Curitiba: Botânico / Tanguá + Barigui / Passeio Público

curitiba
O Jardim Botânico é a imagem mais icônica de Curitiba

Apesar de ser uma cidade cheia de museus, espaços para show, feiras ao ar lire e diversas programações culturais, o que mais me atraiu na capital do Paraná foram os parques de Curitiba. O Jardim Botânico, os parques Tanguá e Barigui e o Passeio Público são algumas das opções para os que curtem passeios por áreas verdes.

O JARDIM BOTÂNICO
curitiba
O jardim francês e a estufa são característicos do Jardim Botânico

O maior cartão postal de Curitiba é a estufa botânica no meio dos jardins franceses do Jardim Botânico. A estrutura metálica com vidros foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres . O parque foi criado no ano de 1991 em homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter. Ela foi uma das pioneiras no planejamento urbano do município.

curitiba
O Jardim Botânico é um lugar agradável para passear em um dia ensolarado

A entrada é gratuita. O espaço também conta com um lago, um centro de exposições, um bosque e uma área esportiva, com velódromo e quadras de tênis. Seu gramado é muito convidativo para a realização de piqueniques ou simplesmente a leitura de um livro.

curitiba
A área esportiva tem velódromo e quadras de tênis

Uma das atrações do terreno de 178 mil metros quadrados é o Jardim das Sensações. Instalado em 2008, o espaço conta com uma trilha de 200 metros de extensão com placas em braile e plantas acessíveis para o tato e olfato. Para os que não querem usar a visão, é possível percorrê-la com os olhos vendados.

O PARQUE TANGUÁ
curitiba
A Ópera de Arame é um dos lugares mais conhecidos de Curitiba

Outro ponto turístico muito visitados de Curitiba é a Ópera de Arame. Não quis pagar os R$ 10 de entrada para a apresentação musical que acontecia. Logo parti para a Pedreira Paulo Leminski, no mesmo terreno, também um espaço para espetáculos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As placas indicavam que o Parque Tanguá ficava ali por perto e fui conhecê-lo. Que grata surpresa. A harmonia da construção de seu mirador com o jardim bem cuidado cria um ambiente muito agradável. Além disso, descendo a pedreira, tem-se a bela visão da cascata que cai no pequeno lago. O Tanguá foi inaugurado em 1996, como parte do projeto de preservação do Rio Barigui.

O PARQUE BARIGUI
curitiba
As capivaras são comuns no Parque Barigui

O Parque Barigui também integra essa iniciativa. Era um dos parques de Curitiba que mais queria visitar, pois sabia da possibilidade de avistar capivaras. Encontrei alguns roedores assim que cheguei no local. Também vi muita movimentação, pois o aniversário da cidade estava sendo comemorado com distribuição de bolo, brincadeiras e shows a céu aberto.

O lago é um dos pontos mais importantes dos 1,4 milhões de metros quadrados deste que é o parque mais frequentado e um dos maiores da cidade. Ao redor dele ficam as capivaras e, segundo uma amiga local, até um jacaré.

curitiba
Há um setor gastronômico ao lado do lago do Parque Barigui
O PASSEIO PÚBLICO

O Passeio Público é um dos parques de Curitiba mais centralizados. Inaugurado em 1886, foi o primeiro parque público e primeira grande obra de saneamento do município. Até hoje ele abriga um zoológico que abriga especialmente aves, presas em pequenas jaulas. No aquário, diversos peixes vivem em pequenas caixas de vidro.

parques de curitiba
O pórtico do Passeio Público é característico

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA DOS PARQUES DE CURITIBA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

*Artigo atualizado em setembro de 2019*

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.