Comidas da América do Sul que mais gostei

comidas da américa do sul
A América do Sul oferece muitos sabores a desvendar

Nos 508 dias de viagem pelo nosso continente, provei muitas comidas da América do Sul que ficarão na minha memória para sempre. Por mais que a gastronomia não seja minha prioridade durante as trips, não posso negar que tenho um prazer enorme ao provar a cozinha local, especialmente se o prato for feito em casa ou em um restaurante de bairro.

A LISTA DE COMIDAS DA AMÉRICA DO SUL

Essa relação poderia ser muito maior, mas foquei em um prato por país. Contudo, é bom lembrar que as diferenças culturais dentro das próprias nações também refletem na alimentação. As refeições das populações que vivem na beira do mar são completamente diferentes das que vivem no alto da serra, no meio da selva ou do deserto.

URUGUAI – Asado
comidas da américa do sul
Asado em La Paloma, no Uruguai

Como boa gaúcha, o churrasco faz parte de mim. Por isso é tão zona de conforto comer no Uruguai – apesar das diferenças na preparação da carne. O asado é a costela na grelha (“parrilla” para os que assimilam o idioma dos hermanos), assada em brasas de lenha.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE O URUGUAI

A madeira em chamas fica ao lado de onde a carne é preparada, e quando está no ponto, as brasas são puxadas para debaixo da grelha. A qualidade da carne do país com recorde mundial de vacas por habitantes é indiscutível. A geografia uruguaia, com grandes áreas planas de pastagem, é perfeita para a criação dos bovinos.

ARGENTINA – EMPANADA
comidas da america do sul
Empanada em Santiado del Estero, na Argentina

A carne também se destaca na Argentina, mas optei por outro prato para essa lista das comidas da América do Sul que mais gostei: as empanadas. Esses pasteis variam de província em província, mas podem ser encontrados em todo o país.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE A ARGENTINA

A preparação é parecida, com massa de trigo assada no forno e recheio com carne, mas a maneira de cortar os ingredientes principais e alguns coadjuvantes mudam. Polêmica: as empanadas mais famosas são as tucumanas (da província de Tucumán), as salteñas (da província de Salta) e as santiagueñas (da província de Santiago del Estero).

CHILE – ANTICUCHO DE LLAMA
Anticucho em San Pedro de Atacama, no Chile

O espetinho de coração de lhama é uma comida bastante comum na região do Atacama – e em outras partes de países andinos. Em algumas excursões pelo deserto, há paradas específicas para apresentar os turistas à iguaria. Para meu paladar pouco aguçado, o sabor não difere muito de um espetinho de carne bovina.

BOLÍVIA – KALAPURKA
Kalapurka em Potosí, na Bolívia

A kalapurka é uma sopa picante feita de farinha de trigo típica de Potosí. Sua temperatura é mantida com uma pedra vulcânica colocada ao fundo da tijela de cerâmica. Como em muitos pratos andinos, o caldo é acompanhado por uma porção de um dos milhares tipos de milho do país. É uma comida de “meia manhã”, o que faz que seja difícil de encontrá-la em restaurantes após o meio-dia.

PERU – QUESO HELADO
Queso helado em Arequipa, no Peru

Esse doce típico de Arequipa lembra um sorvete de creme, coco e canela. Ao contrário do que o nome sugere, a preparação não leva queijo. A nomenclatura surgiu pela aparente semelhança com o queijo branco.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE O PERU

Ele pode ser provado em qualquer das muitas sorveterias artesanais da cidade e também nas picanterias – restaurantes de culinária tradicional (onde você pode experimentar outro prato arequipenho: o rocoto relleno com pastel de papa, e beber Inca Kola – o refrigerante característico do país).

EQUADOR – BOLLO
Bollo em Guayaquil, no Equador

Sem dúvida, o país que mais me surpreendeu, incluindo na gastronomia. São muitos os pratos deliciosos equatorianos, especialmente na costa, cuja culinária é muito baseada em banana verde e frutos do mar. O bollo é feito com banana verde e pedaços de peixe.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE O EQUADOR

Essa massa é colocada em uma bola de bananeira e preparada no vapor. Para complementar, molho de amendoim e limão. O prato é muito vendido na praia e na rua – e consumido direto da folha de bananeira.

COLÔMBIA – OBLEA
Oblea em Floridablanca, na Colômbia

Floridablanca é conhecida como a cidade doce da Colômbia. E lá comi um dos lanches mais deliciosos da minha vida. As obleas são bolachas redondas e finíssimas de farinha de milho recheadas com uma imensa variedade de opções doces.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

VEJA O MAPA DOS LUGARES ONDE PROVEI ESSAS COMIDAS DA AMÉRICA DO SUL:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.