Músicas para viajar de casa: canções para a quarentena

músicas para viajar
A lista de músicas para viajar de casa durante a quarentena inclui 12 canções

O novo coronavírus pegou todos de surpresa. Para os quem amam viagens, significou ter de abandonar temporária, mas indefinitivamente, nossa paixão por explorar horizontes desconhecidos ou familiares. Para ajudar na abstinência, essas músicas para viajar de casa durante a quarentena cita lugares que podem entrar na lista de destinos pós pandemia. Lembram de alguma outra canção? Deixe nos comentários!

ANHELANDO IRUYA – PEROTÁ CHINGÓ
A capela que delata Iruya é vista na chegada ao povoado

Não sei o que mais me toca ao ouvir esse tema: as lembranças de Iruya, a interpretação da dupla formada por Julia Ortiz e Dolores Aguirre ou a letra de Joaquín Aguirre, que, entre outras coisas, descreve a chegada no pequeno povoado do norte do país: “Escondida en la quebrada, tu capilla te delata, y un pueblito ahi, de repente”.

BUENOS AIRES – JOAQUÍN SABINA E FITO PAEZ

A parceria do espanhol Joaquín Sabina com o argentino Fito Paez rendeu uma homenagem à capital da Argentina. Além de personalidades porteñas, os compositores mencionam pontos importantes da cidade: “En Buenos Aires toca Charly en un boliche, Planetario es alto y voluptuoso. (…) En Buenos Aires cuando hablamos de la luna, solo hay una: la del Luna Park”. O Planetário Galileu Galilei é o moderno centro astronômico de BsAs. Já o Luna Park é um ginásio onde acontecem grandes espetáculos.

DUERME MONTEVIDEO – VITOR RAMIL
A rambla e o rio fazem parte da letra de Vitor

O imenso Río de la Plata e extensa avenida às suas margens na capital do Uruguai são personagens da música do gaúcho Vitor Ramil. “Dentro da noite clara, o tempo quer se mostrar, quer ser o meu avô e o meu pai, quer ser um rio que é um mar. Casas me reconhecem, a rambla me vê cruzar, lá onde o pensamento me vai, querendo se encontrar. Duerme, Montevideo, sonha que estou em ti, um sonho que dure uma eternidade”.

ESMERALDA COLOMBIANA – GUASONES
A Isla Barú é uma das praias mais bonitas de Cartagena

A banda argentina fala de Cartagena, no Mar do Caribe da Colômbia. “Cuando conocí el amor verdadero, fue en Cartagena una vez, una señorita morena bien zorra y también cortés (…) Digo, mi esmeralda colombiana tiene algo especial. Cartagena ya me voy para allá. Fuimos de visita a una isla, todo seguía igual”.

FERRY CROSS THE MERCY – GERRY AND THE PACEMAKERS
A embarcação que cruza o rio entre Liverpool e Birkenhead é tema de canção

A balsa pelo Mercy referida pela banda contemporânea aos Beatles cruza o rio entre Liverpool, cidade natal de ambos os grupos, e o município na outra margem do curso d’água, Birkenhead. “Life goes on day after day, hearts torn in every way, so ferry ‘cross the Mersey ‘cause this land’s the place I love and here I’ll stay”.

GUAJIRA A GUAYAQUIL – HÉCTOR NAPOLITANO
músicas para viajar de casa
O bairro das Peñas é marcado por suas infindas escadarias

O guayaco Héctor Napolitano cantou sobre a cidade em que passei mais tempo no Equador. “Hace tiempo que quería, cantarle a Guayaquil, cantarle al Cerro Santa Ana y al Carmen donde nací ¡Desde Las Peñas! Desde la Boca del Pozo, camino hacia el Malecón”.

LA JOYA DEL PACÍFICO – LUCHO BARRIOS
músicas para viajar de casa
O colorido dos imóveis é característico de Valpo

Nem a rivalidade entre Peru e Chile impediu que o peruano Lucho Barrio cantasse uma das cidades chilenas mais icônicas: Valparaíso. O porto, algumas praças e ruas e muitos de seus morros são recordados na letra: “Del Cerro Los Placeres, yo me pase al Barón, me vine al Cordillera en busca de tu amor, te fuiste al Cerro Alegre y yo siempre detrás, porteña buena moza, no me hagas sufrir más, la Plaza de la Victoria es un centro social, o Avenida Pedro Montt, como tu no hay otra igual, más yo quisiera cantarte con todito el corazón, torpedera de mi ensueño, Valparaíso de mi amor”.

LONDON CALLING – THE CLASH

london

A canção nada otimista dos britânicos, por mais sombria que seja, sempre me faz viajar em casa e me imagino caminhando nas ruas da capital inglesa. “The ice age is coming, the sun is zooming in, engines stop running and the wheat is growing thin, a nuclear error but I have no fear, London is drowning and I, I live by the river”.

NEW YORK, NEW YORK – FRANK SINATRA

A Voz praticamente criou um hino da Big Apple, cidade que consta no imaginário de muita gente. A canção é tocada logo após a meia-noite na clássica festa de Ano Novo na Times Square. “Start spreadin’ the news, I’m leavin’ today, I want to be a part of it, New York, New York. These vagabond shoes are longing to stray right through the very heart of it, New York, New York. I wanna to wake up in a city that doesn’t sleep and find I’m king of the hill, top of the heap.”

RIO 40 GRAUS – FERNANDA ABREU
músicas para viajar de casa
A beleza natural não é destaque na crítica social de Fernanda Abreu

A carioca apontou muitas contradições do Rio de Janeiro neste tema. “Rio 40 graus, Cidade Maravilha purgatório da beleza e do caos. É capital do sangue quente do Brasil, capital do sangue quente do melhor e do pior do Brasil. Cidade sangue quente, maravilha, mutante, o Rio é uma cidade de cidades misturadas, o Rio é uma cidade de cidades camufladas, com governos misturados, camuflados, paralelos, sorrateiros ocultando comandos”.

REGGAE DAS TRAMANDA – ARMANDINHO
músicas para viajar de casa
O pier é um dos locais mais icônicos de Tramandaí

Ao mencionar a plataforma de Tramandaí, ponto de referência da praia no litoral norte gaúcho, Armandinho apelou para as memórias afetivas dos veranistas. “Eu hoje acordei querendo ver o mar, mas eu moro bem no meio de uma selva de pedra. O pôr do sol no rio é que me faz sonhar, quem nunca imaginou pegar onda no Guaíba? E as mina tão no sol, e a galera tá no mar, eu quero uma sereia de tanga na areia. O pôr do sol no rio é que me faz sonhar, quem nunca imaginou pegar onda no Guaíba? Nessa cidade quando bate uma fissura pra fugir dessa violência, essa loucura, eu pego a freeway e vou dar um banho lá no pier de Tramanda”.

SAMPA – CAETANO VELOSO
músicas para viajar de casa
Estas talvez sejam as placas mais fotografadas de São Paulo

“Alguma coisa acontece no meu coração que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João, é que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi da dura poesia concreta de tuas esquinas, da deselegância discreta de tuas meninas”. A esquina do centro da maior cidade do Brasil é parada obrigatória para os fãs de Caê.

OUÇA A PLAYLIST DE MÚSICAS PARA VIAJAR DE CASA
OUTRAS MÚSICAS PARA VIAJAR DE CASA

É óbvio que a lista de músicas para viajar de casa é maior. Bem maior. São muitas e muitas obras que eternizaram lugares. O critério para inclusão nesse post foi, primeiramente, minha memória. Segundo, que se refiram a lugares que eu mesma já fui.

VEJA A LISTA DE MÚSICAS QUE FALAM SOBRE PORTO ALEGRE

Por último, que as músicas para viajar de casa não tenham sido incluídas nos outros artigos aqui do blog, como Cali Pachanguero, Caminando por Rosario, Penny Lane, Potosí, Route 66, as 15 canções de Jorge Drexler que mencionam o Uruguai ou as 10 músicas sobre a capital gaúcha.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA (DESTINOS DE MÚSICAS PARA VIAJAR DE CASA – AMÉRICA DO SUL):

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

2 comentários Adicione o seu

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      Fico feliz em saber! 🤩

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.