Litoral norte gaúcho: Tramandaí + Torres

litoral norte gaúcho
Tramandaí é uma das praias mais populares do litoral norte gaúcho

O Rio Grande do Sul não é o melhor Estado do Brasil para quem busca o mar. Contudo, o carinho da população com o litoral norte gaúcho é grande e muito conectado com lembranças afetivas. Apesar de muita gente dizer que ele não é bonito, com olhar de turista é possível encontrar belezas nas cidades da costa.

LITORAL NORTE GAÚCHO: TRAMANDAÍ
litoral norte gaúcho
O Rio Tramandaí se junta ao Oceano Atlântico entre Tramandaí e Imbé

Tramandaí se autointitula Capital das Praias. A aproximadamente 125 quilômetros de Porto Alegre, é uma das mais próximas da Capital Gaúcha e uma das mais visitadas. Sua população fixa é de aproximadamente 50 mil pessoas, número que aumenta significativamente durante os meses de verão.

Para quem quer banhar-se, há duas opções: o Oceano Atlântico e o Rio Tramandaí. O mar, em geral, tem ondas fortes, repuxo intenso, coloração amarronzada e água ligeiramente fria. O rio tem corrente leve e pouca profundidade nas beiradas. Observar a maré e seguir as orientações dos salva-vidas é importante para que não haja acidentes.

Na barra do rio, às vezes até dá para observar botos saltando. Tanto no rio como no mar, é permitido pescar em pontos específicos. O ingresso de carros não é permitido na areia. Dunas protegidas enfeitam o cenário. Há calçadões nas orlas, convidativos para lentas caminhadas tomando chimarrão.

litoral norte gaúcho
O letreiro de Tramandaí fica no calçadão da praia

Outra área ideal para passeios a pé é o centro. Nele, estão concentradas as lojas e restaurantes. Também há feirinhas de artesanato. No canteiro central da avenida principal, barraquinhas de crepes suíços, pipoca e churros são bastante concorridas na alta temporada.

LITORAL NORTE GAÚCHO: TORRES

Torres fica na divisa com o Estado de Santa Catarina, a 190 quilômetros de Porto Alegre. Sua população está próxima dos 40 mil habitantes. Ela é considerada a praia mais bonita do litoral norte gaúcho. Isso é em grande parte devido às verdes montanhas que terminam no mar e formam pequenas baías.

A Praia da Guarita é o cartão-postal de Torres

A Praia da Guarita é a mais bela de todas. Como é um parque estadual, a entrada para carros custa R$ 10 e para motos R$ 5 para permanência até duas horas. Outro ponto muito visitado no município é o Morro do Farol. Seu nome é em função do instrumento de iluminação inaugurado em 1952. Esta é a terceira estrutura do local, sendo que a primeira foi instalada em 1911.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Do alto do morro, tem-se uma maravilhosa vista panorâmica da costa. Com sorte, até enxerga-se golfinhos nadando no mar. E de agosto a novembro, época em que as baleias francas passam pelo litoral norte gaúcho, também dá para vê-las. Para os que gostam de adrenalina, saltos de parapente são realizados dali.

litoral norte gaúcho
A Lagoa do Violão é uma das atrações de Torres

A Lagoa do Violão é outro ponto turístico de Torres. Seu formato parecido com o instrumento musical rendeu-lhe o nome. É um espaço adequado para a prática de esportes aquáticos e observação da fauna. O calçadão ao seu redor é bom para caminhadas.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Um comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.