Viagem com R$ 500: 5 dias entre Porto Alegre e Montevidéu

O Greetingman é um dos pontos turísticos da Rambla

O Uruguai tem a fama (justificada) de ser um país caro. Contudo, com um certo esforço, é possível visitar nossos vizinhos com pouco dinheiro. Principalmente para quem, assim como eu, mora no Rio Grande do Sul. Em dezembro de 2018, fiz Porto Alegre – Montevidéu de cinco dias (quatro no Uruguai e um no Brasil) e realizei uma viagem com R$ 500.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE O RIO GRANDE DO SUL AQUI

Com duas amigas, percorremos de carro 800 quilômetros até a capital uruguaia, onde dormimos dois dias. Na volta, paramos em Valizas por uma noite. Chegando no Brasil, elas me deixaram em Pelotas, onde dormi, e elas seguiram a viagem. No dia seguinte, de BlaBlaCar, cheguei em casa, em Porto Alegre.

A PREPARAÇÃO

Os primeiros gastos da viagem com R$ 500 vieram antes mesmo de pegar a estrada. Foram R$ 95 de carta verde e R$ 55 de apostilamento. Combustível e alimentação também fazem parte da preparação, especialmente para quem está focado em economizar. Minha amiga, a dona do carro, encheu o tanque em Canoas, cidade vizinha a Porto Alegre, onde a gasolina é mais barata. Pagamos R$ 188.

veja todos os posts sobre o uruguai aqui

Eu não queria gastar em comida nem bebida nas paradas na estrada, e nem nos primeiros dias de viagem. Então, passei no supermercado e comprei um pacote de pão fatiado, queijo, chester, requeijão, bananas, barras de cereal, sardinha e água.

porto alegre - montevidéu
A paisagem uruguaia é bonita, mas monótona

Levei os sanduíches prontos (os coloquei na mesma embalagem do pão) em uma pequena bolsa térmica. Cenoura é sempre uma opção prática e saudável, mas não levei desta vez. Obviamente, não se pode viver a base dessa dieta, mas para poucos dias ela contém os nutrientes necessários e que cabem no bolso.

DIA 1: Porto Alegre – Montevidéu

Partimos de Porto Alegre às 18h. Os primeiros gastos da viagem com R$ 500 foram somente em pedágio e gasolina. Os três pedágios brasileiros custavam R$ 11,40 – hoje são R$ 12,30. Foram dois pedágios uruguaios de 100 pesos (uns R$ 15) – hoje, cobram 110 – desde a fronteira até a capital. Com combustível, gastamos em Canoas, antes de sair, e em Jaguarão. Quanto mais perto do país vizinho, mais cara a gasolina. E no Uruguai, o preço é ainda maior.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE COUCHSURFING

Tive sorte de escolher um excelente host do Couchsurfing. Sempre procuro usar esta plataforma de hospedagem, pois, além de não pagar nada, fico na casa de locais com quem geralmente construo uma boa relação de amizade.

A Avenida Itália é uma das principais vias de Montevidéu

O menino, muito querido, estava bem localizado na Avenida Itália (uma das principais de Montevidéu) e me recebeu com compreensão no meio da madrugada. Dormi na sua sala até tarde. Quando acordei, ele me ofereceu café da manhã.

DIA 2: CÂMBIO + CHIP + PASSEIO + SHOW
A 18 de Julio é uma das avenidas mais importantes da capital uruguaia

A primeira coisa que fiz foi trocar dinheiro. Primeiro, para o básico, R$ 50. O Real estava valendo 7,80 Pesos Uruguaios, e recebi UYU 390 (hoje, ele gira em torno de 8,50). Depois, troquei mais US$ 100 na Avenida 18 de Julio. O Dólar estava 31,60 Pesos (atualmente está 35,60), e fiquei com mais UYU 3.160. Eu sabia que não gastaria tudo, mas gosto de ter uma reserva em casa para próximas viagens.

LEIA AQUI O POST SOBRE A AVENIDA 18 DE JULIO

Com a moeda local em mãos, parti para a busca de chip de celular. Mesmo ficando poucos dias em território estrangeiro, preferi fazer este investimento, especialmente para comunicar-me com meu host. Estava com pressa – eu tinha pouco tempo nesta que é uma das minhas cidades preferidas – e não pesquisei muito.

A Biblioteca Nacional é uma das atrações grátis de Montevidéu

Comprei um SIM card da Movistar por 200 Pesos (uns R$ 30), com direito a 5GB de internet. Antes mesmo da aquisição, comecei a explorar a cidade. Visitei na Biblioteca Nacional, também na 18 de Julio – a mesma da loja -, que tem entrada livre.

O Jardim Botânico é uma opção de passeio na capital do Uruguai

Meu anfitrião me havia recomendado dois lugares para conhecer: o Jardim Botânico e o Jardim Japonês. Decidi seguir sua sugestão. Peguei um ônibus no centro, cuja passagem custa UYU 36 (uns R$ 5) e fui até o bairro Prado. Ambas as atrações são gratuitas. Passei cerca de três agradáveis horas explorando as áreas verdes e os museus.

O Jardim Japonês também pode ser visitado sem gastar nada

Comi parte do meu estoque de comida e bebi a água que tinha levado. No fim da tarde, voltei de ônibus para encontrar minhas amigas na Ciudad Vieja, o belo centro histórico montevideano. Elas me deixaram em casa para me arrumar para o show do Nenhum de Nós, objetivo principal da viagem.

DIA 3: MATE no parque + estrada + AMIGOS
O Parque Batlle é uma das maiores áreas verdes de Montevidéu

Meu anfitrião, novamente, me ofereceu café da manhã, e saímos para tomar chimarrão no Parque Batlle, um dos meus lugares preferidos de Montevidéu. Como qualquer passeio em praças públicas, não gastei nada. Lá, aguardei o aviso de minhas amigas de que era hora de pegar a estrada para começar a volta.

A decoração do amigo de Valizas era muito interessante

Saímos de Montevidéu com destino a Salinas, onde um amigo nos convidou para almoçar. Na Ruta Interbalneária pagamos o primeiro pedágio da volta, de 100 Pesos (uns R$15) na época. Nos despedimos dos nossos amigos e tomamos o rumo a Valizas, para a casa de outro amigo, onde acabamos dormindo em função da forte chuva durante o trajeto. Paramos para abastecer 1.000 Pesos (uns R$ 130) no meio do caminho.

DIA 4: ESTRADA + COMPRAS + PELOTAS
porto alegre - montevidéu
O arroio se une com o mar em Valizas

Nosso amigo nos ofereceu café da manhã e almoço e pelas 15h nos despedimos dele e de Valizas. Passei em um minimercado e, como não tinha gasto quase nada do meu dinheiro da viagem com R$ 500, especialmente em função da generosidade daqueles que encontramos, comprei um quilo de erva mate, um pacote de bolacha e um chocolate com 340 Pesos (uns R$ 45).

Pegamos a estrada em direção à fronteira do Chuy. Passamos por mais dois pedágios de 100 Pesos (R$ 15). Demos uma passada no centro, onde estão os free shops. Comprei em uma lojinha um refrigerante Paso de los Toros, um alfajor e um sorvete por 250 Pesos (uns R$ 35), somando algumas besteiras à minha viagem com R$ 500.

CONHEÇA OS CAMINHOS ENTRE POA E MVD

Abastecemos R$ 45 em um posto no Chuí, que vendia o litro da gasolina a R$ 3,59. Isso foi o suficiente para chegar até Pelotas, onde chegamos pelas 21h (lembrando que “perdemos” uma hora em função do horário de verão brasileiro). Fiz o check-in no Hello Hostel, cuja parceria com o blog me isentou da diária, comi as barrinhas de cereal e o alfajor que ainda tinha e encerrei o dia.

DIA 5: CENTRO + LARANJAL + PORTO ALEGRE
Os doces são produtos típicos de Pelotas

Depois do café da manhã incluído do hostel e do check-out, fui bater perna na cidade. Comecei pelo centro, onde parei no Mercado Central para tomar um café e comer um dos típicos doces de Pelotas (a escolha foi quindim de nozes) e comprar um cartão postal. Gastei R$ 10.

O Theatro Guarany é um dos belos prédios históricos de Pelotas

Observei a bela arquitetura dos prédios históricos e visitei o belo Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, que é grátis. Às 14h20min peguei um ônibus para o Laranjal, famosa praia da Lagoa dos Patos, onde passei o resto da tarde.

viagem com R$ 500
O Laranjal é um dos pontos que valem à pena serem visitados em Pelotas

Cada passagem custou R$ 3,70. Cheguei novamente ao hostel pelas 17h. Às 20h, o menino do BlaBlaCar passou para me pegar. Paguei R$ 45 para voltar para Porto Alegre. A viagem com R$ 500 terminou às 23h. Os números se resumiram a cinco dias, 1.700 quilômetros e R$ 472.

GASTOS NA VIAGEM de r$ 500

Câmbio
1 Real – UYU 7,80
1 Dólar – UYU 31,60

Brasil = R$ 292
R$ 32 – carta verde (95/3)
R$ 19 – apostilamento (55/3)
R$ 50 – supermercado
R$ 116 – gasolina (347/3)
R$ 12 – pedágios (35/3)
R$ 10 – café e quindim
R$ 8 – ônibus
R$ 45 – blablacar

Uruguai = UYU 1.400 (+/- R$ 180)
UYU 167 – pedágios (500/3)
UYU 200 – chip
UYU 108 – ônibus
UYU 334 – gasolina (1.000/3)
UYU 590 – compras

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA DA VIAGEM COM R$ 500:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!