Bogotá: Tour histórico Oaca

tour historico oaca
A Calle del Embudo é a rua mais antiga de Bogotá

Bogotá, a capital da Colômbia, tem um centro histórico muito bonito e palco de acontecimentos importantes para o país. Em um feriado, em que as ruas são abertas para pedestres e ciclistas, fui de bicicleta até a Candelária (bairro central) com minha host do Couchsurfing. Lá encontramos por casualidade Paula, guia da do Tour Historico Oaca.

TOUR HISTORICO OACA
tour historico oaca
O Tour Historico Oaca começa da Plaza Bolívar

Me juntei ao free walking tour, que sai às 10h e às 14h da Plaza Bolívar em frente à Catedral. Neste dia, éramos apenas dois turistas: eu e um espanhol. A conversa começa na própria praça sobre as civilizações pré-colombianas, especialmente sobre o povo Muisa, e a lenda de El Dorado.

A Catedral é o ponto de encontro do passeio

Os edifícios ao redor do largo também têm seu tempo de apresentação. Paula fala do Congresso – que demorou 80 anos para ser construído – da Catedral e do Palácio Episcopal – cuja porta da sacada só foi aberta três vezes, todas por papas – e do Palácio de Justiça – onde cerca de cem pessoas morreram em 1985 depois da tomada do prédio pelo grupo M19 e do conflito com o Exército.

O PASSADO BOGOTANO

Paula conta resumidamente como foram as independências da cidade, fundada em 1538. A primeira foi em 20 de julho de 1810. Essa era uma época em que a Espanha estava envolvida em uma guerra contra Napoleão. Quando esse conflito terminou, os conquistadores voltaram suas atenções para a colônia. Foi quando a retomaram, pois o novo país estava dividido entre os que queriam ser federalistas ou centristas.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE A COLÔMBIA

Em 7 de agosto de 1819 veio a segunda independência e a criação da Grã Colômbia (nação que incluía os atuais Panamá, Venezuela, Colômbia e Equador). Este Estado se dissolveu em 1830, após a morte de seu idealizador, Simón Bolívar.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE O EQUADOR

Este personagem, que foi o primeiro presidente do novo país, foi alvo de um atentado conhecido como “Noche setembrina“. Em 1828 tentaram assassiná-lo no Palácio San Carlos, sua residência. Ele foi alertado por uma amante que vivia em uma casa em frente e conseguiu escapar por uma janela. Até hoje há uma placa embaixo da abertura sinalizando sua importância.

O Palácio San Carlos foi o palco da Noche Setembrina

Outro fato ocorrido no centro da cidade, na esquina da Avenida Jimenez com a Carrera Septima, foi o assassinato do candidato liberal à presidência Jorge Eliécer Gaitán, em 9 de abril de 1950. O acontecimento desencadeou uma revolta chamada de Bogotazo. O saldo foram milhares de mortos e a cidade incendiada, quando poucos edifícios centrais foram poupados.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE FREE WALKING TOUR

Quem terminou eleito foi o conservador Laureano Gomes. Segundo a guia do Tour Historico Oaca, ele mandava matar seus opositores, e assim a esquerda decidiu defender-se com mais veemência. Assim, em 1964, nasceram as guerrilhas na Colômbia, que depois se desvirtuaram. Paula aproveita esse momento para comentar sobre o acordo de paz com as Farc.

O CENTRO CULTURAL GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Uma pequena caminhada levou o pequeno grupo até o Centro Cultural Gabriel García Márquez. O edifício foi construído em uma parceria do governo colombiano e do mexicano, onde o vencedor do Nobel de Literatura esteve exilado. O roteiro do Tour Historico Oaca inclui aqui alguns fatos sobre a vida do escritor.

AS PRAÇAS
A praça Rosário fica em frente a uma antiga universidade e prisão

As próximas paradas são praças. A Plazoleta de Rosário fica em frente ao edifício que servia de faculdade de Direito e prisão ao mesmo tempo. Já a Plazoleta del Santander é também conhecida como Plaza del Tiro, pois fica em frente à Igreja de São Francisco, e antigamente os católicos assassinavam quem não se convertia à religião. É nesse largo que fica o muito procurado Museu do Ouro.

A Plazoleta de Santanter é chamada de Plaza del Tiro
O CHORRO DE QUEVEDO

Então o Tour Historico Oaca passa pela charmosa Calle del Embudo, a rua mais antiga da Candelária. A via é muito estreita e somente para pedestres. Por isso foi nomeada assim, já que embudo quer dizer funil. Há muitos grafites em seus muros e lojas de artesanato.

A Calle del Embudo leva até o Chorro de Quevedo

Ela dá acesso a um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, a Plazoleta Chorro de Quevedo. Há teorias que afirmam que este foi o lugar de fundação de Bogotá. Além disso, é uma das áreas boêmias do município. O pessoal se reúne nos bancos ao redor da fonte doada pelo padre Quevedo no século 19 para conversar e, às vezes, tomar chicha, bebida tradicional, mas não muito popular.

A Plazoleta Chorro de Quevedo pode ser o local de fundação de Bogotá

Durante o passeio a guia também falou sobre o gentilício das pessoas de Bogotá. Cachaco é quem nasce na cidade, assim como seu pai e sua mãe. Rolo é o que nasceu no município, mas apenas um de seus pais é natal do município. O bogotense nasceu em Bogotá, mas nenhum de seus pais nasceu na cidade. Já o bogotano é quem vive no município, mas não nasceu lá.

O MUSEU DE BOTERO
Fernando Botero é um dos artistas mais aclamados da Colômbia

O Tour Historico Oaca termina no Museo de Botero. Dentro da instituição, Paula conta quais foram as exigências de Fernando Botero para fazer a doação do prédio: que a entrada fosse gratuita, que o próprio pintor e escultor fosse o curador do espaço e que não houvessem guias permanentes no local. Ela também comentou algumas características das obras dele, como a maneira com que ele representa o pecado: com peles esverdeadas e com a presença de serpentes e maçãs na tela.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Um comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.