Roteiro Inglaterra: 10 cidades em 10 dias

A Inglaterra é um país que sempre me atraiu. Está no Top5 das minhas nações prediletas. Quando morei lá por seis meses em 2010, procurei visitar as pequenas cidades do interior. Vivia em Bournemouth, condado de Dorset, na costa sul. Visitei muitos povoados próximos e também fiz algumas viagens mais longas.

LEIA SOBRE BOURNEMOUTH NESTE POST

Um dos percursos passou por dez cidades, desde o extremo sul ao extremo norte inglês, com um dia para explorar cada uma. Foi um roteiro bem em conta, planejado com pouco mais de um mês de antecedência. A antecipação proporcionou descontos nas passagens de ônibus (em média, 5 libras pela National Express) e nas diárias dos hostels (cerca de 15 libras, quase todos na Youth Hostel Association). Dentro das cidades, o deslocamento foi principalmente a pé para descobrir os segredos de cada uma delas.

  • LONDRES

Praticamente todos os ônibus que saíam de Bournemouth em direção ao norte faziam uma parada na Victoria’s Coach Station, em Londres. Nessa viagem que fiz, acabei não parando na capital inglesa, pois já a conhecia de outros passeios.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE LONDRES

Mas em um dia é possível visitar algumas das principais atrações londrinas. O que mais representa Londres, para mim, é o bairro de Westminster. Saindo da rodoviária, é possível ir caminhando até o Palácio de Buckingham, ao Parque Saint James, ao Palácio de Westminster, onde fica o parlamento e o Big Ben, à Abadia de Westminster, ao Rio Tâmisa e ao London Eye.

  • OXFORD

A primeira parada foi em Oxford, para conhecer a lendária universidade. Uma visita guiada me levou por algumas das 36 faculdades e outros prédios históricos da instituição: a rotunda Radcliffe Camera, salão de leitura da Bodleian Library, é uma das belas obras arquitetônicas da cidade.

LEIA O POST SOBRE OXFORD

Na maior faculdade, a Christ Church College, pode-se passar por escadarias e por um salão onde foram gravados os filmes da série Harry Potter. Os vitrais da sala de jantar apresentam imagens dos personagens da história de Alice no País das Maravilhas e Alice no País do Espelho.

inglaterra
A Ponte dos Suspiros é uma das atrações de Oxford

A Ponte dos Suspiros, copiada da estrutura veneziana, tem uma história interessante. Diz-se que a passarela ganhou esse nome por causa dos estudantes que por ali passavam, apreensivos, a caminho dos exames da Hertford College.

  • BATH
inglaterra
O Roman Baths Museum é o principal ponto visitado em Bath

O próximo destino foi Bath e suas famosas termas romanas. O Roman Baths Museum, no centro da cidade, é um complexo romano com uma grande piscina termal. O terraço da construção é decorado com estátuas de personalidades romanas.

A poucos metros dali fica a Bath Abbey, a grandiosa abadia da cidade, e sua praça movimentada. Não muito longe está o Royal Crescent, um conjunto de casas em forma de arco com um lindo parque na frente. Aproveitei aquela grama para dar uma descansada. Deitei no tapete verde, peguei meu livro e passei quase uma hora curtindo o verão inglês lendo e observando um pessoal brincando de jogar rugby.

O Royal Crescent é uma das construções mais interessantes de Bath

A casa da escritora Jane Austen fica na cidade também. A National Trust, entidade que cuida dos patrimônios históricos do país, colocou uma placa na fachada do imóvel para que turistas desavisados saibam a importância do lugar.

Na época da viagem, diversos pianos estavam espalhados pelas ruas. Eles faziam parte do projeto “Play Me, I’m Yours” (“Toque-me, Sou Seu”, em tradução livre) do artista Luke Jerram, para celebrar o Festival Internacional de Música de Bath.

  • BRISTOL
O Rio Avon passa pelo centro de Bristol

No dia seguinte, tomei o rumo de Bristol. No centro da cidade fica o Floating Harbour do Rio Avon, também chamado de Lower Avon ou Bristol Avon. Nessa região, encontram-se espelhos d’água com chafarizes, o belíssimo teatro Hippodrome – onde assisti à peça As Garotas do Calendário – o At-Bristol, um centro científico com uma enorme esfera de aço inoxidável na frente, o convidativo parque College Green e a catedral iniciada em 1140.

A Clifton Bridge fica a uma suspensa a 76 metros sobre o rio

Mais afastada, sobre o Rio Avon, está a ponte suspensa de Clifton. Este é um dos símbolos da cidade. A estrutura fica a impressionantes 76 metros acima da superfície da água. Uma das duas únicas câmeras escuras ainda abertas ao público na Inglaterra fica perto dali, no Clifton Observatory. Não poderia perder a oportunidade de conhecer este aparelho tão importante para a invenção da fotografia.

O quarto escuro fica dentro de uma torre que servia originalmente como moinho. As imagens são projetadas em uma superfície clara no centro da peça e mostram uma vista panorâmica dos arredores. Do observatório, pode-se descer pela caverna de St. Vincent até um mirador de onde se tem uma vista magnífica do vale do Rio Avon.

  • STRATFORD-UPON-AVON
A casa onde Shakespeare nasceu pode ser visitada em Stratford

De lá, parti para a cidade de William Shakespeare. Stratford upon Avon fica às margens de outro Rio Avon, conhecido como Upper Avon ou Shakespeare’s Avon. O Bardo teria nascido lá em 23 de abril de 1564 e morrido, também em Stratford, em 23 de abril de 1616. A pequena cidade cheia de casas no estilo Tudor é uma das mais visitadas do país.

O busto de Shakespeare está exposto em Stratford

Para economizar um pouco, pode-se comprar um passe para as cinco casas da família do escritor abertas ao público e para a Holy Trinity Church, onde ele está enterrado. Dois destaques entre as atrações desse pacote são a Casa de Shakespeare, local onde o dramaturgo nasceu, cresceu e morou cinco anos após seu casamento, e o Chalé de Anne Hathaway, sua esposa, uma adorável casa rústica com um lindo jardim.

A casa de Anne Hathaway é uma linda propriedade em Stratford

A The Royal Shakespeare Company apresenta peças durante as temporadas de verão e inverno no Royal Shakespeare Theater, no Swan Theater e no Other Place. Nos jardins de Bancroft Gardens é possível dar uma descansada na grama contemplando uma bela vista do canal e dos pequenos barcos ali ancorados.

  • BIRMINGHAM
O touro é um ponto de encontro no shopping Bullring

A escala seguinte foi em Birmingham, a segunda maior cidade do Reino Unido. Importante centro industrial, é um lugar cinzento e com poucas atrações turísticas. Uma delas é o shopping Bullring. Ele tem uma arquitetura moderna e design ousado, a parte exterior da construção tem mais de 15 mil painéis de alumínio. Um touro de bronze decora o centro do complexo de compras.

A prefeitura fica na Victoria Square

Um dos belos prédios históricos é o da prefeitura. Ele fica na Victoria Square, praça decorada com uma fonte e esculturas, considerada o ponto central de Brum (apelido de Birmingham). Um passeio de barco tranquilo pelos charmosos canais mostra um outro lado da cidade. No trajeto, observa-se agradáveis barzinhos e cafés para se passar o fim de tarde. À noite, decidi assistir a um filme no IMAX, divertimento inexistente em Porto Alegre naquela época.

A região dos canais é a mais charmosa de Brum
  • MANCHESTER

Manchester veio depois, o celeiro de bandas e artistas do rock inglês, como Oasis, Smiths, Stone Roses, The Verve, Joy Division e outras mais. O deslocamento dentro da cidade é bem fácil com o uso do bonde Metrolink.

A linda prefeitura é uma das marcas de Manchester (Foto: Stephen/Flickr)

Passei boa parte do dia admirando os belos prédios do centro, principalmente o da prefeitura, Manchester Town Hall. Lá, foram gravadas cenas do filme Sherlock Holmes, de 2009, com Robert Downey Jr. A escolha aconteceu pois o interior do edifício se parece com a Câmara dos Comuns do Parlamento, em Londres.

O Manchester City joga do Etihad Stadium (Foto: Daniel/Flickr)

Um pouco mais afastado do centro está o Etihad Stadium. Não acompanho o futebol inglês – nem o brasileiro -, mas já que eu estava lá, aproveitei para visitar a casa do Manchester City. No fim do dia, a saudade começou a bater, então decidi ir no Odeon, rede de cinemas que eu ia com os meus amigos em Bournemouth, para mais uma sessão de IMAX.

  • LIVERPOOL
Na Albert Dock, em frente ao Rio Mersey, fica a exposição Beatles Story

Então, cheguei a uma das minhas cidades inglesas preferidas, Liverpool. Como todo fã dos Beatles, estava ansiosíssima para conhecer o berço dos Fab Four e fiz uma viagem de quatro dias para lá logo que cheguei à Inglaterra. Eu me surpreendi com a cidade, pois ela tem muitos aspectos interessantes para além da história do quarteto.

O Casbah Club foi o primiro lugar em que os Beatles tocaram

Na hora de montar este roteiro de sul a norte do país, percebi que era uma ótima oportunidade de voltar a este lugar. Como já conhecia as partes mais centrais da cidade, decidi explorar as atrações mais afastadas relacionadas à banda, como o Casbah Club, as casas de George e Ringo e o bairro Kensington, onde fica o The Beatles Estate, e suas ruas Paul McCartney Way, John Lennon Drive, George Harrison Close e Ringo Starr Drive.

No Beatles Estate, as ruas foram batizadas com os nomes dos quatro cabeludos

Na primeira vez em que estive na cidade, visitei lugares mais clássicos. Passei quase um dia inteiro na Beatles Story, me encantando com cada objeto, cada história e cada ambiente dali, e passeando pela Albert Dock, na beira do Rio Mersey.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE LIVERPOOL

Depois fui para a Mathew Street, no Cavern Quarter, onde está o imperdível Cavern Club (não o original onde os Beatles tocavam, que ficava a poucos metros dali, mas uma réplica), os bares Cavern Pub, White Star e The Grapes, as estátuas de John Lennon e Eleanor Rigby, entre outras atrações.

Afastados do centro, estão outros pontos importantes, como a Rua Penny Lane, os portões de Strawberry Fields, o salão da igreja St Peter’s, a escola Quarry Bank e as casas de John e Paul. Dois locais não relacionados ao quarteto de Liverpool, mas que valem a pena a visita, são as catedrais católica e anglicana.

  • BLACKPOOL

Balneário popular do norte da Inglaterra, Blackpool foi a próxima cidade. Essa praia é famosa pelos três píeres, North, Central e South Pier. São cerca de 2,5 quilômetros de caminhada pela Promenade, à beira-mar, para ir da plataforma mais ao sul até a mais ao norte.

Blackpool é conhcida por seus píeres (Foto: Reading Tom/Flickr)

Eles são cheios de cafeterias, bares, parques de diversão e fliperamas. A Blackpool Tower, com 158 metros, destaca-se entre o North e o Central Pier. A construção de 1894 abriga cinco atrações: The Blackpool Tower Eye, The Blackpool Tower Circus, The Blackpool Tower Ballroom, The Blackpool Tower Dungeon e Jungle Jim’s.

  • NEWCASTLE-UPON-TYNE
A Tyne Bridge é uma das pontes mais bonitas de Newcastle (Foto: Alan Gemski/Flickr)

Newcastle upon Tyne foi a última cidade do roteiro. Diversas pontes cruzam o Rio Tyne e são a marca da cidade, principalmente a Tyne Bridge, com 162 metros e um arco de aço que virou cartão-postal do lugar. Newcastle era uma das localidades pelas quais passava a Muralha de Adriano (Hadrian’s Wall).

A Muralha de Adriano se estendia por todo o norte da Inglaterra (Foto: Velella/Wikipedia)

Hoje declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, essa construção de aproximadamente 118 quilômetros de comprimento foi ordenada pelo imperador Adriano por volta de 120 a.C. e demorou seis anos para ser concluída.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE A INGLATERRA

Ela se estendia de costa a costa no norte da Inglaterra, quase na fronteira com a atual Escócia, e tinha o propósito de proteger os domínios do Império Romano na Grã-Bretanha dos povos bárbaros que habitavam o norte da ilha. Abandonada em 383, hoje tem torres e parte do muro em ruínas. Paradas de ônibus estão localizadas próximas aos locais mais interessantes ao longo da muralha para aqueles que optam por não fazer a popular trilha pela região.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.