Montevidéu: Cordón + Parque Rodó

cordón
O Mercado Ferrando é uma das mais novas atrações do bairro Cordón

Apesar de que Ciudad Vieja, Centro, Punta Carretas e Pocitos sejam as áreas mais buscadas por turistas em Montevidéu, a cidade tem muito mais a oferecer para os que exploram outras regiões. Parque Rodó e Cordón são alguns dos bairros que merecem passeios demorados para desfrutar da natureza e das atividades culturais.

PARQUE RODÓ e PLAYA RAMÍREZ
Desde a Playa Ramírez se vê um lindo pôr do sol

No pequeno bairro Parque Rodó fica a bela área verde homônima. O Parque José Enrique Rodó é um dos espaços de lazer favoritos dos montevideanos para passar os fins de semana ensolarados. Cruzando a Rambla Wilson, chega-se à Playa Ramírez, de onde pode-se apreciar um encantador final de tarde.

ESCARAMUZA LIBROS

A pouco mais de um quilômetro dali, já no bairro Cordón, fica a charmosa livraria Escaramuza. Para aqueles que, como eu, amam ficar cercados de livros, é bom reservar bastante tempo para explorar as altas prateleiras. Caso bata a fome ou a sede, há um aconchegante café dentro do estabelecimento.

MERCADO FERRANDO
cordón
Os dois andares do Mercado Ferrando são repletos de locais que vendem comida

Se a decisão for por sair do paraíso literário, a menos de três quadras está o Mercado Ferrando, com diversas opções gastronômicas. O lugar foi inaugurado em 2017, na antiga fábrica Pablo Ferrando, que produzia móveis hospitalares e escolares. O espaço no bairro Cordón estava fechado desde 1999.

cordón
O Mercado Ferrando tem uma gostosa área externa
BIBLIOTECA NACIONAL

Outra atração para os amantes dos livros é a Biblioteca Nacional de Uruguay, na Avenida 18 de Julio, uma das principais do bairro Cordón e da cidade. A entidade foi inaugurada em 1816, por ordem do General Artigas. Sua primeira sede foi instalada onde hoje se encontra a Plaza Zavala, na Ciudad Vieja.

A Biblioteca Nacional de Uruguay fica em um imponente prédio

Sua bela arquitetura externa, contudo, não corresponde à simplicidade de seu interior. É estranho o fato de que as obras não estejam acessíveis aos visitantes, somente através dos bibliotecários. Mas folhear as fichas pode ser um bom passatempo.

TRISTÁN NARVAJA

Uma das mais tradicionais feiras dessa cidade cheia de feiras é a Tristán Narvaja. Ela se estende por várias quadras da rua Tristán Narvaja, desde a esquina com a 18 de Julio, e se espalha pelos arredores (para quem gosta de esportes, uma dica é dar um pulo no ginásio Palácio Peñarol, onde está o Museo del Club Atlético Peñarol).

ASSISTA AO VÍDEO DE UMA DAS VIAGENS A MONTEVIDÉU:

Os produtos vendidos aos domingos neste mercado a céu aberto são os mais variados: frutas, verduras, queijos, animais de estimação, roupas, livros, discos, material para o tradicional mate, antiguidades, artigos de ferragem e outros itens.

UDELAR
cordón
A Faculdade de Direito é o prédio mais icônico da UdelaR

A Faculdade de Direito da Universidad de la República (UdelaR) fica na 18 de Julio, em Cordón. A instituição, única pública no setor do ensino superior, foi fundada em 1849, ainda como Universidad Mayor de la República. A Facultad de Derecho é uma das 14 faculdades da UdelaR e atende a quase 15 mil alunos (do total de 110 mil da Universidade), de acordo com o senso de 2012 da entidade.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA DE CORDÓN E PARQUE RODÓ:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.