Viena: Big Bus Tours – Linha Vermelha

big bus tours
A Wiener Staatsoper é uma das maiores casas de ópera da Europa

Viena, capital da Áustria tem quase 2 milhões de habitantes. Apesar da concentração de suas belezas estar pela área central, também há atrações que valem a pena serem visitados fora desse circuito. Com eles em mente, embarquei com minha mãe em um ônibus panorâmico hop on – hop off da Big Bus Tours, mesmo sabendo que passeios desse tipo não são os meus favoritos.

BIG BUS TOURS

Há duas empresas maiores que oferecem esse tipo de tour por Viena e escolhemos a Big Bus Tours por casualidade, já que o preço e o trajeto de ambas companhias é muito similar. Pagamos 35 Euros (uns R$ 155) por pessoa para embarcar e desembarcar do veículo quantas vezes quiséssemos durante dois dias. Um walking tour pela área central estava incluído, mas não tivemos tempo de fazê-lo.

big bus tours
Uma das paradas do ônibus da Big Bus Tours é em frente ao museu Albertina

O ingresso dá direito a percorrer as três linhas que a Big Bus Tours oferece, com cerca de 15 paradas no total. Aqui vou contar como foi o passeio pela linha vermelha e no próximo post escrevo sobre a linha azul e sobre a linha verde.

LINHA VERMELHA PELO CENTRO

Embarcamos perto do nosso hotel, no ponto Schwedenplatz / Danube Canal (River Cruise), já no fim da linha vermelha . As margens do canal são todas grafitadas, algo permitido desde 2004, segundo o áudio guia.

STADTPARK
A escultura de Johann Strauss II é a mais buscada no Stadtpark

Logo depois de subir recebemos informações sobre o Stadtpark, o primeiro parque público de Viena. Estabelecido em 1862, ele tem estátuas de diversos vienenses famosos. A mais celebrada delas é a de Johann Strauss II.

Concertos de música acontecem quase que diariamente no Kursalon

O Kursalon é o salão de música dentro do parque. Praticamente todas as noites há apresentações ao vivo voltadas para turistas, com obras de Mozart, Strauss e outros compositores. Há um terraço onde se pode contemplar a tranquilidade da tarde comendo Apfelstrudel ou Sachertorte, duas tortas tradicionalmente austríacas.

ÓPERA

A próxima parada do Big Bus Tours é a primeira da rota, em outro templo da música: a Wiener Staatsoper. A monumental Ópera Estadual de Viena foi inaugurada em 1869 com Don Giovanni, de Mozart. É uma das maiores casas de ópera da Europa. À noite, a iluminação ressalta os belos detalhes do edifício.

O esplendor da Ópera Estadual de Viena é maior à noite

Tours guiados pelo interior do prédio são oferecidos quase todos os dias. As datas e horários podem ser conferidas no site da instituição. Descendo do ônibus nessa parada também permite conhecer o centro histórico de Viena, considerado patrimônio mundial pela Unesco.

Um dos destaques é a impressionante catedral de Viena. A Stephansdom (Catedral de Santo Estevão) impressiona não só pela beleza gótica, mas também pela quantidade de turistas que a visitam. São 343 degraus que levam ao topo e a uma vista panorâmica da cidade.

MAIS
O clima é relaxado na Museumsquartier

As próximas paradas ainda são no centro e dão acesso à área cultural Museumsquartier (estabelecida nos antigos estábulos imperiais), à Mariahilphestraße, talvez a maior rua comercial exclusiva para pedestres da cidade, para os quase idênticos Museu de História da Arte e Museu de História Natural e para o Palácio de Hofburg. Também há opção de descer perto da prefeitura, a Rathaus.

A Rathaus estava em obras durante minha visita
LINHA VERMELHA PELO PRATER

Alguns minutos depois, chega-se no bairro Prater. Essa antiga área de caça virou um imenso parque de diversões. A roda gigante de Viena, um dos cartões postais da cidade, fica lá. A Wiener Riesenrad foi instalada em 1897 para o jubileu de José Francisco e segue em funcionamento. Enquanto o veículo percorre as ruas da região, o áudio guia passa uma breve história do imperador e de Sisi, sua esposa.

LINHA VERMELHA PELO DANÚBIO

O Danúbio (“Donau” em alemão) é o segundo rio mais longo da Europa. Mesmo cruzando 10 países, sua fama no resto do mundo é mais cultural do que geográfica. O curso d’água foi imortalizado por Strauss com a valsa Danúbio Azul, de 1867. O compositor tinha apenas seis anos quando escreveu sua primeira obra nesse estilo.

Na época, a valsa foi rechaçada pela igreja, pois a dança permitia contato corporal entre homens e mulheres. Além disso, os tornozelos das damas ficavam expostos durante os giros. Um escândalo, segundo o áudio guia.

big bus tours
Viena fica às margens do Danúbio (que não é azul)

No meio do Danúbio foi construída uma ilha para prevenir enchentes. Esse pedaço de terra de aproximadamente 6,5 quilômetros pode ser inundado e protege Viena de um desastre. Além disso, ela serve de palco para o evento Donauinselfest, o maior festival grátis ao ar livre da Europa.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE VIENA

Cruzando o rio ficam outras atrações populares. A Torre do Danúbio (Donauturm) é estrutura mais alta da Áustria com 252 metros, erguidos em 1964. O Alte Donau, ou Danúbio Antigo, é um lago onde os locais relaxam nos dias de temperatura amena. E a UNO City é a sede vienense da Organização das Nações Unidas.

Terminamos o passeio da linha vermelha da Big Bus Tours onde começamos, perto do hotel. Aproveitamos para abrigar-nos melhor, já que o segundo andar do ônibus estava descoberto e a chuva e o vento estavam de congelar.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Um comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.