Farroupilha: Caravaggio + Parque dos Pinheiros + Salto Ventoso

Farroupilha
O letreiro de Farroupilha fica em frente ao Centro Administrativo

Farroupilha não é a cidade mais buscada do Rio Grande do Sul, mas tem muitos encantos para quem se dispõe a explorá-la. Durante a pandemia, fiz uma viagem rápida de fim de semana para lá com a intenção de explorar a região de carro, evitando, assim, a aglomeração.

VEJA MAIS ARTIGOS SOBRE A SERRA GAÚCHA

Meu objetivo principal desta viagem era passear evitando aglomerações. Por isso, priorizei atrações fora das zonas mais urbanas e aproveitei para fazer trajetos maiores de carro, curtindo as belas estradas da Serra Gaúcha.

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
Farroupilha
O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio é ponto de peregrinação para fiéis

Escolhi um hotel em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, famosa atração que eu ainda não conhecia. Ele fica afastado do centro, quase nos limites da cidade, o que proporciona uma belíssima vista da paisagem rural da região.

Farroupilha
Muitos ciclistas escolhem o Santuário como destino da pedalada

Todos os anos (antes da pandemia), milhares de fiéis se reuniam para Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. Em 2019, na sua 140ª edição, 130 mil devotos que compareceram ao Santuário, segundo informações da entidade.

Farroupilha
Devotos deixam suas marcas ao redor do santuário

A história de Nossa Senhora de Caravaggio começa em 1431, quando supostamente apareceu para uma camponesa. Tempos depois, um descrente teria jogado um ramo seco na fonte milagrosa criada por ela e desafiado Nossa Senhora a esverdeá-lo. O galho teria sido coberto de folhas e desabrocharam flores. Por isso, o ramo florido virou um dos símbolos da aparição.

Farroupilha
O Santuário Antigo ainda é preservado

O santuário de Farroupilha tem sua origem em um oratório erguido em madeira no ano de 1879 por imigrantes italianos. Dez anos depois, iniciou-se a construção de um templo de alvenaria, inaugurado em 1890 e conhecido atualmente como “Santuário antigo”.

Farroupilha
Torre dos sinos

De arquitetura eclética, seus tijolos foram feitos artesanalmente, com terra umedecida. Sua torre foi edificada em 1990 com pedra basáltica. Ela abriga cinco sinos: O Sino #1 é em Mi e pesa 1050 kg; o #2 é em Sol e pesa 550 kg; o #3 é em Dó e pesa 350 kg; o #4 é em Sol e pesa 220 kg; o Sino #5 é em Mi e pesa 110 kg.

O SANTUÁRIO NOVO
Farroupilha
A cúpula impressiona por fora e por dentro

O moderno e imponente Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio foi construído entre 1945 e 1963 em estilo romano e tem capacidade para 2 mil pessoas. Seu corpo é oitavado, tem 20 metros de altura e fica sob a grandiosa cúpula de 10 metros de altura.

O Parque dos Pinheiros
Farroupilha
A tranquilidade é um dos atrativos do Parque dos Pinheiros

Minha maior surpresa em Farroupilha foi o Parque dos Pinheiros. Não sabia de sua existência e só cheguei lá para fazer hora até a hora de abertura do Restaurante Chef Antonielle (outra grande descoberta desta viagem).

Farroupilha
O lago é o que mais chama a atenção no parque

Era fim de tarde e o sol caindo por trás das árvores e refletindo na água do lago tornou o momento muito poético. O recanto natural tem um pequeno caminho de terra ao redor do corpo d’água. O amplo gramado é ideal para sentar com os amigos. O local me fez lembrar um pouco do Lago Negro, em Gramado.

O Salto Ventoso
Farroupilha
A trilha passa por trás da cascata do Salto Ventoso

Contudo, a melhor lembrança que tenho de Farroupilha é de uma viagem de 2014, quando conheci a famosa cascata do Salto Ventoso. Lembro até hoje da paz de espírito que senti ao visitar a queda d’água de 56 metros. Lá, o turista consegue passar por trás da cachoeira em uma trilha de nível fácil. A entrada no parque custa R$ 10.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA PARA EXPLORAR FARROUPILHA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.