Medellín: free walking tour na Comuna 13

comuna 13
Grafiti é uma expressão artística popular na Comuna 13

Medellín, na Colômbia, é uma cidade que evoluiu muito nas duas últimas décadas. Participação popular e políticas públicas foram dois fatores fundamentais para este avanço. A Comuna 13, uma das mais violentas da capital do departamento de Antioquia, foi uma das áreas em que a mudança foi mais visível.

LEIA TODOS OS POSTS SOBRE O DEPARTAMENTO DE ANTIOQUIA

Para conhecê-la, participei do Graffiti Free Zippy Walking Tour Comuna 13. O grupo sai pontualmente às 14h da estação San Javier do metrô e caminha até a Comuna 13. Me atrasei, tive que pegar um ônibus e só encontrei a turma já na vila. É preciso fazer uma inscrição prévia pelo site, pois há muita procura. O grupo em espanhol era de aproximadamente 40 pessoas e havia outros dois grupos em inglês.

comuna 13
O tour pela Comuna 13 é muito buscado por turistas

Pedi para que o guia (morador da Comuna 13) me resumisse as informações que perdi do início. Ele contou que o turismo começou há seis anos, junto com as escadas rolantes a céu aberto que fizeram a fama do lugar.

comuna 13
As escadas rolates foram revolucionárias para a Comuna 13

Elas foram idealizadas em 2004 e implantadas em 2011, ainda sem o teto. São seis lances dos equipamentos que ajudam na locomoção das pessoas que vivem na Comuna 13, no bairro Independência 1. Já o Independência 2 tem uma conexão por uma via pavimentada para pedestres.

LEIA TODOS OS POSTS SOBRE FREE WALKING TOUR

Os turistas chegaram com mais força há dois anos. Há um ano e meio foi implementado o free walking tour. A ideia das precursoras era praticar o inglês aprendido gratuitamente no centro social. Hoje a empresa conta com cinco guias locais.

A OPERAÇÃO ORION NA COMUNA 13

A revitalização da área começou depois da Operação Orion, em 2002. Por causa de sua geografia, a Comuna 13 sempre foi um ponto logístico estratégico para o comércio de drogas e armas. A ação começou depois da morte de dois estudantes e foi autorizada pelo então presidente Álvaro Uribe.

A Comuna 13 foi alvo da Operação Orion

De acordo com o guia, mais de 70 pessoas foram mortas só para que a entrada da polícia fosse possível, inclusive de falsos-positivos (inocentes assassinadas). Houve uma limpeza social entre 2002 e 2005, período em que houve muitos desaparecimentos.

A arte de rua está presente na Comuna 13

Em 2006, um paramilitar contou as atrocidades que aconteciam ali. Há um morro próximo em que as vítimas eram enterradas e há ainda uma estimativa de cem corpos por encontrar. Apesar disso, as famílias só podem acessar o lugar no mês de outubro.

A TRANSFORMAÇÃO NA COMUNA 13

Segundo o menino, a transformação da Comuna 13, contudo, não aconteceu pela violência. Ela aconteceu pois os projetos não foram impostos, mais sim discutidos com a comunidade. Hoje, as ruas pulsam com manifestações artísticas como rap, break e grafite. Os moradores contam com parques, bibliotecas e Wi-Fi grátis.

Mensagens foram pintadas nos muros da Comuna 13

Um escorregador foi instalado em homenagem a um menino que morreu por uma bala perdida. A empresa responsável pelas escadas rolantes conheceu sua história e quis instalar o equipamento. O guia disse que não há mais insegurança no local (os relatórios de autoridades contradizem essa informação). Também quase não há polícia.

O escorregador é uma homenagem a uma vítima de bala perdida

São os próprios moradores que cuidam um dos outros. Ainda há pobreza e a vida das pessoas deste lugar não é fácil, mas visitá-lo me deu esperanças de que realidades podem melhorar, desde que governos e população trabalhem juntos.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.