360m. O tempo estimado é de 1h30min.

Algumas casas enxaimel podem ser vistas no trajeto

A maior parte do percurso é em estrada de chão batido. Cruzamos com alguns grupos de ciclistas, eventuais carros e somente dois corajosos motociclistas (que pilotavam customs!). Contudo, há um trecho de asfalto movimentado no fim do circuito. Como não há acostamento, os caminhantes precisam ficar muito atentos para os veículos que transitam pela rodovia.

O Caminho Picada 48 Alta passa por trechos asfaltados

A WEBER HAUS

No meio do caminho, fizemos uma parada na Weber Haus, que fica no trajeto. A histórica cachaçaria teve início em 1948, em um galpão com um engenho movido por mulas. Recomendo bastante esse pit stop para descansar e provar gratuitamente as delícias (alcoólicas e não-alcoólicas) do alambique.

CAMINHADA FOTOGRÁFICA DE IVOTI

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em 2013, eu já tinha participado de uma caminhada fotográfica praticamente pelo mesmo trajeto. Contudo, ao invés de fazer um percurso circular, fomos até a cascata São Miguel – que fica, tecnicamente, em Dois Irmãos. Organizada pela prefeitura de Ivoti, contava com um guia que orientava os participantes sobre como conseguir o melhor clique.

A cascata de Ivoti é mais conhecida por locais

Não encontrei placas indicativas para a cascata. Mas, para quem tiver interesse, não tem erro: basta ignorar a sinalização para virar à esquerda, permanecendo no Caminho Picada 48 Alta, e seguir reto. Para os que vão continuar na Rota Enxaimel, um aviso: a subida que vem depois da curva foi a mais difícil da trilha pra mim.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA DE IVOTI:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.